As políticas de governo no Rio Grande do Sul de 2015 a 2018 e as condições de trabalho pedagógico na rede pública estadual: movimentos de continuidade do discurso sob a lógica do capital segundo posicionamentos do CPERS/Sindicato
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Fecha
2022-03-22Primeiro membro da banca
Gouveia, Andréa Barbosa
Segundo membro da banca
Machado, Célia Tanajura
Terceiro membro da banca
Castaman, Ana Sara
Quinto membro da banca
Amaral, Cláudia Letícia de Castro do
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Este estudo se vincula à Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas Educacionais, Práticas
Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria, e ao Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre
Trabalho, Políticas Públicas e Educação. Sua proposição emergiu da constatação de
continuidade dos discursos das políticas de governo sob a lógica do capital. Nessa
perspectiva, definiu-se o objetivo geral: analisar as políticas do governo do Estado do Rio
Grande do Sul, de 2015 a 2018, implementadas a partir da reconfiguração do Estado, e
seus impactos nas condições de trabalho pedagógico dos professores da rede pública
estadual de ensino, paralelamente aos posicionamentos do Centro dos Professores do
Estado do Rio Grande do Sul (CPERS/SINDICATO). O processo de análise e produção
dos dados transcorreu com base no fundamento teórico-metodológico da Análise dos
Movimentos de Sentidos (AMS), constituindo-se na perspectiva dialética de estudo e
pesquisa em Educação do Kairós. Mediante a AMS, procedeu-se à análise de sentidos
dos discursos do governo do Estado, do órgão do aparato de Estado – Tribunal de Contas
do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) – e do CPERS/SINDICATO. Para o
cotejamento dos discursos desses sujeitos, utilizou-se como base documentos públicos
disponibilizados em sítios eletrônicos do governo do Estado, do órgão público e da
entidade de representação dos trabalhadores em Educação publicados no jornal Sineta
(tanto on-line quanto impressos), do período de 2015 a 2018. Os discursos analisados
referiram-se, especificamente, às questões educacionais, com destaque às condições de
trabalho pedagógico dos professores da rede pública estadual de ensino a partir das
políticas do governo na época. Assim, por meio de quadros, tabelas, esquemas e figuras,
foram analisados os sentidos desses discursos, fundamentando-se na pesquisa
bibliográfica. Os referenciais basilares assentaram-se nas seguintes categorias de
análise: totalidade, contradição e historicidade. Constatou-se a proeminência de discursos
de continuidade das políticas de governo em consonância à lógica do capital, em que a
concepção ideológica de Estado autônomo e soberano se subsume à forma política
estatal de reprodução contínua do valor, conforme as determinações do capital. Portanto,
defende-se a tese de que a reconfiguração do Estado do Rio Grande do Sul, de 2015 a
2018, significou a continuidade do movimento do discurso do capital. Desse modo, inferese
a importância de o CPERS/SINDICATO avançar no debate e na crítica para além das
políticas de governos, já que o processo de democracia representativa é limitador.
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