Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Navegação Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional por data do documento 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional
  • Navegação Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional por data do documento
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Dissertação de Mestrado
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional
  • Navegação Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional por data do documento
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Programa de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacional por data do documento

Classificar por:

Ordenar:

Resultados:

Itens para a visualização no momento 1-20 of 44

  • autor
  • data do documento
  • data de submissão
  • orientador
  • programa
  • tipo
  • título
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • O ensino de história para apenados(as) em Santa Maria: a construção de vivências históricas de apenados(as) nos presídios em Santa Maria e suas vivências históricas 

      Schirmer, Janete Teresinha (2016-03-31)
      O expediente do aprisionamento e do encarceramento sempre foi utilizado pelo Homem. Desde os grilhões e gaiolas dos povos primitivos, passando pelo Touro de Bronze dos gregos, em que confinavam o condenado em uma espécie ...
    • Produção de material didático-pedagógico para a valorização do patrimônio histórico e cultural de Tupanciretã 

      Peres, Marilen Fagundes (2016-06-19)
      O presente trabalho pretende tratar de questões ligadas ao patrimônio histórico e cultural do município de Tupanciretã, a partir de uma visão voltada para educação patrimonial, buscando instrumentalizar docentes e discentes ...
    • Jogo analógico para o ensino de história agrária em uma escola do campo 

      Ritter, Tatiane de Souza (2016-08-26)
      São frequentes as críticas ao ensino tradicional de História, baseado somente na memorização de fatos e personagens, percebendo o movimento histórico de de forma linear e estática. Dessa forma, faz-se necessário pensar ...
    • Por um ensino de várias cores: formação de professores à luz da história cultura afro-brasileira e africana 

      Marchi, Sandra Aparecida (2016-08-30)
      A lei federal nº 10.639, promulgada em 2003, que prevê a inserção nos currículos escolares do estudo da Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana, surge como instrumento e oportunidade para promoção de ações afirmativas ...
    • Ensino de história local: uma história didática de Santa Maria e região 

      Quaiatto, Denise Belitz (2016-09-08)
      Esse trabalho tem por objetivo expor a importância do ensino de História local na construção de sujeitos históricos. A partir da argumentação, pretende-se apresentar como produto da discussão, um livro didático sobre a ...
    • Pedagogia histórico crítica e educação histórica: contribuições para o ensino de história nas etapas 7,8 e 9 do EJA 

      Adam, Maurício José (2016-09-16)
      O presente trabalho consiste em uma proposta de oficina construída a partir de uma pesquisa entre estudantes das etapas 7,8 e 9 do Ensino de Jovens e Adultos em uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul. ...
    • Ensino híbrido: possíveis contribuições para a qualificação do ensino de história no ensino médio 

      Silva, Jorge Everaldo Pittan da (2016-09-30)
      Este trabalho tem como finalidade investigar se a implementação de atividades baseadas no Ensino Híbrido contribuem para a qualificação do ensino-aprendizagem de história no Ensino Médio. Inicialmente, foi feita uma abordagem ...
    • Descobrimento ou encobrimento: como o youtube mostra os indígenas no momento da chegada dos portugueses 

      Rosa, Éderson Gaike da (2017-03-15)
      Este trabalho busca fazer uma análise do ensino de história nos tempos de internet, quando percebemos que cada vez mais os estudantes procuram conhecimento e informações na rede mundial de computadores. Dentro dessa ...
    • Oficinas pedagógicas para formação continuada de professores em Triunfo - RS 

      Dill, Diovane da Rosa (2018-07-27)
      Este trabalho visa apresentar os resultados das pesquisas bibliográficas e de campo e as intervenções propriamente ditas feitas com um grupo de professores da rede municipal de ensino de Triunfo/RS, através de oficinas ...
    • Questões de gênero no universo discente: narrativas (auto) biográficas como dispositivos de formação 

