Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 81-100 of 119
-
A matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo visando conhecer as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em Cachoeira do Sul (RS)
(2017-08-17)Essa dissertação consiste da pesquisa de mestrado com o intuito de encontrar no cotidiano de sala de aula, possíveis indícios das dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos anos finais ... -
A abordagem temática e o ensino de física: articulações com a educação do campo
(2017-07-10)Pesquisas fundamentadas na perspectiva da Abordagem Temática (AT) tem apresentado um significativo aumento na área de Educação em Ciências. Nesse sentido, na presente pesquisa, pretende-se ampliar os estudos sobre a ... -
Perspectivas teóricas e funções pedagógicas da história da matemática na série história da matemática para o ensino
(2017-09-25)Este trabalho faz parte de uma região de inquérito intitulada História na Educação Matemática, que toma como objeto de pesquisa os diferentes tipos de participação da História nos diversos níveis de ensino e, por esse ... -
Mobilizações de registros de representação semiótica no estudo de trigonometria no triângulo retângulo com o auxílio do software GeoGebra
(2017-10-27)Esta pesquisa procurou responder a seguinte questão: “Como os registros de representação semiótica são mobilizados na abordagem de trigonometria no triângulo retângulo com o auxilio do software GeoGebra, a partir de uma ... -
A canoagem como espaço não formal em educação matemática
(2017-11-01)Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal mostrar que atividades esportivas de Canoagem, desenvolvidas em um espaço não formal de Educação, podem auxiliar na compreensão de ... -
Uma análise da contribuição do GeoGebra como recurso interativo para o estudo de áreas e volumes
(2017-08-31)Este trabalho partiu do objetivo em investigar e verificar o quanto applets produzidos com o software GeoGebra podem contribuir para tornar o cálculo de área e volume, das principais figuras estudadas durante a Educação ... -
Representações semióticas mobilizadas no estudo da área do círculo no ensino fundamental
(2017-10-04)Esta pesquisa objetiva analisar os registros de representação semiótica e as apreensões sequencial, perceptiva, discursiva e operatória mobilizadas por estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental no estudo da área do círculo. ... -
Unidade de ensino potencialmente significativa com modelagem matemática para a aprendizagem do conceito de volume em uma escola militar do RS
(2017-08-31)A motivação deste estudo surge, a partir da percepção do autor, o qual percebe que o ensino e a aprendizagem do conceito de volume no Ensino Médio acontecem, de modo geral, centrado em aplicações de fórmulas e com pouca ... -
Educação matemática nos cursos de licenciatura em educação do campo no Rio Grande do Sul: diálogos com professores formadores
(2017-10-03)A presente pesquisa investiga a estrutura dos cursos presenciais de Licenciatura em Educação do Campo no Rio Grande do Sul e o envolvimento de professores das mais variadas áreas do conhecimento, entre eles, os professores ... -
Registros de representação semiótica mobilizados na obtenção do volume de um cilindro: uma atividade orientada pelos princípios da modelagem matemática
(2017-08-30)A presente pesquisa tem como objetivo investigar se e como acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura da UFSM mobilizam registros de representação semiótica ao explorarem o conceito de volume de combustível em um ... -
Explorando recursos do geogebrabook no estudo de quádricas a partir de diferentes representações
(2017-08-30)Este trabalho de dissertação apresenta como questão norteadora de pesquisa: Como as potencialidades do GeoGebraBook no estudo de superfícies quádricas podem ser exploradas a fim de gerar um material didático em que diferentes ... -
Investigação sobre o trabalho de professores de matemática da rede pública estadual de Santa Maria (RS) que possuem alunos incluídos em suas salas de aula
(2017-01-20)O presente trabalho foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEM&EF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e inserido á linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem ... -
Expressão numérica: a hierarquia das quatro operações matemáticas
(2016-12-06)Para o desenvolvimento deste trabalho apresentamos na introdução alguns tópicos motivadores da pesquisa, bem como a sua problemática e justificativa. Esta dissertação tem como objetivo principal pesquisar as possíveis ... -
Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
(2016-12-07)Este trabalho apresenta uma pesquisa no âmbito da formação de professores a partir de uma atividade de análise de livros didáticos oferecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Com isso, busca-se investigar como se ... -
Análise de questões de matemática do Enem: uma proposta de utilização do geogebra na perspectiva ausubeliana
(2016-12-21)Esta dissertação descreve os resultados de uma pesquisa que buscou investigar as contribuições da utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em particular o software GeoGebra, no processo de aquisição de ... -
Os registros de representação semiótica mobilizados no estudo de sistemas lineares no ensino médio
(2015-08-21)Esta pesquisa objetivou investigar o estudo de sistemas lineares por meio da coordenação das representações semióticas no 2º ano do Ensino Médio, em um Colégio de São Sepé/RS, durante o ano letivo de 2014. Para tanto, ... -
Raciocínio combinatório: uma meta-análise a partir dos registros de representação semiótica
(2016-08-24)O objetivo desta pesquisa é investigar se e como são empregados os registros de representação semiótica nas investigações stricto sensu produzidas por instituições brasileiras que abordam o desenvolvimento do raciocínio ... -
Matemática Financeira: uma meta-análise sob o ponto de vista dos registros de representação semiótica
(2016-08-26)Esta pesquisa objetiva fazer uma síntese de quatro investigações stricto sensu produzidas por instituições brasileiras que enfatizaram conceitos de Matemática Financeira desenvolvidas por meio de atividades didáticas com ... -
A matemática no contexto do pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio
(2016-08-29)Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o Caderno de Matemática do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), para compreender como a Matemática foi apresentada e verificar se ele contempla mudanças ... -
Políticas públicas para o ensino médio do estado do Rio Grande do Sul no ínicio XXI: o ensino de matemática
(2016-10-27)O presente trabalho investiga as reformas curriculares Lições do Rio Grande e Ensino Médio Politécnico, elaboradas e implementadas, respectivamente, nos governos de Yeda Crusius e Tarso Genro, no Estado Rio Grande do ...