Programa de Pós-Graduação em Educação: Envíos recientes
Mostrando ítems 1-20 de 302
-
[Des]emaranhando a docência entre infância[s], escola e inventividade
(2024-03-08)Este ensaio-tese é uma aposta na docência, pode-se estender a qualquer docência, mas em especial à docência para/com as infâncias. Problematizando à docência, procurei pensar uma tese a partir das perguntas: Como pensar à ... -
Os processos de travessia-transição da educação infantil ao ensino fundamental: desafios e perspectivas na auto(trans)formação permanente com professoras
(2023-12-11)Esta Tese-auto(trans)formação de Doutorado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Constitui-se como possibilidade ... -
“A gente só quer ser estranho como todo mundo”: impacto das estratégias de apoio psicopedagógico sobre a trajetória acadêmica de estudantes no ensino superior
(2024-03-08)Este estudo trata da inclusão no Ensino Superior, e busca responder ao seguinte problema: como as estratégias de apoio psicopedagógico repercutem no desempenho e permanência dos estudantes no Ensino Superior? O objetivo ... -
Recursos educacionais abertos no processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem: o pensar crítico-reflexivo no exercício da gestão do cuidado
(2024-03-07)A integração dos Recursos Educacionais Abertos (REA), no processo ensinoaprendizagem na graduação em enfermagem, se exprime como possibilidade de auxiliar o contexto de formação, estimulando/fomentando o desenvolvimento ... -
Aprendizagens colaborativas na educação profissional e tecnológica: contribuições de um Roteiro Educacional de Compartilhamento do Conhecimento (RECC)
(2024-01-23)Esta tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 2, intitulado de Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces, tem como temática de Pesquisa ... -
O professor/gestor universitário de instituição pública federal: fazeres e saberes implicados nas arquitetônicas docentes
(2023-12-18)Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa narrativa sociocultural. A temática foco é a atividade docente, gestão universitária, arquitetônicas do professor/gestor em contextos emergentes na/da educação superior brasileira. ... -
Escola outra sem outra escola: política de avaliação em larga escala e o fazer escola em devirresistência
(2023-12-19)Esta tese se constitui num ensaio de pensamento, pesquisa e escrita que foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Educação Especial, ... -
Interfaces e contextos emergentes na inserção social de mestrados profissionais da área da educação
(2024-04-24)Esta tese foi produzida no âmbito do curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em interlocução com o Grupo de Estudos e Pesquisas em ... -
A construção do discurso do ensino de filosofia no Brasil: uma analítica acerca da constituição epistemológica do campo
(2023-12-15)A presente tese insere-se na Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria. Seu objetivo ... -
Direito e educação em diálogo pela dignidade humana desde uma sociopsicopedagogia integral nos estabelecimentos prisionais
(2024-02-19)Tese de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na linha de Pesquisa 1/LP1, Do-cência, saberes e desenvolvimento profissional. A Tese anuncia a ... -
Jardim-semente e reverberações: uma docência pela singularidade
(2023-10-25)Esta tese trata do engendramento de possíveis caminhos para pensar a docência a partir do que toca e afeta esta professora/pesquisadora/catadora de imagens em meio à elaboração de ensaios audiovisuais. Esses ensaios ... -
Marcas surdas de professores codas compartilhadas nas tramas da interculturalidade
(2023-12-14)Esta Tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença. Teve como objetivo geral da pesquisa: entender os ... -
A influência da intervenção implementada por pais sobre as habilidades sociocomunicativas de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma abordagem formativa e centrada na família
(2023-10-30)O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas dimensões sociocomunicativa e comportamental, em que se destacam a importância de diagnóstico e intervenções precoces. Nas últimas décadas, foi ... -
O material didático digital na mediação das interações no ambiente virtual de aprendizagem na educação superior
(2023-08-11)O Grupo de Pesquisa em Educação na Cultura Digital e Redes de Formação (GPKosmos/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), dedica-se à investigação ... -
Sujeito-corpo-resistência: práticas discursivas em cenas escolares
(2023-09-01)Esta tese, desenvolvida no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, e articulada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial ... -
Trajetórias musicais de jovens no ensino médio: narrativas em círculos restaurativos
(2023-09-15)A presente tese é um estudo baseado em narrativas (auto)biográficas em educação, trabalho investigativo vinculado ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas Musicais que pertence à Linha de Pesquisa ... -
Da “cor de pele” as cores de pele: a diversidade em foco nas escolas de educação infantil de Santa Maria-RS
(2023-10-16)A presente tese foi desenvolvida do curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa LP2 - “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e ... -
O (não) lugar da sensibilidade na formação do jurista docente
(2023-07-31)A presente de tese tem como objetivo direcionar o olhar para as possibilidades contributivas do campo da Filosofia da Educação na atual formação dos juristas docentes, em especial para uma influência que valorize os ... -
A formação do professor de educação física da UFSM: elementos que possibilitem a atuação docente com vistas ao processo de inclusão de pessoas com deficiência/necessidades educacionais especiais
(2023-09-01)Esta pesquisa de Doutorado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença, do Grupo de Estudos e Pesquisas em ... -
Movimentos na produção da política curricular na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular em contextos emergentes
(2023-08-29)Esta tese do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, aborda a temática política curricular municipal em contextos emergentes, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Para ...