Navegação Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 185
-
Investigação de uma abordagem pedagógica para o ensino de língua inglesa por meio de jogos digitais
(2016-09-26)O uso de tecnologias em sala de aula tem desafiado constantemente alunos e professores (KENSKI, 2005), haja vista que nesse contexto, há uma nova geração de alunos que já domina os parâmetros tecnológicos (BARBOSA, 2010), ... -
Apprendendo: um aplicativo para dispositivos móveis de apoio aos processos de ensino e aprendizagem
(2016-10-06)A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), trata sobre o desenvolvimento de um aplicativo, o APPrendendo, ... -
Nossa Santa Maria: um programa de educação para a participação (WEB)cidadã impulsionado pelas tecnologias educacionais em rede
(2016-10-21)O presente estudo, desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, é abalizado no Programa Nossa Santa Maria, focado na educação para a participação cidadã em uma faculdade ... -
A metodologia webquest como elemento de mediação da aprendizagem na disciplina de biologia
(2016-12-12)Os avanços tecnológicos vem impactando todas as esferas da sociedade, modificando as formas de relação entre os sujeitos e destes com os sistemas de informação e comunicação. Essas mudanças requerem, no setor educacional, ... -
Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem
(2016-12-13)Este estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e apresenta os resultados da investigação da aproximação conceitual teórico-prática entre a ... -
Utilização da plataforma de prototipação de hardware arduino como apoio à aprendizagem de conceitos do componente curricular de programação do ensino médio
(2016-12-19)A partir da necessidade premente da escola tornar-se mais atrativa aos alunos, busca-se estimular as práticas que aproximam os conteúdos escolares da realidade, como alternativa para inovar a aprendizagem. Partindo da ... -
Recursos tecnológicos: contribuições na formação continuada de professores
(2017-01-17)A presente pesquisa, desenvolvida na linha de pesquisa,Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e na Área de Concentração, Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação no Curso ... -
O desenvolvimento profissional corresponsável na formação de professores de língua materna à luz da Teoria Holística da Atividade
(2017-02-15)Este estudo investiga o Desenvolvimento Profissional Corresponsável (DPC), especialmente, na formação do professor de Língua Materna (LM) à luz da Teoria Holística da Atividade (THA). O DPC consiste em uma concepção ... -
Integração de atividades lúdico-pedagógicas mediadas pelas TER na alfabetização
(2017-02-21)Considerando o avanço das Tecnologias Educacionais em Rede (TER) nos últimos anos e a presença dessas no âmbito escolar é que se propôs o estudo com a abordagem do tema “Integração de atividades lúdico-pedagógicas mediadas ... -
EducAção em Rede JC: metodologia para formação continuada de professores no uso das TIC
(2017-03-28)Esta dissertação, apresentada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, resultou na produção, experimentação e análise ... -
Material didático multimídia: potencializando o ensino de química para o curso de agronomia
(2017-06-19)O acesso às universidades públicas federais é tão importante quanto a permanência dos estudantes nestas instituições, uma vez que é através da produção do conhecimento que se formam os profissionais que irão atuar no mercado ... -
Produção de curtas metragens como recurso para educação inclusiva
(2017-06-28)A presente pesquisa intitulada “Produção de Curtas Metragens como Recurso para a Educação Inclusiva’’ desenvolvida na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e na área de concentração Tecnologias ... -
Formação de professores: desafios e possibilidades da integração das TIC às práticas de pesquisa
(2017-06-30)A presente pesquisa se encontra na Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede, e traz, como ... -
Acessibilidade em documentos digitais: uma possibilidade de democratizar a informação e o conhecimento na Unipampa
(2017-07-10)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) partiu do ... -
Wikipampa: suporte à gestão do conhecimento no sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Pampa
(2017-07-17)No presente projeto tem-se como tema de pesquisa a integração das tecnologias educacionais em rede na gestão do conhecimento em sistemas de bibliotecas universitárias e teve-se por objetivo integrar uma ferramenta wiki ... -
Material didático digital, games e gamification: conexões no design para implementação de cursos online
(2017-08-14)Estudos recentes destacam o uso de jogos digitais e dos elementos de design de jogos no contexto educacional (GEE, 2005; VAN ECK 2006, DETERDING, 2011; ERENLI, 2013; ALVES; MINHO; DINIZ, 2014; BUSARELLO, 2016), porém poucos ... -
O Programa Ensino Médio Inovador: um olhar educomunicativo na 8ª Coordenadoria Regional de Educação
(2017-08-14)A presente Dissertação de Mestrado concentra-se na área das Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação, seguindo a linha da Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede. O objeto dessa pesquisa ... -
Narrativas digitais audiovisuais: espaços e (co)relações de conhecimento em escolas do campo
(2017-08-15)Esta dissertação decorre dos estudos desenvolvidos no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, e tem como objetivo discutir ... -
Produção de material didático acessível para surdos no moodle
(2017-08-18)A inclusão de estudantes surdos no ensino superior é uma realidade na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com isso, a utilização do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) MOODLE pela instituição trouxe ... -
Um possível palco trágico para a educação: elementos e categorias Apolíneo-Dionisíacos em um ambiente virtual de ensino-aprendizagem
(2017-08-18)A partir de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER – mestrado), em sua linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede, na área de ...