A influência da intervenção implementada por pais sobre as habilidades sociocomunicativas de crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma abordagem formativa e centrada na família
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Data
2023-10-30Primeiro coorientador
Camargo, Siglia Pimentel Höher
Primeiro membro da banca
Nunes, Débora Regina de Paula
Segundo membro da banca
Pavão, Silvia Maria de Oliveira
Terceiro membro da banca
Pereira, Ana Paula da Silva
Quarto membro da banca
Pereira, Caroline Rubin Rossato
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas dimensões
sociocomunicativa e comportamental, em que se destacam a importância de diagnóstico e
intervenções precoces. Nas últimas décadas, foi possível perceber a importância de
intervenções que centram a família como preditor de benefícios para seu filho no processo
interventivo. A Intervenção Implementada por Pais (IIP) tem se destacado como uma prática
baseadas em evidência (PBE) para pessoas com TEA. Assim o presente estudo teve como
objetivo analisar os efeitos da IIP sobre as habilidades sociocomunicativas de crianças com
TEA, a partir do treinamento de consultores e dos pais no contexto escolar. Trata-se de uma
pesquisa de natureza interventiva, utilizando uma abordagem Mixed Methods, combinando
métodos quantitativos e qualitativos. Participaram uma professora de educação especial
(consultora), três famílias (um pai e duas mães) e seus filhos com TEA, que frequentavam uma
escola municipal regular de educação infantil. Inicialmente houve uma formação sobre IIP para
a consultora, em que transferência de aprendizagem foi mensurado de forma pré e pós teste.
Em seguida, um estudo quase experimental intrassujeitos investigou o efeito dos
comportamentos mediadores dos pais (variável independente) sobre as habilidades
sociocomunicativas dos seus filhos (variável dependente), complementada por análise
estatística do tamanho do efeito (Tau-U). Os resultados apontaram que houve transferência
geral de aprendizagem (45%) sobre IIP no treinamento da consultora. O índice de fidelidade do
estudo foi de 100%, a partir da aplicação do checklist de fidelidade durante todo o processo da
IIP. Além disso, os resultados mostraram que a IIP produziu efeito estatisticamente significativo
(Tau-U=0,6735) sobre as habilidades sociocomunicativas dos filhos, apresentando melhorias
nas categorias de atenção compartilhada verbal e não verbal e contato afetivo, a partir do
aumento de comportamentos como: respostas com palavras, comentários exclamativos,
apontar, imitar, sorrisos, expressões de perguntas, entre outros. Os pais também aumentaram
seus comportamentos mediadores nas classes de redirecionamento e encorajamento (mandos
verbais, prompt’s, incentivadores e feedbacks). Por fim, a validade social do estudo demonstrou
que a IIP é efetiva para ser replicada em outros contextos e que contribui para a aquisição de
habilidades dos pais para com o manejo com seus filhos, aumentando as habilidades
sociocomunicativas das crianças e também estreitando a relação entre os pais e seus filhos.
Destaca-se o ineditismo deste estudo, por ser aplicado no contexto escolar e possibilitar o fácil
acesso as famílias. Sugere-se que para replicação dessa pesquisa, seja levado em consideração
a singularidade de cada família e realizada as adaptações necessárias para cada contexto. Ainda,
a IIP pode ser implementada via atendimento educacional especializado nas escolas, levando
em consideração as demandas familiares e benefícios proporcionados aos estudantes.
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