Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 134
-
Atividades experimentais em bioquímica básica: um estudo baseado na resolução de problemas em diferentes níveis de ensino
(2014-02-07)As Atividades Baseadas em Resolução de Problemas (ABRP) podem ser uma ferramenta de grande valia no Ensino de Ciências, fomentando a curiosidade e a motivação do estudante. No presente trabalho utilizamos as ABRP na ... -
Panorama reflexivo da contextualização da química no ensino médio: nas escolas estaduais e particulares de Santa Maria/RS
(2014-08-06)Este estudo visou obter um panorama da contextualização da química no ensino médio das escolas estaduais e particulares de Santa Maria/RS. Este trabalho apresenta perspectivas da pesquisa quantitativa e qualitativa, e ... -
A evolução biológica em diferentes contextos de ensino
(2014-08-29)O tema Evolução Biológica é de extrema importância no campo da Biologia, principalmente por permitir uma visão integrada dos conhecimentos acerca dos seres vivos. Sua abordagem em contexto de sala de aula é particularmente ... -
Módulos didáticos sobre tópicos de educação ambiental para o ensino médio
(2014-09-30)O presente trabalho consiste em uma proposta de inserção de temas de Educação Ambiental, relacionado ao uso de clorofluorcarbonetos e destruição da camada de ozônio, efeito estufa / aquecimento global, chuva ácida e água: ... -
Genética e suas aplicações : identificando o tema em diferentes contextos educacionais /
(2014-12-15)A Genética, subárea da Biologia, é de grande importância para o estudo e compreensão da diversidade, hereditariedade e evolução dos seres vivos. O entendimento significativo desta subárea, com suas correlações e aplicações, ... -
O uso de modelos tridimensionais no ensino de embriologia humana: contribuição para uma aprendizagem significativa
(2015-02-10)A complexidade inerente ao desenvolvimento de um novo ser, principalmente quando aliada à falta de recursos didático-pedagógicos, torna, muitas vezes, o processo de ensino-aprendizagem, na área de Embriologia Humana, árduo ... -
Educação nutricional através do processo de ensino aprendizagem baseado na metodologia da problematização
(2015-02-27)Demandas atuais indicam ser necessário pensar formas diferenciadas de ensinar saúde e o desenvolvimento de estratégias e materiais educativos é de fundamental importância. Deste modo, a aplicação de um trabalho que visa à ... -
Heredogramas familiares na educação básica: ensino e aprendizagem pela interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento
(2015-03-20)Despertar o interesse dos estudantes para os conhecimentos científicos não faz sentido, se não houver a correlação do que é ensinado na escola com a vida e o contexto do aluno. No ensino de Biologia, o tema hereditariedade ... -
Aspectos científicos, tecnológicos e sociais na construção profissional docente
(2015-05-28)Diante dos desafios contemporâneos, relacionados às questões sobre Ciência e Tecnologia, o professor e o futuro professor se vêem frente à necessidade de construir e/ou desenvolver saberes de sua profissão, adequando sua ... -
O Rio Uruguai como estratégia de contextualização do ensino em uma escola com restrição de liberdade
(2015-06-08)Historicamente os processos educacionais em unidades de restrição de liberdade para menores infratores, apresentam inúmeras problemáticas relacionadas à formação e a ressocialização dos adolescentes, onde variados autores ... -
Os reflexos da aplicação do planejamento interdisciplinar no ensino de ciências no 1º ciclo de alfabetização
(2015-06-24)O objetivo do presente estudo foi verificar as contribuições da aplicação de um planejamento com temáticas de Ciências num formato interdisciplinar da prática do professor ao desempenho dos alunos. A amostra foi composta ... -
Ensino de ciências na educação infantil: formação de professores da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS, Brasil
(2015-08-17)O ensino de ciências tem assumido um papel cada vez mais importante na Educação Básica, as orientações curriculares apontam para a importância da área do conhecimento de mundo para o desenvolvimento pleno dos alunos, por ... -
A aprendizagem na concepção humanista de Carl Rogers e sua contribuição para o desenvolvimento das atitudes dos estudantes de graduação em medicina da UFSM
(2015-08-18)O objetivo primário da escola médica é a formação integral de um egresso competente na resolução de problemas, e capacitado para a educação continuada. Para tanto, este egresso deve apresentar conhecimentos técnico-científicos, ... -
Abordagem contemporânea da mecânica no ensino médio
(2015-08-26)No presente trabalho é apresentada uma Abordagem Contemporânea da Física para o Ensino Médio. Para a construção dessa abordagem, partiu-se da hipótese de que para o desenvolvimento de uma cultura científica nos alunos ... -
Relação entre importância e vulnerabilidade de indicadores de produção científica
(2015-10-08)A avaliação da produção científica de um pesquisador constitui valor decisivo no financiamento de projetos de pesquisa com recursos públicos oriundos de agências de fomento, definindo-se o Conselho Nacional de ... -
Produtividade em pesquisa do CNPQ nas ciências químicas e geociências: perfil dos pesquisadores e critérios de julgamento
(2016-01-28)A bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) é uma das modalidades de bolsa do CNPq mais cobiçadas pelos pesquisadores, pois o título confere um impacto positivo à vida acadêmica do pesquisador e da instituição a que está ... -
Verificação de identidade profissional utilizando análise exploratória de dados e a análise estruturada de redes: o caso do CI-Brasil e da microeletrônica no CNPq
(2016-01-29)Buscamos um modelo de análise de percepção da identidade profissional com bases mais quantitativas. Identidade é um tema muito discutido nas ciências sociais, onde há um consenso da dificuldade na forma de identificar ... -
O ensino colaborativo como proposta pedagógica para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem: a promoção da saúde como eixo articulador
(2016-03-18)A metodologia de projetos tem sido nos últimos anos o ideal de muitos professores que pretendem melhorar o processo educativo, tentando introduzir mudanças, envolvendo conhecimentos e reflexões sobre a prática pedagógica, ... -
Contribuições da pesquisa colaborativa na prática pedagógica docente, utilizando a aprendizagem de projetos como estratégia de ensino
(2016-05-19)O presente estudo foi desenvolvido em uma escola estadual da cidade de Santa Maria/RS e objetivou analisar como a pesquisa colaborativa interfere na prática pedagógica docente mediante a aprendizagem por projetos como ... -
Textos de divulgação científica: leitura, produção e divulgação de atividades didáticas no espaço do estágio supervisionado em física
(2016-07-07)Pesquisadores em Educação em Ciências têm reconhecido a importância da leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC) na formação de sujeitos leitores e, suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem de ...