Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por unidade "Centro de Educação"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 137
-
Possibilidades do Google Workspace for Education no ensino de arte
(2022-12-07)O presente estudo, vinculado ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, traz, como temática ... -
A gamificação como ferramenta para o ensino e aprendizagem do futsal
(2020-10-30)A presente pesquisa propõe-se desenvolver a temática da técnica inter-relacionada às questões táticas no futsal a partir das Tecnologias Educacionais em Rede (TER). Faz parte da Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de ... -
Mapeamento e utilização dos laboratórios de informática educacionais nas escolas do campo da 8ª CRE
(2019-01-07)O presente estudo desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Rede colaborativa virtual: conectando saberes entre professores
(2022-01-17)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aborda a contribuição ... -
Potencialidades do uso do moodle na gestão educacional de bolsas Capes do sistema Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria
(2019-02-27)A presente dissertação analisa as potencialidades do uso do Ambiente Virtual de Ensino- Aprendizagem (AVEA) Moodle como ferramenta de apoio à gestão educacional no setor de bolsas da Universidade Aberta do Brasil (UAB), ... -
Español en SPOC: uma proposta de small private online course praticando espanhol para o ENEM
(2021-06-01)O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um SPOC, Small Private Oline Course, curso online, privado, composto por atividades gamificadas, com o conteúdo de língua espanhola solicitado nas questões do ... -
A governança acadêmica e o uso de tecnologias em rede para a gestão educacional administrativa: o contexto da UFSM em foco
(2017-08-31)Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, na Área de Concentração Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, no Curso de Mestrado ... -
Potencialidade do Google Maps nas aulas de geografia em uma escola do campo de Santa Maria, RS
(2018-08-21)A presente pesquisa busca compreender quais as potencialidades do uso da ferramenta Google Maps para o ensino de geografia em uma escola do campo? Para isso, tem-se como objetivo geral avaliar as potencialidades do uso ... -
Produção de videoaula com base nos princípios de multimedia learning de Clark e Mayer: um relato de experiência
(2017-08-28)O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em rede e visa analisar e discutir as ... -
Integração de atividades lúdico-pedagógicas mediadas pelas TER na alfabetização
(2017-02-21)Considerando o avanço das Tecnologias Educacionais em Rede (TER) nos últimos anos e a presença dessas no âmbito escolar é que se propôs o estudo com a abordagem do tema “Integração de atividades lúdico-pedagógicas mediadas ... -
Suricato - Educação Colaborativa: uma proposta de rede colaborativa para apoio à educação básica
(2023-04-05)Com a popularização do acesso à internet, vemos no uso das tecnologias em rede uma oportunidade para desenvolvimento de ferramentas que contribuam para a minimização de problemas da sociedade, incluindo os problemas ... -
Realidade aumentada para o ensino de botânica: um enfoque em famílias características do bioma Pampa
(2023-11-29)O presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, elaborou e avaliou um material didático que ... -
Produção de material didático acessível para surdos no moodle
(2017-08-18)A inclusão de estudantes surdos no ensino superior é uma realidade na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com isso, a utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) MOODLE pela instituição trouxe ... -
Interlocução entre escola e família: aplicativo em dispositivo móvel como proposta de mediação para um ambiente de comunicação, interação e colaboração
(2023-08-18)A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especificamente na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologia ... -
Acessibilidade no aplicativo digital Grapho Game para estudantes com deficiência intelectual
(2023-03-14)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação ... -
Outras formas de olhar: construção de imagens a partir da apreciação de filmes com audiodescrição
(2016-09-22)A presente dissertação intitulada “Outras Formas de Olhar: construção de imagens a partir da apreciação de filmes com audiodescrição”, desenvolvida na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação ... -
Utilização do Moodle como ferramenta de gestão e comunicação entre as coordenações de curso de graduação do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM
(2019-07-31)O presente estudo desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de PósGraduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Utilização dos cadernos digitais para o ensino de lógica de programação
(2023-09-18)As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são investigadas como formas inovadoras de apoiar o processo de ensino e aprendizagem em escolas, universidades e empresas de programas de formação. Nos cursos de computação ... -
Recursos tecnológicos: contribuições na formação continuada de professores
(2017-01-17)A presente pesquisa, desenvolvida na linha de pesquisa,Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e na Área de Concentração, Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação no Curso ... -
Metodologias ativas offline e online na formação de professores para a educação profissional e tecnológica: trilhando os caminhos das MAPAs
(2022-12-13)O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, aborda os espaços educativos e os métodos de ...