Navegação Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM) por orientadores "Veiga, Adriana Moreira da Rocha"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 44
-
Direito e educação em diálogo pela dignidade humana desde uma sociopsicopedagogia integral nos estabelecimentos prisionais
(2024-02-19)Tese de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na linha de Pesquisa 1/LP1, Do-cência, saberes e desenvolvimento profissional. A Tese anuncia a ... -
Saberes necessários à compreensão e implementação da Lei n⁰ 11.645 /08 no contexto da educação pública municipal de São Pedro do Sul
(2022-02-28)Esta pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa II: Gestão Pedagógica e contextos educativos, do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. O tema dissertativo ... -
A internacionalização da pós-graduação no âmbito de uma universidade pública federal e na perspectiva dos seus docentes pesquisadores
(2017-12-13)Esta Tese de Doutorado desenvolveu-se no contexto da linha de pesquisa “Formação, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vincula-se ao Grupo de Pesquisa sobre Universidades/GEU ... -
A cultura digital na formação inicial de professores da educação básica nas licenciaturas da UFSM
(2017-08-04)Esta dissertação de mestrado decorre de estudo realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Formação de professores em tecnologias educacionais: contributo para um modelo de formação continuada na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte
(2023-08-21)A formação continuada de professores desempenha um relevante contributo na qualidade da educação e perante as mudanças ocorridas na sociedade, nas escolas, tornar-se essencial preparar os professores da educação básica ... -
Formação de professores de matemática: entre os saberes da docência e a práxis educativa
(2015-08-03)Esta dissertação foi desenvolvida no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como ... -
Contribuições dos processos coreográficos da dança- educação à formação docente: ensinar/aprender em coreografias didático-criativas
(2017-10-10)O tema explicitado neste estudo, com a finalidade de compor a Tese de Doutorado, consistiu na compreensão teórica e complexa do processo de ensinar/aprender, imbricado em coreografias didático-criativas, como contribuição ... -
Proposta de gestão orçamentária compartilhada a partir dos resultados efetivos da avaliação externa: um estudo de caso no CE – UFSM
(2017-08-24)Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida no contexto da Linha de pesquisa “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos/LP2”, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de ... -
Uma genealogia da formação inicial de professores de Química no Brasil
(2020-03-20)Esta tese investiga as forças que concorrem para o aparecimento da Formação Inicial de professores de Química no Brasil, inscrevendo-se na linha de pesquisa ‘Docência, Saberes e Formação profissional’, do Programa de ... -
Ser docente na gestão e ser gestor na docência: um olhar sobre a iniciação à carreira no contexto universitário
(2015-12-09)O presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Teve como temática central a docência e a gestão no início da carreira ... -
Aprendizagem na/da docência digital na perspectiva do B-Learning e do TPACK na produção compartilhada de novas pedagogias
(2019-08-15)Esta investigação científica foi desenvolvida no contexto da Linha de Pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, do curso de Doutorado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade ... -
Processos de aprendizagem e auto(trans)formação docente em ambiente digital imersivo (ADI): convergência e novas coreografias no ensino superior
(2018-08-01)Esta tese apresenta como tema os caminhos da docência em Ambiente Digital Imersivo, encontrando-se vinculada à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação ... -
A não neutralidade na perspectiva educacional ciência-tecnologia-sociedade
(2012-01-27)A origem do denominado movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), com repercussões na Educação em Ciências, está associada ao questionamento da suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia (CT). Na Educação em Ciências, ... -
Constituir-se educador em ambiência humanista: protagonismo docente e desenvolvimento profissional no IFSUL
(2022-10-27)Esta tese, denominada “Constituir-se Educador em Ambiência Humanista: Protagonismo Docente e Desenvolvimento Profissional no IFSUL”, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de pesquisa “Docência, ... -
Políticas de formação e gestão pedagógica universitária o desafio da simetria invertida
(2014-11-27)Este estudo encontra-se inserido no contexto investigativo da formação de formadores e da gestão pedagógica da área de Ciências Naturais e Exatas. Ressaltamos que a gestão pedagógica se constitui à medida que o professor ... -
Iniciação à docência na educação básica: professores principiantes e a sua ambiência (trans)formativa
(2018-08-24)Esta Tese estrutura-se em torno da temática da inserção à docência na educação básica. Deriva-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como contexto escolas da rede estadual da cidade de Sete lagoas – Minas ... -
A trajetória de formação dos professores da licenciatura em computação do Instituto Federal do Tocantins
(2015-03-31)O presente trabalho discute a trajetória de formação dos professores atuantes no Curso de Licenciatura em Computação do Instituto Federal do Tocantins, tomando como delimitação três professores do Campus Porto Nacional. ... -
Atuação do assistente social no Sistema Municipal de Educação: contribuições para ações socioeducacionais
(2019-07-30)Esta dissertação inscreve-se no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE, Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa 1, “Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional”, da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM – ... -
Ambiência [trans] formativa na educação superior: processos de resiliência no início da carreira docente
(2014-03-20)A presente dissertação tem como temática central os anos iniciais da docência na Educação Superior no âmbito da formação de professores, ou seja, os protagonistas da investigação são professores principiantes na docência ... -
(Re)articulação do planejamento estratégico e a gestão participativa no contexto escolar
(2021-02-12)Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, abordando a temática do Planejamento Estratégico na ...