Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Barcelos, Valdo Hermes de Lima"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
Antropofagia cultural brasileira: uma conversa intercultural sobre formação do professor/a e educação musical
(2018-06-08)Ao devorar a proposta filosófica da Antropofagia Cultural Brasileira o leitor deparará com as definições da Antropofagia literal e Antropofagia literária. A partir dessas se concebe uma proposta Antropofágica de Educação ... -
Pelo caminho do amar: Imaginando outros mundos na Educação Infantil a partir de Humberto Maturana e Ximena Dávila
(2019-07-30)Esta Tese de Doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Nela parto do ... -
Educadorartista: encontros da educação, artes visuais e intercultura
(2015-11-24)Esta tese de Doutoramento em Educação, na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional, que contempla a temática Educação e Intercultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal ... -
Intercultura, formação de professores e cotas nas universidades brasileiras: Uma realidade efetiva ou formal?
(2019-07-30)A construção da história do Brasil posterior aos anos de 1.500 d.C., marco inicial da colonização portuguesa, evidencia uma organização social fortemente marcada pelas relações de poder, inicialmente com o regime de ... -
Possibilidades educacionais do movimento humano (semovimentar) no contexto do mundo da criança e da educação física escolar
(2015-08-14)O presente estudo tem como objetivo geral analisar possibilidades para a Educação Física do movimento humano do 1º ao 4º anos do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: refletir sobre a cultura do movimento e ... -
A formação dos professores e os direitos humanos das crianças e dos adolescentes: uma pesquisa intercultural sobre a não-violência
(2022-08-02)Este trabalho de tese de Doutorado é um estudo sobre alguns dos maiores problemas enfrentados pelos(as) Educadores(as), que advêm do envolvimento com crianças e adolescentes que sofrem maus-tratos, seja na sociedade, na ... -
Educação escolar indígena, intercultura e formação de professores (as).
(2017-06-30)Este trabalho de pesquisa que apresento como requisito para obtenção do título de doutora em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), é continuidade da pesquisa do Mestrado em ... -
Navegar é preciso, descolonizar-se não é preciso: contribuições da educação intercultural e da antropofagia cultural para a formação de professores
(2016-12-09)Esta pesquisa, que apresento como Tese de Doutorado em Educação, na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), propôs problematizações acerca da educação superior, mais especificamente ... -
Contribuições de Paulo Freire e Humberto Maturana para a educação ambiental: um olhar intercultural sobre o programa PIBID (UNISC) no curso de formação de professores(as) de Ciências Biológicas
(2021-09-03)Esta pesquisa de Doutorado em Educação na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional no PPGE da UFSM, realizada por meio de entrevista semiestruturada com licenciandos(as) do curso de Ciências Biológicas da ... -
A educação ambiental e a (trans)formação docente: da cultura ao biológico – da biologia ao cultural
(2012-08-21)conhecer e da Biologia do amar. Estas, têm servido como base para suas pesquisas junto com Ximena Dávila, ao constituírem o que denominam Biologia-cultural. O modo de produzir conhecimento e o próprio sistema de pensamento, ... -
A afetividade na formação de professores universitários, em Licenciaturas, a partir do diálogo entre a Educação e o Direito
(2015-08-17)Esta pesquisa visa a compreender, a partir do diálogo entre o Direito e a Educação, a repercussão da afetividade na formação de professores universitários, em licenciaturas. Este estudo tem como base epistemológica os ... -
Pelos bosques da formação: o professor de espanhol como mediador intercultural na perspectiva da biologia do amor
(2018-08-23)Esta tese de doutorado, ligada ao “Programa de Pós-Graduação em Educação, a “Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, da “Universidade Federal de Santa Maria” (PPGE/UFSM), tem como tema norteador ... -
Antropofagia cultural brasileira e as práticas inventivas de Hélio Oiticica, Paulo Freire e Augusto Boal: contribuições ecologistas e interculturais para a formação de professores(as)
(2013-05-09)A presente pesquisa que trago como Tese de Doutoramento em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a Formação ... -
Biologia do conhecer (BC) e biologia do amar (BA): transgressões epistêmico-teórico-metodológicas e os movimentos autotransformativos discentes-docentes
(2020-09-24)Esta pesquisa versa sobre a perspectiva epistêmico-teórico-metodológica proposta pela Biologia do Conhecer e pela Biologia do Amar, de Humberto Maturana et al. Com a realização do estudo objetivamos investigar as contribuições ...