Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por título
Itens para a visualização no momento 67-86 of 120
-
Geometria espacial de posição sob a ótica dos registros de representação semiótica: um estudo com licenciandos em matemática
(2019-08-27)Esta pesquisa tem por objetivo analisar tratamentos figurais mobilizados por licenciandos em Matemática ao estudar conceitos/conteúdos de Geometria Espacial de Posição. Para tal, adotou-se os pressupostos teóricos dos ... -
Habilidades de visualização espacial na formação de professores de matemática
(2023-05-25)As Habilidades de Visualização Espacial (HVE) podem ser definidas como a capacidade de visualizar, manipular e reconhecer um objeto mentalmente. Nas últimas duas décadas, um número crescente de pesquisas tem discutido o ... -
Implementação de unidades de ensino potencialmente significativas sobre física térmica para alunos do 2º ano do ensino médio
(2015-08-05)A dificuldade na aprendizagem de conceitos de temperatura e calor é um problema enfrentado por professores em vários níveis de ensino. Embora a aprendizagem seja uma atividade própria dos alunos, o professor pode facilitar- ... -
Inclusão de alunos cegos nas classes regulares e o processo de ensino e aprendizagem de matemática
(2015-12-11)No contexto da inclusão, os desafios enfrentados por professores em sala de aula são muitos e constantes. Especificamente, em relação ao processo ensino e aprendizagem de matemática, as dificuldades são ainda maiores, ... -
Indícios de relações com a matemática de pesquisadores em educação matemática
(2021-12-17)Esta pesquisa objetiva analisar relações com a matemática explicitadas por alguns pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação que desenvolveram estudos sobre conceitos/conteúdos de matemática fundamentados na ... -
Inflação sob a perspectiva da educação financeira escolar nos anos finais do ensino fundamental
(2018-10-23)A Educação Financeira Escolar é um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas dentro do ambiente escolar com o objetivo de convidar o aluno a refletir a partir de um pensamento matemático e multidisciplinar sobre ... -
A interdisciplinaridade na formação continuada de professores do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
(2018)Não foi possível copiar o resumo. -
Interpretações dos números racionais: uma análise no 7º ano do ensino fundamental
(2023-02-01)A presente pesquisa segue uma abordagem qualitativa, com objetivo de investigar entendimentos sobre interpretações de números racionais na representação fracionária, quando são propostas atividades que enfatizam registros ... -
Introdução do conceito de função a partir do contexto da produção do fumo com vistas à aprendizagem significativa crítica
(2019-01-10)Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal investigar o processo de ensino e de aprendizagem do conceito matemático função linear, no contexto da produção do fumo, em uma turma ... -
Uma investigação sobre a formação docente e a integração das tecnologias da informação e comunicação nos cursos de licenciatura em física dos Institutos Federais do estado do Rio Grande do Sul
(2020-12-18)Nos dias atuais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano das pessoas em diversos setores, inclusive nas indústrias de equipamentos e de entretenimento. Pensando na formação docente, a ... -
Investigação sobre o trabalho de professores de matemática da rede pública estadual de Santa Maria (RS) que possuem alunos incluídos em suas salas de aula
(2017-01-20)O presente trabalho foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEM&EF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserido á linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem ... -
Investigando a eficiência de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino de integrais múltiplas mediadas por tecnologias digitais.
(2019-12-13)A presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, nível de mestrado, na Universidade Federal de Santa Maria, teve como objetivo elaborar, implementar e avaliar ... -
Mapeamento de pesquisas com foco na geometria analítica: um estudo da produção acadêmica no período 2015 – 2022
(2022-09-22)O presente estudo tem como tema a produção acadêmica brasileira, na área de Ensino Matemática, sobre Geometria Analítica. Originou-se das seguintes questões de pesquisa: Quais são os principais aspectos teóricos e ... -
Matemática e afetividade: relações e enunciações de acadêmicos e egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagodia da UFSM
(2023-12-05)A afetividade, ao estar imbricada no processo de ensino e aprendizagem, pode vir a melhorar o aprender e o gostar de Matemática. Considerando-se que, em qualquer nível de ensino, se trabalha com seres humanos em constante ... -
A matemática em livros didáticos estadunidenses e brasileiros: uma análise sobre o ensino de logaritmos
(2015-08-28)O objetivo desse trabalho é investigar as semelhanças e as diferenças em relação à abordagem metodológica encontrada em livros didáticos escritos em língua inglesa e língua portuguesa versando sobre Logaritmos. Para tal ... -
Matemática Financeira: uma meta-análise sob o ponto de vista dos registros de representação semiótica
(2016-08-26)Esta pesquisa objetiva fazer uma síntese de quatro investigações stricto sensu produzidas por instituições brasileiras que enfatizaram conceitos de Matemática Financeira desenvolvidas por meio de atividades didáticas com ... -
A matemática no contexto do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio
(2016-08-29)Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o Caderno de Matemática do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), para compreender como a Matemática foi apresentada e verificar se ele contempla mudanças ... -
A matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo visando conhecer as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS)
(2017-08-17)Essa dissertação consiste da pesquisa de mestrado com o intuito de encontrar no cotidiano de sala de aula, possíveis indícios das dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos anos finais ... -
As matrizes curriculares do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria: discussões sobre a formação inicial do professor
(2021-09-09)Esta dissertação de mestrado refere-se a uma investigação desenvolvida no âmbito da área de concentração Educação Matemática e da linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, ... -
Mobilizações de registros de representação semiótica no estudo de trigonometria no triângulo retângulo com o auxílio do software GeoGebra
(2017-10-27)Esta pesquisa procurou responder a seguinte questão: “Como os registros de representação semiótica são mobilizados na abordagem de trigonometria no triângulo retângulo com o auxilio do software GeoGebra, a partir de uma ...