Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "Higher education"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 22
-
História oral de professores de terapia ocupacional: três vidas, três histórias, quatro cantos do Brasil
(2016-03-23)Esta tese de doutorado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós- graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Minha ... -
A aprendizagem do estudante com deficiência intelectual na educação superior: obstáculos e possibilidades
(2018-08-10)Esta Tese de Doutorado em Educação está alicerçada nos estudos de Lev Semionovitch Vigotski, especialmente, sobre a defectologia e os conceitos de compensação, coletividade, mediação e zona de desenvolvimento proximal/im ... -
Capitalismo dependente e a subordinação das políticas públicas educacionais para o ensino superior nos governos FHC e Lula (1995-2010): contribuição crítica com base na teoria marxista da dependência
(2021-08-26)A partir de 2000, intensificou-se o discurso relativo à expansão do Ensino Superior no Brasil. Políticas como Programa Universidade para Todos (PROUNI) ou Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das ... -
O projeto de educação especial na educação superior: pedagogias em disputa
(2022-08-05)Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria na Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e aos estudos teóricos do Grupo de Estudos e Pesquisas ... -
Reestruturação da educação superior e ações direcionadas à permanência e diplomação do estudante com necessidades educacionais especiais
(2018-06-04)A Educação Superior vem ganhando espaço nas discussões e pesquisas desenvolvidas nos últimos anos. O número de matrículas tem crescido consideravelmente, principalmente, após a implementação do REUNI em 2007. Apesar da ... -
Dislexia, educação superior e aprendizagem: uma análise da subjetividade e dos processos compensatórios a partir da teoria histórico-cultural
(2019-07-12)Esta Tese de Doutorado em Educação está vinculada à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, em especial, nos ... -
“A gente só quer ser estranho como todo mundo”: impacto das estratégias de apoio psicopedagógico sobre a trajetória acadêmica de estudantes no ensino superior
(2024-03-08)Este estudo trata da inclusão no Ensino Superior, e busca responder ao seguinte problema: como as estratégias de apoio psicopedagógico repercutem no desempenho e permanência dos estudantes no Ensino Superior? O objetivo ... -
A internacionalização da pós-graduação no âmbito de uma universidade pública federal e na perspectiva dos seus docentes pesquisadores
(2017-12-13)Esta Tese de Doutorado desenvolveu-se no contexto da linha de pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vincula-se ao Grupo de Pesquisa sobre Universidades/GEU ... -
Processo [trans]formativo em rede: o professor principiante na educação superior
(2016-08-10)Esta tese, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ao Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa 1 (LP1) Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, permeou a interpretação e a reflexão ... -
Altas habilidades/superdotação no curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta/RS
(2013-05-27)O objetivo geral desta tese de doutoramento foi conhecer os indicadores de altas habilidades/superdotação em acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta, RS. A instituição de ensino superior conta ... -
Da graduação à pós-graduação: valor potencial dos recursos de tecnologia assistiva digital na trajetória acadêmica do estudante com deficiência
(2022-04-08)A presente Tese, vinculada à Linha de Pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”, do Doutorado em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria -RS, apresenta como objetivo ... -
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior: efeitos na docência universitária
(2014-10-10)Esta Tese insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Com o objetivo de tensionar a política de inclusão de estudantes com deficiência ... -
Professor voluntário: o ciclo da longedocência no ensino superior
(2018-07-19)Esta tese decorre dos estudos desenvolvidos no Grupo de pesquisa Formação de Professores e práticas educativas: educação básica e superior (GPFOPE) e insere-se na linha de pesquisa (LP1): ―Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Processos de aprendizagem e auto(trans)formação docente em ambiente digital imersivo (ADI): convergência e novas coreografias no ensino superior
(2018-08-01)Esta tese apresenta como tema os caminhos da docência em Ambiente Digital Imersivo, encontrando-se vinculada à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação ... -
Aprendizagem docente no ensino superior: processos formativos de professores e estudantes nas licenciaturas da área de ciências biológicas, exatas e da terra
(2017-08-29)Este estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e está vinculado a uma pesquisa maior ... -
Altas habilidades/superdotação na educação superior: contextos das universidades federais do Rio Grande do Sul
(2022-06-30)Esta pesquisa de doutorado está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e versa sobre a inclusão de acadêmicos com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior. A ... -
(Im) Possibilidades da implementação da terminalidade específica na educação superior
(2022-03-14)Esta tese de Doutorado em Educação está vinculada à linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, tendo como reflexão a institucionalização da Certificação por ... -
Imaginário social e educação: nos labirintos da formação inicial de professores
(2017-08-18)Este trabalho de tese de doutorado em Educação foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 1 – Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Um estudo sobre práticas avaliativas direcionadas aos estudantes com deficiência no ensino superior: a meta-avaliação como processo
(2019-06-06)Esta proposta de investigação sobre as práticas avaliativas direcionadas aos estudantes com deficiência no Ensino Superior: a meta-avaliação como processo está focada nas seguintes indagações: como os espaços universitários ... -
Ensino de dança em litígio: uma problemática
(2017-08-25)Esta tese apresenta uma discussão a respeito das relações entre as áreas da dança e da educação física e tem o objetivo de problematizar a presença da dança na educação básica. Mesmo institucionalizada há mais de seis ...