Dispositivos móveis como suporte pedagógico nas práticas de leitura em sala de aula com alunos do ensino fundamental II
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Data
2020-11-16Primeiro coorientador
Reginatto, Andrea Ad
Primeiro membro da banca
Debus, Eliane Santana Dias
Segundo membro da banca
Schneiders, Caroline Mallmann
Terceiro membro da banca
Reis, Susana Cristina dos
Quarto membro da banca
Nascimento, Silvana Schwab do
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Doutorado
em Educação, na linha de pesquisa Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas
interfaces. Ela trata da investigação das potencialidades dos dispositivos móveis como um
suporte pedagógico nas práticas de leitura em sala de aula, em especial com o dispositivo
smartphone, com alunos do nono ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal na
cidade de Porto Alegre -RS. O foco desta pesquisa está centrado nas práticas escolares,
leitura, através do aplicativo de leitura digital utilizando o aplicativo Kobo. O objetivo geral
foi investigar como os dispositivos móveis nas aulas de Língua Portuguesa das séries finais do
ensino fundamental II podem contribuir ou não para o desenvolvimento das práticas de leitura
escolar. A pesquisa tinha como objetivos específicos: pesquisar possíveis aplicativos para o
desenvolvimento da leitura escolar em smartphone, desenvolver práticas de leitura escolar no
nono ano do Ensino Fundamental II utilizando aplicativos em smartphone, analisar se as
práticas desenvolvidas em sala de aula, com leitura escolar, através do dispositivo móvel
(smartphone) contribuem ou não para o desenvolvimento do ato de ler, analisar e refletir
sobre as práticas desenvolvidas durante a pesquisa por meio dos dados, percepções e respostas
coletadas durante o andamento do estudo e analisar o desenvolvimento da leitura a partir da
leitura digital. A perspectiva metodológica foi a Pesquisa-Ação, apresentada em dois ciclos: o
primeiro em formato piloto, em escola privada, e o segundo, que era o foco principal para as
análises e reflexões finais, em escola pública. Como reflexões finais e conclusões destacamos
a grande facilidade com que os estudantes utilizam o smartphone para seu lazer e uma certa
resistência a utilizá-lo para fins pedagógicos. As práticas de leitura em sala de aula precisam
ter um sentido real para o mundo do estudante e não mais ser uma mera decodificação de
letras e palavras. Constatamos ainda que, além de necessitarmos de uma escola equipada
tecnologicamente, é preciso que o sistema que engloba a educação caminhe junto. Nesse
sentido, a escola, o professor e os estudantes necessitam estar alinhados em um processo
único que contemple ações transformadoras no cenário educacional, pois a tecnologia por si
só não conseguirá agir para tal fim.
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