Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 50-69 of 294
-
Condições de existência do sujeito surdo: os efeitos discursivos de língua, cultura e comunidade nos modos de vida contemporânea
(2020-12-11)Esta Tese foi produzida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença e tem como objetivo principal compreender ... -
Condições percebidas sobre a organização do trabalho docente e crenças de autoeficácia de professores do ensino médio
(2020-10-30)Nesta pesquisa, buscamos caracterizar os fatores ligados à atuação docente com possíveis influências sobre a motivação e autoeficácia de professores da Rede Escolar Pública Estadual de Ensino/RS atuantes no Ensino Médio, ... -
A constituição da docência na ambiência complexa dos Institutos Federais – construindo redes de [trans] formação
(2017-08-08)Esta pesquisa, realizada no contexto da Linha de Pesquisa ―Formação, saberes e desenvolvimento profissional‖, do Curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria ... -
A constituição do professor/pesquisador em contextos emergentes na educação superior
(2018-07-20)Esta tese está vinculada à Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Os aportes teóricos de Vygotski (1991, 2003, 2010), ... -
Constituindo-se professor de matemática: relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado, determinantes da aprendizagem da docência
(2018-08-13)Este trabalho é o produto de uma pesquisa desenvolvida junto à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ... -
Constituir-se educador em ambiência humanista: protagonismo docente e desenvolvimento profissional no IFSUL
(2022-10-27)Esta tese, denominada “Constituir-se Educador em Ambiência Humanista: Protagonismo Docente e Desenvolvimento Profissional no IFSUL”, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de pesquisa “Docência, ... -
A construção do discurso do ensino de filosofia no Brasil: uma analítica acerca da constituição epistemológica do campo
(2023-12-15)A presente tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria. Seu objetivo ... -
Construindo outros modos de ser e de refletir a docência no ciclo de alfabetização a partir da biologia do amar e da biologia do conhecer de Humberto Maturana
(2021-12-17)Esta pesquisa apresenta os resultados de um estudo realizado entre os anos de 2017 e 2021 junto ao Programa de Pós Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 1: Docência, ... -
Consultoria colaborativa: influências na autoeficácia docente e no processo de inclusão de alunos com transtorno do espectro autista
(2018-08-15)Conforme a Teoria Social Cognitiva, o senso de autoeficácia docente não é referente as habilidades que se possui, mas ao julgamento de sentir-se capaz para desenvolver a ação pedagógica de forma eficaz. Assim, a percepção ... -
Contextos emergentes no Colégio de Aplicação: tessituras das docências na perspectiva inclusiva
(2020-12-11)A pesquisa aqui proposta vincula-se à Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Propomos com este estudo compreender como ... -
Contribuições de Paulo Freire e Humberto Maturana para a educação ambiental: um olhar intercultural sobre o programa PIBID (UNISC) no curso de formação de professores(as) de Ciências Biológicas
(2021-09-03)Esta pesquisa de Doutorado em Educação na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional no PPGE da UFSM, realizada por meio de entrevista semiestruturada com licenciandos(as) do curso de Ciências Biológicas da ... -
Contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na formação de professores para atuar na perspectiva inclusiva
(2018-08-31)Esta pesquisa de doutorado está vinculada a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo geral da mesma ... -
Contribuições dos processos coreográficos da dança- educação à formação docente: ensinar/aprender em coreografias didático-criativas
(2017-10-10)O tema explicitado neste estudo, com a finalidade de compor a Tese de Doutorado, consistiu na compreensão teórica e complexa do processo de ensinar/aprender, imbricado em coreografias didático-criativas, como contribuição ... -
Corpo – escrita no balé: para repensar o corpo doce da bailarina da caixinha de música em uma pesquisa em educação e arte
(2017-09-19)Esta pesquisa busca pensar, por meio do corpo-escrita, questões referentes aos papéis de gênero construídos no mundo do balé, mais especificamente ao corpo edificado para a bailarina clássica ao longo do tempo. O corpo-escrita ... -
Corpo-ateliê: memórias performadas por um professor-artista
(2022-11-22)Esta tese opera uma escrita com imagens e ao compor blocos de sensações (DELEUZE; GUATTARI, 2010), produz entradas e faz proliferar a vida em meio a este estudo. Acolhe enquanto método a investigação-criação que faz ... -
.um corpo-sem-órgãos, sobrejustaposições. Quem a pesquisa [em educação] pensa que é?
(2014-05-15)Um corpo-sem-órgãos se fabrica em um espaço ficcional, uma ilha estendida sobre um plano de consistência onde o que há são contaminações por linhas de leitura/ escrita e imagens que perfazem uma grande colagem em ... -
Cotistas negros da UFSM e o mundo do trabalho
(2018-08-13)A presente pesquisa de doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM teve como questão norteadora “em que medida ter ingressado como cotista negro no Programa de Ações ... -
Critérios multidimensionais da avaliação e suas implicações no processo de reconhecimento de cursos superiores em institutos e universidades federais
(2020-07-20)Esta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), na linha de pesquisa LP2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. Também, ... -
Cultura profissional e as vivências formativas dos professores da área da saúde
(2017-09-01)Este estudo faz parte da Linha de Pesquisa LP1- Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul e teve como questão ... -
O currículo da classe hospitalar pioneira no Rio Grande do Sul
(2012-07-13)A presente escrita acadêmica está filiada à Linha de Pesquisa da Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como âncora a reflexão acerca dos processos escolares presentes na classe hospitalar, ...