dc.contributor.advisor | Viana, Luciana Erina Palma | |
dc.creator | Brandão, Dalva Goreth | |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T14:37:49Z | |
dc.date.available | 2022-12-16T14:37:49Z | |
dc.date.issued | 2007-01-10 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27378 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze the communication strategies used by Physical Education (PE) teachers to and in their classes with included students, helping in the improvement of the educational quality of students with special educational necessities (SSEN). The participants of this research were PE teachers of Public Schools in Santa Maria, who had special students in their regular classes. As data collect technique it was used an interview with semi structured questions according to GIL (1999), and based in items for elaboration of strategies followed by PALMA (2004). I noticed that there are many factors which evolve the inclusion and that the communication strategies are very important for that to occur. That is why there is an urgent necessity to analyze what to do so that the opportunities will be the same for all students in the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Estratégias de comunicação | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Alunos com necessidades educacionais especiais | por |
dc.subject | Communication strategies | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Students with special educational necessities | eng |
dc.title | Estratégias de comunicação na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais | por |
dc.title.alternative | Communication strategies in the inclusion of students with special educational necessities | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelos professores de Educação Física (EF) para e em suas aulas com alunos incluídos, auxiliando na melhoria da qualidade de ensino de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE). Os participantes dessa pesquisa foram professores de Educação Física de Escolas Estaduais da rede pública de Santa Maria, que possuíam ANEE incluídos em classes normais. Foi utilizado como técnica de coleta de dados uma entrevista com roteiro com perguntas semi-estruturadas de acordo com GIL (1999), e baseada nos itens para elaboração de estratégias seguidos por PALMA (2004). Constatou-se que há muitos fatores que envolvem a inclusão e que as estratégias de comunicação são muito importantes para que isso ocorra. Por isso há uma necessidade urgente de analisar o que fazer para que as oportunidades sejam iguais para todos os alunos da Escola. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |