Caminhar para “ri”: humor e imaginário na encruzilhada da formação de professores
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Data
2022-12-12Primeiro membro da banca
Mayor, Ana Lucia de Almeida Soutto
Segundo membro da banca
Celório, José Aparecido
Terceiro membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Quarto membro da banca
Barcelos, Valdo Hermes de Lima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese de doutorado insere-se na linha de pesquisa Docência, Saberes e
Desenvolvimento Profissional, do Programa da Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria/RS. O objetivo desta investigação é
compreender o humor a partir dos imaginários sociais, suas características e o que
acontece com a sua utilização em sala de aula, a fim de perceber como o humor
interage no ensino e na aprendizagem e como participa da formação dos professores.
Metodologicamente, esta pesquisa se inspira na abordagem qualitativa do tipo
pesquisa-auto(trans)formação (HENZ, 2018), em que coautores são convidados a
diálogos reflexivos, nos quais compartilham suas experiências em torno da temática
proposta. Paralelamente, a pesquisa se alicerça na perspectiva autobiográfica
(JOSSO, 2010) e da pesquisa-formação (JOSSO, 2020), em que o autor e os
coautores dialogam sobre suas trajetórias docentes. Para a produção dos dados, o
estudo contou com a participação de seis professores(as) que atuam no Ensino
Fundamental e Ensino Médio de diferentes escolas da cidade de Santa Maria/RS.
Foram realizados encontros de pesquisa-auto(trans)formação utilizando a proposta
epistemológico-política dos Círculos Dialógicos Investigativo-Auto(trans)formativos
(HENZ; TONIOLO, 2015), inspirados nos Círculos de Cultura freireanos e na
pesquisa-formação (JOSSO, 2020). Para instrumentalizar a investigação, foi utilizado
o Massa Folhada, que utiliza linguagem humorística em sua concepção. Essa
publicação foi tomada como um dispositivo didático, baseado na concepção de
dispositivo de Souto (2019) e Oliveira (2013). Ao longo do desenvolvimento, além de
Freire e Josso, a investigação contou com aportes teórico-conceituais de autores
como Castoriadis (1982), Freud (1969), Bergson (1980), Gadamer (1999), Morin
(2005), Nóvoa (2009a, 2009b), entre outros. Em um primeiro momento, a produção
de dados para a reflexão e análise ocorreu pela narrativa da história de vida do autor
no que se refere à temática trazida para esta tese – a relação do humor com a sala
de aula. Em um segundo momento, a produção de dados ocorreu por intermédio da
realização de seis Círculos Dialógicos, de que participaram os(as) seis
professores(as) coautores(as). Os diálogos abordaram as experiências da utilização
de dispositivo de humor em sala de aula, bem como a ligação dessas experiências
com a formação docente. Os dados surgidos nessas ocasiões, frutos dos testemunhos
revelados pelos coautores, foram posteriormente tramados com os autores chamados
ao diálogo, o que resultou no conjunto de reflexões, observações e direcionamentos
produzidos nesta pesquisa. Os estudos abrangeram questões acerca da influência da
utilização do dispositivo de humor em sala de aula, sua ligação com aspectos afetivos,
cognitivos, críticos, criativos, de autonomia e de relacionamento interpessoal entre os
envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, procurando evidenciar como o
humor participa da formação dos professores, ou seja, qual o sentido e significado de
uma docência com humor.
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