Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por título
Itens para a visualização no momento 137-156 of 207
-
Noticing e consciousness-raising na aquisição da escrita em língua materna
(2009-03-17)A competência em produção textual e a consciência sobre esse processo deve ser reflexo do trabalho realizado nos cursos de formação de professores, com o intuito de prepará-los não, apenas, para serem produtores de texto, ... -
Oralidade e livro didático: uma possível reconfiguração no ensino de língua portuguesa
(2014-09-25)Tendo em vista o crescente interesse em fazer com que a oralidade seja reconhecida como um objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa (LP), tal como a escrita, a leitura e os conhecimentos linguísticos são tradicionalmente ... -
As palavras e a enunciação: a china, a machorra e a morocha no dicionário de regionalismos do Rio Grande do Sul
(2022-07-18)A presente tese tem como objeto de pesquisa o Dicionário de regionalismos do Rio Grande do Sul (1984), da autoria dos irmãos Zeno Cardoso Nunes e Rui Cardoso Nunes. Apoiados teoricamente na História das Ideias Linguísticas ... -
O papel do engajamento na construção do discurso sobre privatização em notícias acerca da polêmica de adesão de hospitais universitários federais à EBSERH
(2017-12-12)No atual cenário de crise político-econômica vivida no Brasil, neste ano de 2017, a privatização apresenta-se com um dos grandes temas que geram polêmica na atualidade (GEE, 2007) e uma das alternativas encontradas pelos ... -
O passado e o sul (re)contados em Yoknapatawpha: os rastros da história na literatura em Absalão, Absalão! de William Faulkner
(2024-06-12)Conhecido como um dos mais influentes escritores dos Estados Unidos, William Faulkner se consagrou com narrativas que se debruçam na história do Sul no período pós-Guerra Civil. Nos textos, os rastros desse conflito — que ... -
Pedagogia dos multiletramentos: consciência crítica, agência e empoderamento no Ensino Fundamental
(2023-03-31)O ensino de linguagem em contexto escolar é uma atividade rica em possibilidades pedagógicas, cabendo ao professor buscar e selecionar abordagens de ensino que possam ser significativas para o contexto e para as demandas ... -
Um percurso discursivo em uma cartografia da formação de professores indígenas nas universidades federais brasileiras
(2023-03-31)A presente tese desenvolve-se na área de Estudos Linguísticos, em consonância com o arcabouço teórico e metodológico da Análise de Discurso (AD) de base materialista, com ancoragem nas reflexões de Michel Pêcheux. A ... -
A poesia regionalista gaúcha como elemento de valorização do autoritarismo e da violência na Região do Prata
(2007-03-23)A constituição de idealismos alicerçados em condutas inspiradas nos feitos heróicos das batalhas campestres, durante as demarcações de fronteiras e da afirmação de identidades nacionais, evidenciou a presença de uma ... -
A poética de Manoel Camilo dos Santos: um diálogo entre a poesia popular do nordeste e a literatura culta
(2014-02-28)O transcurso da literatura brasileira parece concentrar em negativo a história da literatura popular. Há um sentimento ambíguo de rejeição, de ressentimento e de nostalgia que permeiam a arte e a crítica, sobretudo, na ... -
Política de línguas e mídia no Mercosul: um estudo enunciativo de jornais de fronteira
(2013-10-04)Este trabalho investiga o funcionamento do político no dizer “nas” e “sobre as” línguas nos jornais da fronteira platina, com vistas a uma política de línguas dos meios de comunicação no Mercosul. Para isso, toma como ... -
A ponta do iceberg é o professor na escola...
(2015-11-27)Tão complexo quanto o iceberg, o trabalho do professor tem muito ainda a ser desvelado até que se (re)conheça e se (re)valorize o profissional e a profissão. Nesse intuito, o presente trabalho se propôs a investigar a ... -
Popularização da ciência na revista Nova Escola: a comodificação do discurso sobre ensino de inglês
(2015-12-18)Esta tese de doutorado foi desenvolvida no âmbito dos projetos CNPq Análise crítica de gêneros com foco em artigos de popularização da ciência (MOTTA-ROTH, 2007) e Análise crítica de gêneros discursivos em práticas sociais ... -
Por que (não) ensinar espanhol no Brasil? As políticas linguísticas e a gramatização no ensino do espanhol a partir da glotopolítica
(2017-02-17)Para responder à pergunta “Por que (não) ensinar espanhol no Brasil?” a tese verifica os argumentos operados a partir dos campos governamental e educacional, delineando os três movimentos que oficializaram o ensino da ... -
“Porque não é o escrever em si, é ver como é que está escrito”: discursos sobre letramentos acadêmicos em inglês em uma comunidade de prática de química
(2019-08-22)Embora tenha uma longa história de produção de conhecimento na área de Letramentos Acadêmicos (LA) no Brasil, Ferreira e Stella (2018, p. 17) apontam que a produção de pesquisas em universidades brasileiras sobre o ensino ... -
As portas da percepção: texto e imagem nos livros iluminados de William Blake
(2012-02-15)Esta tese de doutorado propõe analisar a origem e a interpretação dos livros iluminados de William Blake. A produção do artista foi efetuada como um empreendimento técnico no qual texto e imagem eram gravados numa mesma ... -
Portunhol e sua re-territorialização na/pela escrit(ur)a literária: os sentidos de um gesto político
(2014-02-25)Este trabalho de tese tem como objetivos discutir e interpretar a materialização do portunhol no domínio da escrita, dada a emergência de textos escritos na língua. Para conduzir a discussão, incialmente, são propostas ... -
Portunhol selvagem: uma (in)cômoda resistência poética
(2019-10-18)A partir do objeto teórico cerne desta reflexão científica, o qual compreende o discurso em e sobre portunhol selvagem, é desenvolvida a temática de uma língua amalgamada como possível manifestação poética de resistência. ... -
O processo de disciplinarização da escrita no ensino médio brasileiro: implicações didático-pedagógicas e político-sociais
(2020-06-19)Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Linguagem no Contexto Social, do Programa de Pós- Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo geral realizar uma análise crítica, a partir de ... -
A produção do conhecimento sobre a língua na segunda metade do século XX no Brasil: o funcionamento da contradição no discurso do gramático
(2015-05-18)A presente pesquisa, filiada à Análise de Discurso de linha francesa pecheuxtiana e à História das Ideias Linguísticas, tem o objetivo de propor uma reflexão sobre a contradição que se estabelece entre as diferentes ... -
A produção do saber sobre a língua nas gramáticas de Rocha Lima: o (não) lugar da significação
(2017-03-17)A presente pesquisa tem por objetivo compreender o (não) lugar dos estudos relativos à significação na produção do saber sobre a língua na Gramática Normativa da Língua Portuguesa (GNLP). A proposta filia-se à Análise de ...