Navegação Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM) por assunto "Gamification"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
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Uma abordagem gamificada para o gerenciamento de riscos
(2019-08-29)Em todo e qualquer projeto é fundamental considerarmos a possibilidade de existirem situações adversas ao projeto. Essas situações, que podem ou não ocorrerem, na prática, são chamadas de riscos. Em projetos de software ... -
A gamificação como ferramenta para o ensino e aprendizagem do futsal
(2020-10-30)A presente pesquisa propõe-se desenvolver a temática da técnica inter-relacionada às questões táticas no futsal a partir das Tecnologias Educacionais em Rede (TER). Faz parte da Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de ... -
Material didático digital, games e gamification: conexões no design para implementação de cursos online
(2017-08-14)Estudos recentes destacam o uso de jogos digitais e dos elementos de design de jogos no contexto educacional (GEE, 2005; VAN ECK 2006, DETERDING, 2011; ERENLI, 2013; ALVES; MINHO; DINIZ, 2014; BUSARELLO, 2016), porém poucos ... -
Avaliação escolar e gamificação: estratégia para diminuir a ansiedade de teste
(2023-11-27)A ansiedade de teste é um tipo de ansiedade multifocal de desempenho individual caracterizada por reações psicológicas, fisiológicas e comportamentais diante das avaliações escolares. Estudos deste constructo buscam ... -
Metodologias ativas e contextualização do processo de ensino aprendizagem de bioquímica
(2023-06-30)A bioquímica é uma disciplina, importante para a atuação profissional em diversas áreas. Descrita por muitos alunos como impalpável, de difícil aprendizagem, que requer dedicação, curiosidade e “gostar” tanto por parte ... -
Framework para gamificação de ambiente virtual de aprendizagem corporativo utilizando técnicas de minimização do gaming the system
(2023-03-31)A gamificação está gradativamente se consolidando como uma ferramenta de engajamento no meio acadêmico, no entanto, o ambiente corporativo tem percebido o potencial dessa abordagem já a bastante tempo, mesmo sem atribuir ... -
Gamiefects: um framework de apoio na avaliação de gamificação para contextos educacionais
(2022-09-30)Nos últimos anos, a gamificação tornou-se um fenômeno emergente sendo aplicada em diversos campos da atividade humana. No meio educacional, a gamificação vem sendo utilizada como uma estratégia promissora com a finalidade ... -
SchoolGamify: uma proposta de aplicativo mobile para implementar a gamificação e a sala de aula invertida no contexto escolar
(2021-03-15)As tecnologias inseridas em nosso cotidiano avançam rapidamente, porém, no contexto escolar, nem sempre tais avanços são observados quando avaliam-se as metodologias de ensino e de aprendizagem aplicadas e integradas à ... -
Uma abordagem gamificada para gerenciamento de projeto de softtware
(2019-08-29)A produtividade de uma equipe em um projeto de software está relacionada diretamente com a complexidade e com o tamanho do produto, entretanto, para além disso, há de se considerar que atividades burocráticas consomem ... -
Sequência didática sobre o sistema solar: uma proposta utilizando TDIC nos anos iniciais
(2022-11-17)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede na modalidade mestrado profissional da Universidade Federal de ...