Navegação Tese de Doutorado por orientadores "Adaime, Martha Bohrer"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Ensino de ciências na educação infantil: formação de professores da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS, Brasil
(2015-08-17)O ensino de ciências tem assumido um papel cada vez mais importante na Educação Básica, as orientações curriculares apontam para a importância da área do conhecimento de mundo para o desenvolvimento pleno dos alunos, por ... -
Educação ambiental objetiva para os níveis de ensinos: fundamental e médio
(2011-06-27)O trabalho visou apresentar aos níveis de Ensinos: Fundamental e Médio de Santa Ma-ria RS, propostas de inserção curricular de temas nas escolas, voltados para a Edu-cação Ambiental Objetiva bem como o fornecimento de ... -
Por uma “ciência com consciência”: interfaces da educação ambiental e do ensino de ciências nos contextos docente, discente e do material didático
(2017-12-18)A Educação Ambiental (EA) é considerada uma linha unificadora para o desenvolvimento sustentável, e assim como esse campo do conhecimento, o Ensino de Ciências deveria ser construído sob uma perspectiva ambiental em seus ... -
Panorama reflexivo da contextualização da química no ensino médio: nas escolas estaduais e particulares de Santa Maria/RS
(2014-08-06)Este estudo visou obter um panorama da contextualização da química no ensino médio das escolas estaduais e particulares de Santa Maria/RS. Este trabalho apresenta perspectivas da pesquisa quantitativa e qualitativa, e ... -
Determinação de resíduos de agrotóxicos em azeite de oliva e azeitonas empregando método QuEChERS e UHPLC-MS/MS
(2019-08-03)Muito usados na dieta mediterrânea os azeites de oliva e azeitonas de mesa têm se tornado cada dia mais frequentes na mesa do consumidor brasileiro. Apesar do consumo per capta ainda ser pequeno, o país já se configura no ... -
Materialidades de um processo de circulação de ideias na ciência
(2019-07-05)Tomando-se por base a epistemologia de Ludwik Fleck, buscamos neste trabalho construir um dispositivo analítico-conceitual de referência que permita estudar os processos de constituição do conhecimento científico a partir ... -
Módulos didáticos sobre tópicos de educação ambiental para o ensino médio
(2014-09-30)O presente trabalho consiste em uma proposta de inserção de temas de Educação Ambiental, relacionado ao uso de clorofluorcarbonetos e destruição da camada de ozônio, efeito estufa / aquecimento global, chuva ácida e água: ... -
A aprendizagem na concepção humanista de Carl Rogers e sua contribuição para o desenvolvimento das atitudes dos estudantes de graduação em medicina da UFSM
(2015-08-18)O objetivo primário da escola médica é a formação integral de um egresso competente na resolução de problemas, e capacitado para a educação continuada. Para tanto, este egresso deve apresentar conhecimentos técnico-científicos, ... -
A inserção da perspectiva ciência-tecnologia-sociedade na formação inicial de professores de Química
(2016-08-12)Neste trabalho investigou-se a inserção da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na formação inicial de professores. O desenvolvimento ocorreu em um componente curricular de Prática de Ensino, com estudantes de ... -
Determinação multirresíduo de agrotóxicos em tomate, beterraba e cenoura empregando QuEChERS modificado e UHPLC-MS/MS
(2020-04-17)Beterraba, cenoura e tomate são alimentos com grande teor de água, açúcares e pigmentos, que estão entre as hortaliças mais cultivadas e consumidas no mundo todo e frequentemente apresentam resíduos de agrotóxicos em suas ...