Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorViana, Luciana Erina Palma
dc.creatorBrandão, Dalva Goreth
dc.date.accessioned2022-12-16T14:37:49Z
dc.date.available2022-12-16T14:37:49Z
dc.date.issued2007-01-10
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27378
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the communication strategies used by Physical Education (PE) teachers to and in their classes with included students, helping in the improvement of the educational quality of students with special educational necessities (SSEN). The participants of this research were PE teachers of Public Schools in Santa Maria, who had special students in their regular classes. As data collect technique it was used an interview with semi structured questions according to GIL (1999), and based in items for elaboration of strategies followed by PALMA (2004). I noticed that there are many factors which evolve the inclusion and that the communication strategies are very important for that to occur. That is why there is an urgent necessity to analyze what to do so that the opportunities will be the same for all students in the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAlunos com necessidades educacionais especiaispor
dc.subjectCommunication strategieseng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectStudents with special educational necessitieseng
dc.titleEstratégias de comunicação na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiaispor
dc.title.alternativeCommunication strategies in the inclusion of students with special educational necessitieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelos professores de Educação Física (EF) para e em suas aulas com alunos incluídos, auxiliando na melhoria da qualidade de ensino de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE). Os participantes dessa pesquisa foram professores de Educação Física de Escolas Estaduais da rede pública de Santa Maria, que possuíam ANEE incluídos em classes normais. Foi utilizado como técnica de coleta de dados uma entrevista com roteiro com perguntas semi-estruturadas de acordo com GIL (1999), e baseada nos itens para elaboração de estratégias seguidos por PALMA (2004). Constatou-se que há muitos fatores que envolvem a inclusão e que as estratégias de comunicação são muito importantes para que isso ocorra. Por isso há uma necessidade urgente de analisar o que fazer para que as oportunidades sejam iguais para todos os alunos da Escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto