Estratégias de comunicação na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelos professores de Educação Física (EF) para e em suas aulas com alunos incluídos, auxiliando na melhoria da qualidade de ensino de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE). Os participantes dessa pesquisa foram professores de Educação Física de Escolas Estaduais da rede pública de Santa Maria, que possuíam ANEE incluídos em classes normais. Foi utilizado como técnica de coleta de dados uma entrevista com roteiro com perguntas semi-estruturadas de acordo com GIL (1999), e baseada nos itens para elaboração de estratégias seguidos por PALMA (2004). Constatou-se que há muitos fatores que envolvem a inclusão e que as estratégias de comunicação são muito importantes para que isso ocorra. Por isso há uma necessidade urgente de analisar o que fazer para que as oportunidades sejam iguais para todos os alunos da Escola.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: