Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 186-205 of 312
-
Ler e escrever em filosofia no ensino médio em tempos de tecnologias digitais
(2018-07-27)O contexto desta pesquisa gira em torno da atual configuração da nossa sociedade cada vez mais tecnologizada, que produz efeitos na escola e no ensino e aprendizagem de filosofia no âmbito do ensino médio. Esta realidade ... -
Lições e pedagogias culturais no youtube endereçadas aos/às jovens: outras configurações da pedagogia no contemporâneo
(2022-06-01)Essa tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 - Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem ... -
Linhas e nós no acesso aos serviços de saúde pelas pessoas com deficiência - um olhar para educação
(2018-05-24)O tema da deficiência tem tomado espaço nos nichos de produção de saúde, levando a reflexões diante da formação em saúde para atenção a estes usuários. O objetivo desta pesquisa foi compreender as barreiras existentes no ... -
O lugar da poética na docência de projeto nos cursos de Arquitetura e Urbanismo: imaginário social e educação
(2021-02-01)O processo de formação do arquiteto e urbanista em professor, profissional da docência, é o mote desta tese que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Mandalas de movimentos emergentes na educação do campo em áreas de assentamento do MST na região sul do Brasil
(2023-09-28)Esta tese de doutorado em Educação, desenvolvida junto à linha de Pesquisa(LP2)“Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de ... -
Mapas, cartas e outras memórias: heterotopias possíveis no cartocontar
(2022-12-05)Como operar uma construção política na formação de psicólogos? Essa é a questão que norteia o trabalho através das atividades propostas pelo NAE (Núcleo de apoio a escola). O NAE desde 2017 passou a ser um projeto de ... -
Marcas surdas de professores codas compartilhadas nas tramas da interculturalidade
(2023-12-14)Esta Tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença. Teve como objetivo geral da pesquisa: entender os ... -
O material didático digital na mediação das interações no ambiente virtual de aprendizagem na educação superior
(2023-08-11)O Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de Formação (GPKosmos/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dedica-se à investigação ... -
Memórias da escola Nossa Senhora de Lourdes, RS: narrativas da experiência educativa em uma instituição confessional católica (1960-1970)
(2016-03-29)A proposta desta Tese foi apresentar um estudo sobre a história da educação do Rio Grande do Sul, especificamente, no âmbito da história da educação confessional católica e da formação escolar de alunos/as, num internato ... -
Movimentos da ABEM para a educação musical no Brasil: imaginários sociais em construção pelas narrativas de presidentes
(2021-09-08)Esta tese está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e compõe estudos do grupo de pesquisas “FAPEM: formação, ação e ... -
Movimentos da professoralidade: a tessitura da docência universitária
(2012-08-17)Este trabalho volta-se à compreensão acerca dos movimentos que perpassam o fazer-se docente, focalizando a tessitura da professoralidade universitária. Este processo diz respeito aos movimentos de criação que o professor ... -
Os movimentos de formação docente no projeto orientador de atividade
(2017-08-25)O presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa “LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. O principal objetivo foi investigar as relações essenciais ... -
Movimentos na produção da política curricular na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular em contextos emergentes
(2023-08-29)Esta tese do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, aborda a temática política curricular municipal em contextos emergentes, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Para ... -
A música no curso de pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria: da arena legal à arena prática
(2017-06-30)Esta tese foi desenvolvida no curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ao grupo de pesquisa ... -
Narrativas (auto)biográficas com professoras sobre as violências e a educação para a humanização: “foi um rio que passou em minha vida”
(2021-11-03)Este estudo foi desenvolvido no Curso do Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas ... -
Narrativas de professores de flauta transversal e piano no ensino superior: a corporeidade presente (ou não) na aula de instrumento
(2016-03-16)A pesquisa apresentada nesta tese está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes LP4 do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo geral compreender ... -
Narrativas de um caminhar para si com os outros: experiências formativas inclusivas junto a um grupo de estudantes de música
(2018-08-24)Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Linha de Pesquisa 4 (LP4), Educação e Artes, Grupo NarraMus e teve como objetivo geral investigar ... -
Narrativas religiosas no ensino superior em música: uma abordagem (auto)biográfica
(2017-06-08)Partindo de uma perspectiva em educação musical que toma como fundamental a experiência cotidiana, a seguinte tese, desenvolvida na linha de pesquisa 4 (Educação e Artes) do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
Narrativas sobre inclusão escolar: a história de Arthur
(2018-12-03)Essa tese, está vinculada a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, e apresenta como problemática principal a formação docente e a inclusão ... -
Navegar é preciso, descolonizar-se não é preciso: contribuições da educação intercultural e da antropofagia cultural para a formação de professores
(2016-12-09)Esta pesquisa, que apresento como Tese de Doutorado em Educação, na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), propôs problematizações acerca da educação superior, mais especificamente ...