Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 138-157 of 164
-
Relações entre a matemática e a física numa perspectiva interdisciplinar: um estudo exploratório com viés na aprendizagem significativa
(2018-02-26)A presente pesquisa descreve um estudo exploratório que buscou investigar possíveis relações conceituais entre a Matemática e a Física em diferentes contextos: em dissertações e teses, em trabalhos publicados em eventos ... -
As representações do corpo humano nas práticas de professoras de ciências do ensino fundamental
(2017-11-28)O corpo humano tem sido objeto de estudos de várias áreas do conhecimento, e especificamente no Ensino de Ciências esse fato se deve às críticas existentes relacionadas a abordagem dos (as) professores (as). O objetivo dessa ... -
Representações sociais sobre educação ambiental: percepções de estudantes de licenciatura em uma instituição de educação superior
(2023-04-14)O aumento populacional e a ação humana têm causado no meio ambiente diversos impactos e desequilíbrios. A partir da constatação da existência de uma crise ambiental, se ampliaram as discussões das problemáticas ambientais ... -
A resolução de problemas como uma interface interdisciplinar entre a matemática e o ensino de ciências
(2015-02-27)São muitos os desafios para o ensino das ciências e da matemática, principalmente em uma perspectiva interdisciplinar, que possibilite a integração de objetivos, metodologias e conhecimentos das áreas das ciências da ... -
Saúde bucal como temática para um ensino de química contextualizado
(2012-01-19)Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo do processo de ensino e aprendizagem de alguns conteúdos de Química através da utilização da temática Saúde Bucal, desenvolvendo um ensino de Química contextualizado. Saúde ... -
Seleção de conteúdos e diferentes recursos didáticos no ensino fundamental: análise utilizando o tema visão
(2016-06-03)Esta pesquisa investigou como professores de ciências do ensino fundamental de escolas públicas selecionam tópicos para o ensino do assunto visão e quais recursos didáticos utilizam na apresentação de suas aulas. A segunda ... -
Sobrepeso e obesidade em escolares: implicações e alternativas no contexto escolar
(2010-02-25)Nos últimos anos, a combinação de mudanças dos hábitos alimentares com o estilo de vida sedentário tem contribuído significativamente para o aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade. Desta forma, há a necessidade ... -
Sustentabilidade dos solos: análise das contribuições de uma sequência didática contextualizada em uma escola do campo no município de Tuparendi, RS
(2018-02-27)O presente estudo trata de pesquisa qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, a respeito das percepções que alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola do campo têm sobre sustentabilidade dos ... -
Tecidos têxteis: uma temática para o ensino e aprendizagem de Química
(2017-03-03)Nesta pesquisa, utilizamos a temática “Tecidos Têxteis” para a contextualização de conteúdos químicos, a fim de favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Química Orgânica para estudantes da 3ª série ... -
Tema transversal saúde nos anos iniciais da educação básica: um estudo em escolas com baixo IDEB
(2014-02-11)A saúde é uma das temáticas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para ser trabalhada pela escola como um Tema Transversal. Os Temas Transversais correspondem a questões urgentes para a sociedade ... -
Temas geradores através de uma abordagem temática freireana como estratégia para o ensino de química e biologia
(2015-01-27)Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram ... -
A temática atmosfera como ferramenta para o ensino de química
(2013-01-22)Este trabalho apresenta uma abordagem temática e diversas ações que foram desenvolvidas com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem em Química, bem como, contribuir para a formação cidadã dos estudantes ... -
A temática cores no ensino de química
(2016-01-07)Nesta pesquisa, utilizamos como foco de estudo a temática Cores . O estudo foi desenvolvido em duas etapas, os sujeitos envolvidos na primeira etapa são acadêmicos de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade ... -
A temática sexualidade como geradora de uma proposta interdisciplinar: contribuições para a formação de professores da rede pública
(2015-02-11)Esta pesquisa foi desenvolvida com um grupo de oito professores do ensino médio da rede pública do município de Santa Maria/RS, nos anos de 2013/ 2014 e apresenta as relações que podem ser estabelecidas entre formação ... -
Testes em papel versus testes em computador: o meio de realização influencia o desempenho dos alunos?
(2014-02-26)O contínuo avanço das tecnologias digitais e a sua forte presença nos contextos escolares sinalizam para um novo modo de uso da tecnologia neste ambiente. Tradicionalmente, a tecnologia digital é utilizada por professores ... -
Textos originais de cientistas e textos sobre história das ideias da ciência em uma proposta didática sobre ótica na formação inicial de professores de física
(2012-03-26)O Ensino de Ciências no Brasil tem se afirmado cada vez mais como campo de pesquisa e buscado incorporar os resultados das pesquisas ao longo dos anos para melhorar a educação científica em todos os níveis de Ensino. Uma ... -
Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos
(2015-03-31)A presente pesquisa é classificada como uma pesquisa de cunho qualitativo. Com o desenvolvimento desta, procurou-se abordar o uso dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) como estruturantes de currículos, mostrando que a ... -
O uso da temática macroinvertebrados aquáticos como estratégia contextualizadora para o ensino de ciências
(2019-02-25)A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 8º ano em uma escola pública do ensino fundamental no município de Uruguaiana, RS, em 2018, e teve como objetivo, a avaliação uso da temática Macroinvertebrados ... -
O uso de fósseis como temática para a abordagem da paleontologia no ensino de ciências
(2018-12-17)A região central do estado do Rio Grande do Sul é composta por diversas cidades, de variada riqueza, tanto cultural, turística, como fossilífera. Nelas são constantemente encontrados muitos tipos de fósseis, sejam estes ... -
O uso do conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo integrado a Taxonomia Digital de Bloom para o ensino de química
(2018-02-01)Esta pesquisa intitulada “O uso do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo integrado a Taxonomia Digital de Bloom para o ensino de Química” foi desenvolvida no grupo de pesquisa LAEQUI do Programa de Pós Graduação ...