Altas habilidades/superdotação na educação superior: contextos das universidades federais do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2022-06-30Primeiro coorientador
Negrini, Tatiane
Primeiro membro da banca
Vieira, Nara Joyce Wellausen
Segundo membro da banca
Schmidt, Carlo
Terceiro membro da banca
Peranzoni, Vaneza Cauduro
Quarto membro da banca
Dal Forno, Leticia Fleig
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa de doutorado está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e versa sobre a inclusão de acadêmicos com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Superior. A escrita é originária de inquietações em torno dos dados disponibilizados no Censo da Educação Superior a respeito do número de matrículas desse Público-Alvo da Educação Especial no respectivo nível de ensino. A partir de leituras de teorias e da compreensão de que esses dados estatísticos não representam a realidade do contexto universitário público brasileiro, traçou-se o objetivo de verificar se são - de que forma são oportunizadas ações de orientações ao reconhecimento e à identificação de indicadores de Altas Habilidades/Superdotação nas Universidades Públicas do Rio Grande do Sul numa perspectiva de Educação Inclusiva. Como percurso metodológico, a pesquisa se definiu como qualitativa (TRIVIÑOS, 1987; CRESWELL, 2014; GIL, 2008), exploratória-descritiva, do tipo Estudo de Multicasos (YIN, 2010; 2015; 2016). Para a coleta dos dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas (GIL, 2018) e questionários (PRODANOV; FREITAS, 2013). Também foram consultados os documentos institucionais de cada universidade, como o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional. A organização dos dados seguiu a triangulação e analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). O estudo foi desenvolvido com as universidades públicas do Rio Grande do Sul que aceitaram participar e colaborar com as informações: UFSM, UFPel, FURG e UFRGS. Os sujeitos da pesquisa foram quatro coordenadoras dos núcleos de acessibilidade ou congêneres, três representantes da pró-reitoria de graduação, duas psicólogas e três acadêmicas com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação. Para dar sustentação teórica à escrita, foram utilizados autores como Renzulli (2004; 2014; 2018), Freitas e Pérez (2012); Pérez e Freitas (2013; 2016); Barrera (2018); Alencar (2012); Arantes-Brero (2016; 2020); Delou (2007; 2012); Fleith (2007a; 2007b; 2007c); Virgolim (2007; 2014); Simplício (2014). Das interpretações das falas e questionários, oito categorias traduzem os achados: Conhecimento x desconhecimento; formação de professores; perfil do “público em destaque”: a identificação tardia/fora da universidade; invisibilidade que acomoda/incomoda; a inclusão documentada: da opinião das entrevistadas aos documentos institucionais; nem tudo são pedras e espinhos: as possibilidades de metamorfosear; identificar é possível, mas e o atender?; longo caminho: “estamos nos preparando”. E duas subcategorias: Autoconhecimento: a percepção das AH/SD no próprio sujeito; sugestões: dando voz aos participantes. Foram encontrados dois estudantes identificados na UFSM, uma na UFRGS, dois na UFPel com matrículas ativas no momento da pesquisa e nenhum acadêmico na FURG. Tais números representam a necessidade de serem pensadas em ações para a identificação desse público nas instituições de Ensino Superior. Constatou-se que as universidades estão buscando se organizar, porém ainda precisam maior embasamento para efetivar o reconhecimento e atendimento desses estudantes. A inclusão dentro das referidas universidades é vislumbrada, porém com foco para estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista, sendo defasada para as Altas Habilidades/Superdotação. Uma das maiores percepções, sejam dos profissionais como das estudantes participantes, foi a demanda por maior conhecimento, sendo indispensável a formação continuada que subsidie o trabalho com essa especificidade. As estudantes trouxeram que foram identificadas quando adultas e que esse processo aconteceu externo à universidade. Apenas uma delas afirmou que ainda na adolescência participou de programas de enriquecimento extracurricular, mas, mesmo assim, foi exigida a sua identificação formal pela universidade, tendo que buscar profissional habilitado para isso. Foram expostas queixas sobre alguns professores que não compreendem e não respeitam sua maneira de ser, e as formas de aprendizagem. Constataram-se aspectos positivos, principalmente ao suporte ofertado pelo núcleo de acessibilidade, além do acompanhamento por educadora especial no núcleo de acessibilidade (UFSM); o chamamento para a avaliação dentro da instituição e a tentativa de ouvir as demandas da acadêmica (UFRGS), a possibilidade de autodeclaração no momento da matrícula e as cotas para as AH/SD (UFPel). Entretanto, as três estudantes pensam que muitos alunos ficam na invisibilidade e que não encontram estrutura para suas demandas educacionais nas instituições. Perceberam-se angústias por parte das coordenadoras que desejam atender a esses estudantes, mas reconhecem que precisam de maior suporte. Em algumas das falas, esse suporte recaiu para a equipe gestora que nem sempre está aberta para esse pensamento de efetiva inclusão. E ainda, foram mencionadas questões que envolvem a parte burocrática, em que não depende apenas da universidade essa organização. Concluiu-se que para que a identidade dos estudantes com AH/SD seja reconhecida na Educação Superior, tese defendida nesse estudo, está a atuação dos núcleos de acessibilidade frente a esses acadêmicos, seja na orientação dos coordenadores e professores; envio de memorandos sobre a existência desse público e o que este requer no seu processo educacional; reuniões para diálogo junto a esses profissionais; busca de parcerias com outros setores na universidade como da psicologia para a avaliação/reconhecimento desses sujeitos; construção conjunta de estratégias com os estudantes. Para a inclusão desse alunado na Educação Superior é preciso o trabalho em equipe, pois transpassa a necessidade de identificá-los, demandando a conscientização de professores e comunidade institucional do que são as Altas Habilidades/Superdotação.
Collections
The following license files are associated with this item: