Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física por orientadores "Fajardo, Ricardo"
Itens para a visualização no momento 1-16 of 16
-
A matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo visando conhecer as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS)
(2017-08-17)Essa dissertação consiste da pesquisa de mestrado com o intuito de encontrar no cotidiano de sala de aula, possíveis indícios das dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos anos finais ... -
Uma análise da contribuição do GeoGebra como recurso interativo para o estudo de áreas e volumes
(2017-08-31)Este trabalho partiu do objetivo em investigar e verificar o quanto applets produzidos com o software GeoGebra podem contribuir para tornar o cálculo de área e volume, das principais figuras estudadas durante a Educação ... -
Dinamismo e estaticidade: uma análise das tecnologias presentes em livros didáticos
(2019-01-10)Esta dissertação tem por objetivo analisar como os livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático às escolas municipais urbanas do município de São Borja/RS incluem as tecnologias ... -
Reflexões sobre uma formação inicial de professores que ensinam matemática discutindo o conceito de ângulo
(2019-01-10)Este trabalho apresenta os movimentos de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa 1: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos do Programa ... -
Análise de erros no ensino fundamental: uma transição do 5º para o 6º ano
(2015-08-26)As avaliações, em larga escala, realizadas no Brasil têm revelado que as médias de proficiência em Matemática vêm se mantendo baixas, tanto nas provas nacionais como estaduais. A influência da formação do professor sobre ... -
Educação escolar quilombola: a matemática presente em materiais publicados no site do Ministério da Educação
(2020-12-11)Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar se e como o conteúdo matemático é abordado nos materiais publicados no site do Ministério da Educação, disponíveis na plataforma da modalidade educativa Educação Escolar ... -
Álgebra do ensino superior versus da escola básica: uma visão dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática
(2022-01-31)O presente trabalho é um estudo de caso, qualitativo, que tem como objetivo pesquisar a respeito da relevância dos conteúdos das disciplinas que abordam anéis e grupos no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade ... -
O aspecto lúdico presente nos projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática no estado do Rio Grande do Sul
(2016-08-31)Em 2009, através do Projeto de Extensão “Matemágica na Sala de Aula”, foi possível ter contato com vários professores já licenciados em Matemática que buscavam para as suas aulas um viés lúdico. Após vários anos de dedicação ... -
Formação inicial do professor que ensina matemática nos anos iniciais no curso de pedagogia EAD
(2022-03-25)A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e tem como tema a formação do professor que ensina Matemática. Nesse ... -
Matemática e afetividade: relações e enunciações de acadêmicos e egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagodia da UFSM
(2023-12-05)A afetividade, ao estar imbricada no processo de ensino e aprendizagem, pode vir a melhorar o aprender e o gostar de Matemática. Considerando-se que, em qualquer nível de ensino, se trabalha com seres humanos em constante ... -
Expressão numérica: a hierarquia das quatro operações matemáticas
(2016-12-06)Para o desenvolvimento deste trabalho apresentamos na introdução alguns tópicos motivadores da pesquisa, bem como a sua problemática e justificativa. Esta dissertação tem como objetivo principal pesquisar as possíveis ... -
Vozes e narrativas dos egressos 2019 da Licenciatura em Pedagogia diurno da UFSM sobre a formação inicial no contexto curricular das disciplinas de Educação Matemática
(2023-03-21)Essa proposta investigativa surgiu a partir de duas trajetórias, práticas e experienciais no decorrer da minha formação como Licenciada em Pedagogia. A primeira se trata do estágio curricular obrigatório vivenciado no ... -
A matemática em livros didáticos estadunidenses e brasileiros: uma análise sobre o ensino de logaritmos
(2015-08-28)O objetivo desse trabalho é investigar as semelhanças e as diferenças em relação à abordagem metodológica encontrada em livros didáticos escritos em língua inglesa e língua portuguesa versando sobre Logaritmos. Para tal ... -
O pensamento algébrico sob a ótica da teoria da objetivação: uma análise a partir de episódios de trabalho conjunto no 5º ano do ensino fundamental
(2019-12-09)Esta pesquisa tem por temática o pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cuja problemática é a seguinte: Se e como indícios de aprendizagem algébrica são evidenciados por estudantes ... -
As contribuições do PNAIC-matemática na formação de professores alfabetizadores do município de São Borja
(2018-08-10)Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as contribuições do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada ... -
Aprendizagem baseada em problemas na formação inicial do professor de matemática: um experimento
(2019-12-17)A presente pesquisa tem por problemática investigar quais são as potencialidades de aprendizados de um grupo, composto por quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria ...