Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por orientadores "Cunha, Jorge Luiz da"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
Violências nas escolas: juventudes e maquinaria capitalista no oeste catarinense
(2015-08-24)O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo responder que relações podem ser estabelecidas entre as violências na escola e a maquinaria capitalista e como isso é percebido na constituição dos sujeitos jovens. Para ... -
Resistências fragmentadas: os sentidos do trabalho nas (auto)biografias de professores de história da rede pública estadual do Rio Grande do Sul
(2021-02-11)A presente Tese é vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) e ao Povo de Clio - Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação. Nosso objetivo, nessa ... -
Cotistas negros da UFSM e o mundo do trabalho
(2018-08-13)A presente pesquisa de doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM teve como questão norteadora “em que medida ter ingressado como cotista negro no Programa de Ações ... -
Repercussões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - para a Filosofia no ensino médio
(2017-12-18)O presente estudo analisa o ensino de Filosofia e a sua relação com o PIBID, buscando compreender as implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no processo de ensino da disciplina de ... -
Por uma consciência histórica: narrativas autobiográficas de estudantes de história do ensino médio
(2020-12-17)Em um cenário de mudanças cada vez mais rápidas, em que a educação é insistentemente criticada e questionada, cresce de maneira significativa o número de pessoas que não mais atribui à instituição escola o papel de ser a ... -
As práticas escolares a partir do jornal Mundo jovem, 1978-1988
(2020-12-18)Este texto apresenta a mediação do jornal Mundo Jovem nas práticas escolares, durante os anos finais da Ditadura Civil-militar brasileira (1978-1988). Com isso, o questionamento a ser respondido compreende: de que maneira ... -
Trajetórias reveladas: as memórias formativas e a identidade do professor de História
(2024-08-01)A presente Tese, parte da Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Núcleo de ... -
Da “cor de pele” as cores de pele: a diversidade em foco nas escolas de educação infantil de Santa Maria-RS
(2023-10-16)A presente tese foi desenvolvida do curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa LP2 - “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e ... -
“Andarilhando pelas narrativas (auto)biográficas”: processos formativos de pesquisadoras em educação – Clio
(2020-12-10)A presente Tese foi gerada pelo interesse em torno da investigação sobre: Em que medida o processo de Doutorado em Educação é significado nas práticas educativas de doutoras e doutorandas do Núcleo de Estudos sobre Memória ... -
Cidadanias precárias: sujeitos trans e educação
(2019-10-29)Esta pesquisa aborda o tema das travestilidades e transexualidades no campo da Educação e os processos induzidos de precarização da vida presentes nessa relação, assim como as possibilidades de resistência. O objetivo ... -
O CEFD/UFSM na atribuição de sentidos à Educação Física Escolar entre 1970 e 2004
(2017-12-14)Esse trabalho representa um estudo sobre o Centro Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir de uma perspectiva histórica. O objetivo principal, aqui, é compreender os sentidos ... -
Por uma sociologia da suspensão: ensino de sociologia e narrativas de si como dispositivo de formação
(2016-03-29)Esta tese de doutorado refere-se a didática da Sociologia no Ensino médio. Trata-se de saber como a imaginação sociológica o estranhamento e a desnaturalização, postos como objetivos da Sociologia no Ensino Médio se aproximam ... -
Os reflexos, simbólicos e imagéticos, do espelho de Héracles em nós: as (res)significações afloradas da (auto)reflexão sobre as trajetórias de formação docente
(2017-08-30)O presente estudo é apresentado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Configura-se como uma Tese de doutorado em Educação, vinculada à Linha de Pesquisa LP2-Práticas ... -
Memórias da escola Nossa Senhora de Lourdes, RS: narrativas da experiência educativa em uma instituição confessional católica (1960-1970)
(2016-03-29)A proposta desta Tese foi apresentar um estudo sobre a história da educação do Rio Grande do Sul, especificamente, no âmbito da história da educação confessional católica e da formação escolar de alunos/as, num internato ...