Pedagogia da bricolagem: ofício de educadores e educadoras artífices
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Fecha
2022-03-03Primeiro coorientador
Caetano, Luis Miguel Dias
Primeiro membro da banca
Silva, Welinton Martins da
Segundo membro da banca
Macedo, Sheyla Maria Fontenele
Terceiro membro da banca
Trevisan, Neiva Viera
Quarto membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Quinto membro da banca
Kronbauer, Luiz Gilberto
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta Tese1 foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), linha de pesquisa “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”. A proposição temática está centrada na Pedagogia da Bricolagem emergente da docência criadora e das vivências de educadores e educadoras2 artífices cujo ofício desenvolve-se com artesanias pedagógicas em ambiências escolares bio (trans) formadoras, na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, o objetivo geral foi “Apreender as dimensões que mobilizam os/as educadores/as artífices para vivências na/da docência com artesanias pedagógicas nas ambiências escolares de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. O embasamento teórico encontra-se, notadamente, em Paulo Freire (1979, 1986, 1996, 2000, 2013, 2020), Richard Sennett (2009, 2019, 2012) e Andrea Alliaud (2009, 2015, 2017, 2021a, 2021b). Adota-se a Bricolagem Científica, abordagem emergente na pesquisa em educação, a partir de Joe L. Kincheloe (2006, 2007); Joe Kincheloe; Peter McLaren (2006); Joe L. Kincheloe; Kathleen S. Berry (2007). Foram colhidos resultados de duas fontes de pesquisa. Primeiramente, ao longo dos dois primeiros anos do processo (2018-2020), foram desenvolvidas as Oficinas Pedagógicas de Manualidades, configurando ambiências bio (trans) formadoras, observando-se os movimentos de auto, inter e heteroformação, primeiramente protagonizado pelas oficineiras e, em seguida, com estudantes de graduação, pós-graduação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Psicopedagogia – GEPEPp. Esses resultados foram descritos e comentados a partir dos registros de imagens e dos depoimentos dos participantes. No segundo momento da pesquisa (2020-2021), foram processados e analisados o conjunto de informações compartilhadas com os colaboradores, um educador e três educadoras egressos do PPGE e atuantes em escolas públicas municipais: memoriais acadêmicos; questões reflexivas; portfólio, todos produzidos em docências criadoras. Essas informações foram analisadas e processadas a partir da aproximação entre a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004, 2016) e o Software de Análise de Conteúdo – webQDA. O fluir da Bricolagem Científica, sem apriorismo, reconhece o protagonismo docente e discente constituindo à docência criadora com artesanias pedagógicas produzidas nas ambiências bio (trans) formadoras. Igualmente, as vivências das contínuas aprendizagens deram o sentido aos processos de “tecer juntos a trama” e ao ofício de educar, promovendo múltiplas faces de uma Pedagogia da Bricolagem produzida em cotidianos reinventados, tingindo aqui e acolá com cores e sentimentos.
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