      Pereira, Janine Dorneles (2018-08-08)
      O presente trabalho pretende apresentar os resultados de uma pesquisa realizada sobre a temática gênero (história das mulheres), através da perspectiva discente, com uso de narrativas (auto) ...
    • Consciência histórica e transformações sociais: narrativas autobiográficas e o exercíco da cidadania através das aulas de história 

      Cassanta, Lucas Dalfolo (2018-08-08)
      Este trabalho buscou estabelecer conceitos plausíveis de cidadania, atrelado ao ensino de história. Buscou-se esclarecer o conceito de cidadania, através de discursos dos mais variados, e mesmo através da legislação ...
    • A história da alimentação como ferramenta de ensino de história 

      Oliveira, Adriana Sassi de (2018-12-10)
      O presente estudo propõe o desenvolvimento de possibilidades de ensino através da História da Alimentação como proposta de aprendizagem histórica. A intenção de trabalhar essa temática reside no propósito de ser significativa ...
    • As mulheres maravilha brasileiras vão à sala de aula: história, lutas e conquistas dos direitos das mulheres no Brasil 

      Martins, Joana Adriana Nunes (2018-12-12)
      Esta dissertação de mestrado é o resultado de leituras e pesquisas, realizadas a partir da experiência da pesquisadora como mulher e educadora da educação básica na rede pública de ensino em cidades na periferia do estado ...
    • A experiência socialista soviética no ensino de história 

      Costa, Narendranath Martins (2018-12-13)
      A pesquisa tem como tema central a história da experiência soviética nos livros didáticos do PNLD. A mesma investiga se a forma como os autores apresentam a história soviética atendem aos PCNs e se podem atender a atual ...
    • A formação docente continuada para datas comemorativas 

      Linhares, Aline Martins (2018-12-21)
      O presente trabalho, vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Históricos e Espaço Escolar, do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade Federal de Santa Maria visa através da formulação ...
    • Games na sala de aula: formação discente e docente 

      Pretto, Ângelo Tiago (2018-12-21)
      A presente pesquisa teve como principal objetivo mostrar que há a possibilidade de trabalhar novas formas de ensino, principalmente com poucos recursos. Temos uma sociedade bastante tecnológica, já plenamente adaptada às ...
    • Metodologias ativas no ensino de história: sala de aula invertida aplicada no ensino médio na Escola Marista de Santa Maria - RS 

      Glufke, Carlos Eduardo Cossettin (2019-01-15)
      Este trabalho tem como objetivo ampliar a discussão a respeito da utilização de metodologias ativas no Ensino médio pela Rede Marista de Educação Básica. A sala de aula invertida é uma das possibilidades nesse sentido, ...
    • Cachoeira do Sul: Vamos conhecer? Elaboração de material paradidático a partir do patrimônio histórico 

      Rodrigues, Antoniela A'Costa (2020-03-16)
      Este trabalho se propõe à elaboração de um material paradidático sobre a formação do município de Cachoeira do Sul, voltado para a utilização por professores e estudantes da educação básica no município. Essa proposta ...
    • “Educação é compromisso, não é viagem”: temáticas para o ensino de história em álbuns musicais nacionais (2017-2019) 

      Martins, Matheus Valduga (2020-03-19)
      Esta pesquisa dedicou-se a criar um catálogo de álbuns, singles e EP’s musicais brasileiros lançados entre 2017-2019, que debatem temáticas presentes no ensino de História do Brasil desenvolvido para professores de Ensino ...
    • A confecção de jogo analógico para o ensino da história da cidade de São Borja, RS, para os alunos do 4º ano da Escola Municipal Aparício Mariense 

      Rodrigues, Marcia Cristina Cabreira (2020-03-27)
      O Ensino de História sempre se mostra um desafio, já que este componente curricular está sempre em modificação e transformação, já que acompanha as ações humanas no decorrer do tempo. Quando este ensino se direciona para ...

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      B13 – FAO AGRIS data provider 2025
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
       

       

      Navegar

      Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      B13 – FAO AGRIS data provider 2025
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.