Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 42-61 of 135
-
Diferentes recursos pedagógicos no ensino do tema câncer de pele: contribuições para a promoção da alfabetização científica no ensino fundamental
(2020-03-20)Este estudo avaliou as contribuições do uso de recursos pedagógicos lúdico-interativos (cartilha e folder) abrangendo o tema câncer de pele (CP) para a promoção da alfabetização científica (AC) de 323 estudantes do ensino ... -
Do gene à proteína: explorando o GenBank com alunos do ensino médio
(2011-06-07)Este estudo relata a aplicação da Unidade Didática (UD): Explorando o GenBank com alunos do ensino médio, a qual envolveu 20 horas/aula com um grupo de 06 alunos voluntários do 2º ano do ensino médio do Colégio Militar ... -
O domínio do campo conceitual sobre processos de ensino e aprendizagem na formação inicial docente em ciências da natureza
(2018-12-06)Esta pesquisa se propõe a analisar o domínio do campo conceitual sobre os processos de ensino e aprendizagem de um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Unipampa campus de Uruguaiana-RS. ... -
Educação ambiental objetiva para os níveis de ensinos: fundamental e médio
(2011-06-27)O trabalho visou apresentar aos níveis de Ensinos: Fundamental e Médio de Santa Ma-ria RS, propostas de inserção curricular de temas nas escolas, voltados para a Edu-cação Ambiental Objetiva bem como o fornecimento de ... -
Educação científica no ensino médio: produção de conhecimento através da autonomia para a pesquisa
(2019-02-28)A Educação Científica perpassa por várias competências associadas, principalmente, ao entendimento da produção científica, leitura crítica, autonomia para a pesquisa e capacidade de posicionamento frente à produção ... -
Educação em ciências e seu compromisso com a saúde: aterosclerose como ferramenta pedagógica
(2013-04-26)A população mundial está vivendo mais, porém está mais doente, afirma a pesquisa americana Global Burden of Disease Study (Estudo da Carga de Saúde Global), realizada em 2010. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) ... -
Educação nutricional através do processo de ensino aprendizagem baseado na metodologia da problematização
(2015-02-27)Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde e o desenvolvimento de estratégias e materiais educativos é de fundamental importância. Deste modo, a aplicação de um trabalho que visa à ... -
Efetividade do uso de mensagens de texto para a permanência e o êxito de estudantes da educação profissional e tecnológica
(2022-02-24)O acesso à educação básica, embora não expresse obrigatoriamente o reconhecimento e a redução da desigualdade social, parece ser o caminho mais seguro e igualitário na construção da sociedade. Todavia, ele nem sempre está ... -
Elementos indicadores da criticidade no ensino de matemática: uma investigação em oficinas de formação inicial e continuada de professores
(2022-09-23)Esta pesquisa de doutorado descreve o caminho delineado para elaborar uma proposta de investigação que envolve a formação inicial e continuada de professores de Matemática que participam do Programa Residência Pedagógica ... -
O ensino colaborativo como proposta pedagógica para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem: a promoção da saúde como eixo articulador
(2016-03-18)A metodologia de projetos tem sido nos últimos anos o ideal de muitos professores que pretendem melhorar o processo educativo, tentando introduzir mudanças, envolvendo conhecimentos e reflexões sobre a prática pedagógica, ... -
Ensino de ciências na educação infantil: formação de professores da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS, Brasil
(2015-08-17)O ensino de ciências tem assumido um papel cada vez mais importante na Educação Básica, as orientações curriculares apontam para a importância da área do conhecimento de mundo para o desenvolvimento pleno dos alunos, por ... -
O ensino de ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudanças
(2012-12-17)O presente trabalho teve como ideia geral investigar o que pensam os alunos de anos iniciais sobre a Ciência e se as concepções acerca da Ciência entre os educandos e os professores são semelhantes ou distintas. Após, ... -
O ensino de genética e evolução em perspectiva antirracista
(2023-12-11)Pesquisas apontam que no ensino de Genética e Evolução os alunos têm dificuldade de aprender a variedade de termos científicos e de relacioná-los com a vida em sociedade, e as práticas de ensino são eurocentradas (SILVÉIRO; ... -
Ensino e aprendizagem de astronomia sob a perspectiva do ensino por investigação e da teoria dos campos conceituais a partir da base nacional comum curricular
(2023-01-30)Almejando contribuições para a área do Ensino de Ciências, esta tese apresenta uma pesquisa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais e no Ensino por Investigação para embasar o processo de ensino e aprendizagem de ... -
Escolhas alimentares de crianças e adolescentes: a construção de boas práticas no ambiente escolar a partir dos fatores que as influenciam
(2023-08-30)A infância e a adolescência caracterizam-se pelas constantes mudanças biológicas, psicológicas e sociais, pelas quais o comportamento alimentar perpassa e tem importância significativa quando falamos sobre manutenção da ... -
Estilo de pensamento curricular freireano: sujeitos, contextos e elementos
(2021-08-24)A presente pesquisa tem por base a realização de investigações e discussões envolvendo a perspectiva curricular Freireana à luz da epistemologia de Fleck, tendo como foco de interesse o Tema Gerador. Pautando-se na necessidade ... -
Estimulação psicomotora de crianças e seus reflexos na aprendizagem: percepções e potenciais provenientes da aproximação entre universidade e escola
(2017-09-29)Acreditando nos benefícios que a intervenção fisioterapêutica, através da estimulação psicomotora, pode proporcionar a curto e médio prazo no desenvolvimento infantil, no que diz respeito ao controle corporal e aprendizagem, ... -
Um estudo de práticas formativas entre física e química na formação de produtores de alimentos no Brasil e na Alemanha
(2020-02-28)Articular os conhecimentos científicos básicos com os conhecimentos da prática profissional é peça fundamental para o bom desempenho acadêmico. Em se tratando de profissionais da área de produção de alimentos, entende-se ... -
Um estudo sobre a formação continuada e sua contribuição para o desenvolvimento profissional docente e a mobilização da práxis de professores que ensinam matemática
(2021-01-11)Esta pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2017 e 2020, onde foram analisadas diferentes formações continuadas no município de Itaqui/RS, contando com a participação de docentes do ensino básico e estudantes da graduação ... -
A evolução biológica em diferentes contextos de ensino
(2014-08-29)O tema Evolução Biológica é de extrema importância no campo da Biologia, principalmente por permitir uma visão integrada dos conhecimentos acerca dos seres vivos. Sua abordagem em contexto de sala de aula é particularmente ...