Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 71-90 of 136
-
Genética e suas aplicações : identificando o tema em diferentes contextos educacionais /
(2014-12-15)A Genética, subárea da Biologia, é de grande importância para o estudo e compreensão da diversidade, hereditariedade e evolução dos seres vivos. O entendimento significativo desta subárea, com suas correlações e aplicações, ... -
A habilidade argumentativa e a capacidade de resolver problemas nos anos finais do ensino fundamental
(2017-02-23)Uma das metas do Ensino de Ciências é a formação de indivíduos autônomos, críticos, reflexivos, capazes de resolver impasses com eficiência. O objetivo central desse estudo foi investigar se a utilização de atividades ... -
Heredogramas familiares na educação básica: ensino e aprendizagem pela interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento
(2015-03-20)Despertar o interesse dos estudantes para os conhecimentos científicos não faz sentido, se não houver a correlação do que é ensinado na escola com a vida e o contexto do aluno. No ensino de Biologia, o tema hereditariedade ... -
História da ciência e atividades práticas: proposta para formação inicial de docentes
(2012-02-12)O presente trabalho tem como ideia geral a associação entre atividades práticas e História da Ciência para o ensino de Ciências no Ensino Médio, considerando que essa forma de apresentação tem grande potencial para motivar ... -
Implementação do tema saúde da mulher para estudantes de nível médio baseada em literatura médico-científica
(2022-11-08)Introdução: A adolescência é um período de transição da infância para a fase adulta marcado por transformações físicas e psicossociais, bem como por conflitos relacionados às incertezas e inseguranças. E nesse sentido a ... -
A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais e do clima organizacional na formação profissional em fisioterapia
(2020-02-28)Com o aumento significativo dos cursos de graduação em fisioterapia foi necessário estabelecer-se critérios para uniformizar os currículos que, ao mesmo tempo, tinham de ser flexíveis, atender as necessidades específicas ... -
A inserção da educação ambiental na formação de professores: das percepções, às práticas
(2016-07-14)Este trabalho apresenta a abordagem da Educação Ambiental (EA) no desenvolvimento profissional de professores, inserindo-se tanto na formação inicial, quanto permanente destes profissionais, visto que, essa dimensão é ... -
A inserção da perspectiva ciência-tecnologia-sociedade na formação inicial de professores de Química
(2016-08-12)Neste trabalho investigou-se a inserção da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na formação inicial de professores. O desenvolvimento ocorreu em um componente curricular de Prática de Ensino, com estudantes de ... -
Integração de UEPS e projetos experimentais de aprendizagem no ensino de física no contexto do ensino médio integrado
(2021-10-07)A modalidade Ensino Médio Integrado a Educação Profissional tem o intuito de aproximar o conhecimento científico dos conhecimentos culturais, sociais e do mundo do trabalho, permitindo ao aluno, não somente cursar a formação ... -
A interdisciplinaridade em diferentes contextos educacionais: contribuições para o ensino de biologia
(2017-02-24)O presente trabalho investigou como a interdisciplinaridade está presente em diferentes contextos de ensino de Biologia. Esta pesquisa utilizou abordagem quanti-qualitativa, por meio de análise documental, questionários ... -
A interdisciplinaridade entre as ciências e a educação física na visão de alunos do ensino fundamental e médio
(2013-12-12)O presente estudo investigou entre alunos de escolas da rede pública e da rede privada de ensino, qual a visão dos mesmos sobre a existência de interdisciplinaridade entre os conteúdos das disciplinas de ciências e de ... -
Intervenções educativas em saúde com professores e alunos do ensino fundamental por meio da problematização
(2013-11-13)A inserção de temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis (DANTs) deve ser priorizada no contexto escolar, uma vez que estas doenças representam a primeira causa de morte ... -
Intervenções no ambiente escolar visando a promoção da saúde
(2020-02-28)O presente estudo foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de Santa Maria/RS e objetivou analisar quais as contribuições de ações mediadas por projetos interdisciplinares, visando a promoção da saúde, nos ... -
Investigação das relações entre aspectos declarativos e procedimentais de licenciandos de matemática no âmbito do Programa Residência Pedagógica /UFSM - RS
(2022-01-28)A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre aspectos declarativos e procedimentais de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Santa ... -
Investigações e reflexões sobre implementação de metodologias ativas na educação básica
(2022-09-23)Esta pesquisa investigou como a aplicação de Metodologias Ativas colaborativas e com avaliação por pares pode desenvolver a construção de conteúdos, habilidades cognitivas e atitudes nos alunos. O presente trabalho ... -
Legado da educação básica para a alfabetização genética dos cidadãos
(2019-08-30)Os conhecimentos genéticos estão a cada dia mais presentes no cotidiano dos cidadãos. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo avaliar como o ensino de genética, realizado durante a Educação Básica no Brasil, está ... -
Ligações químicas: investigação da construção do conhecimento no ensino médio
(2016-07-15)As ligações químicas constituem a base para a compreensão da formação e do comportamento das substâncias presentes no cotidiano. O foco de investigação desta pesquisa foi o ensino e a aprendizagem das ligações químicas no ... -
Materialidades de um processo de circulação de ideias na ciência
(2019-07-05)Tomando-se por base a epistemologia de Ludwik Fleck, buscamos neste trabalho construir um dispositivo analítico-conceitual de referência que permita estudar os processos de constituição do conhecimento científico a partir ... -
O método cognitivo-histórico e o ensino de física mediado por epistemologias
(2017-08-04)Os mais recentes dados da educação brasileira mostraram que nos últimos anos, embora tenha ocorrido uma pequena melhora na infraestrutura oferecida às escolas, muito ainda precisa ser feito para assegurar melhores condições, ... -
O método da quadrangulação em educação alimentar e nutricional no ensino de ciências
(2024-03-08)A escola é um dos ambientes nos quais os estudantes adquirem diversos costumes e hábitos. Nesse sentido, os componentes curriculares de Química, Biologia e/ou Física, os quais fazem parte da área de Ciências da Natureza, ...