Mostrar registro simples

dc.creatorLauermann, Rosiclei Aparecida Cavichioli
dc.date.accessioned2022-12-13T17:32:19Z
dc.date.available2022-12-13T17:32:19Z
dc.date.issued2022-11-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27328
dc.description.abstractOpen Educational Resources (OER) are part of Open Education movement, whose principles aim at democratizing. OER aims to open paths for an education accessible to all by encouraging creation, open access to knowledge and creativity of remix. Thus, it promotes the culture of sharing among teachers and the integration of educational technologies in network in pedagogical mediation and demands, in inseparable way, the development of public policies. In this scenario, this research investigates “How can the integration of OER foments Disruptive Educational Innovation in Technical and Vocational Education (TVE)?”. As a methodology, a quantitative-qualitative research was developed, of the action-research type, guided by the steps of (re)planning, action, observation and reflection. The theoretical postulates are Freire's dialogic-problematizing education and the foundations of Disruptive Innovation and Technological-Pedagogical Fluency (TPF). As a methodological approach, Content Analysis (BARDIN, 2016) was used, supported by three cartographic matrices: Dialogical-Problematizing Matrix (DPM), ThematicOrganizing Matrix (TOM) and Thematic-Analytical Matrix (TAM) (MALLMANN, 2015) and in the software of qualitative analysis WebQDA. Thus, it is concluded that the basic principles of OER and the prerogative of the 5R (retain, reuse, review, remix and redistribute) create practical, ethical, social, political and emancipatory ruptures in educational actors. They collaborate, therefore, with authorship and co-authorship as the TPF improvement occurs, thus enhancing Disruptive Educational Innovation (DEI) in TVE.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecursos educacionais abertospor
dc.subjectInovação educacional disruptivapor
dc.subjectFluência tecnológico-pedagógicapor
dc.subjectPolíticas públicas em educaçãopor
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectOpen educational resourceseng
dc.subjectDisruptive educational innovationeng
dc.subjectTechnological-pedagogical fluencyeng
dc.subjectPublic policies in educationeng
dc.subjectTechnical and vocational educationeng
dc.titleInovação educacional disruptiva mediada por recursos educacionais abertos (REA) na educação profissional e tecnológica (EPT)por
dc.title.alternativeDisruptive educational innovation mediated by open educational resources (OER) in technical and vocational education (TVE)eng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoOs Recursos Educacionais Abertos (REA) integram o movimento da Educação Aberta, cujos princípios visam à democratização. REA tem como objetivo abrir caminhos para uma educação acessível para todos ao incentivar a criação, o acesso aberto ao conhecimento e a criatividade do remix. Assim, fomenta a cultura de partilha entre os professores e a integração das tecnologias educacionais em rede na mediação pedagógica e demanda, de forma indissociável, o desenvolvimento de políticas públicas. Nesse cenário, esta pesquisa investiga “Como a integração de REA pode fomentar a Inovação Educacional Disruptiva na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)?”. Como metodologia, desenvolveu-se pesquisa de natureza quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação, guiada pelas etapas de (re) planejamento, ação, observação e reflexão. Os postulados teóricos são a educação dialógicoproblematizadora freireana e os fundamentos da Inovação Disruptiva e da Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP). Como percurso metodológico, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) apoiada nas três matrizes cartográficas: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA) (MALLMANN, 2015) e no software de análise qualitativa WebQDA. Dessa forma, conclui-se que os princípios basilares dos REA e a prerrogativa dos 5R (reter, reusar, revisar, remixar e redistribuir) criam rupturas de ordem prática, ética, social, política e emancipatória nos atores educacionais. Colaboram, portanto, com a autoria e coautoria na medida em que ocorre o aprimoramento da FTP potencializando, dessa forma, a Inovação Educacional Disruptiva (IED) na EPT.por
dc.contributor.advisor1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser
dc.contributor.referee2Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.referee3Mazzardo, Mara Denize
dc.contributor.referee4Ferreira, Liliana Soares
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8983142176056310por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International