As competências socioemocionais na política curricular da BNCC: desdobramentos na formação de professores
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Data
2021-03-08Primeiro membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Segundo membro da banca
Fernandes, Cleoni Maria Barboza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação do Curso de Mestrado Profissional insere-se na linha de pesquisa em Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós- graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Aborda como temática as políticas curriculares, a BNCC, as competências socioemocionais e a formação de professores. Tem como objetivo principal investigar a proposta de formação de professores da rede pública municipal de Santa Maria com relação as competências socioemocionais previstas na BNCC. Estabelece como objetivos específicos: investigar a proposta de formação de professores em relação as competências socioemocionais contempladas na BNCC; refletir sobre os aspectos que constituem as competências socioemocionais; discutir o enfoque das competências socioemocionais como uma política curricular; ampliar conhecimentos sobre as emoções e competências socioemocionais. A metodologia constitui-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, realizada com a equipe do setor pedagógico da Secretaria de Educação do Município de Santa Maria. O referencial teórico está organizado com base em autores como: Bisquerra (2000), Burgos (2015), Damásio (2004), Freire (1987), Freitas (2018),
Goleman (1998), Lück (2002), Minayo (2009), Morin (2011), Rios (2008), Sacristán (2013). Os resultados encontrados no decorrer da pesquisa, evidenciam que as políticas públicas educacionais precisam ser repensadas e discutidas a partir da óptica do educador, dessa forma, sinaliza-se a importância em contemplar as competências socioemocionais como promotoras de saúde emocional na formação de professores, porém é necessário cautela, em relação a possíveis interferências de instituições privadas (lógica neoliberalista), para lutar contra a mercantilização da escola pública. Sobre a formação envolvendo as competências socioemocionais relacionadas a BNCC, mesmo não havendo uma proposta sistematizada, existem ações pontuais que sinalizam preocupação neste sentido. Por fim, um recurso desenvolvido como produto educacional, através de um caderno didático, constituído por uma proposta sugestiva para formações de professores, retribuindo dessa forma (de maneira muito singela), o privilégio em ser aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria.
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