Da perda da visão ao exercício da docência: a narrativa de vida de Daverlan Dalla Lana Machado
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Date
2022-11-22Primeiro membro da banca
Bridi, Fabiane Romano de Souza
Segundo membro da banca
Pereira, Josefa Lídia Costa
Terceiro membro da banca
Eidelwein, Monica Pagel
Quarto membro da banca
Brancher, Vantoir Roberto
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo, vinculado à linha de pesquisa “Educação Especial, Inclusão e Diferença”,
do Doutorado em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria – RS, tem como objetivo compreender de que
modo se constitui a trajetória de vida, formação e atuação docente de um professor
cego na Educação Básica. Especificamente, o estudo analisou as políticas públicas
para a inclusão, que permitem o acesso e a permanência da pessoa com deficiência
ao longo da trajetória formativa, bem como o exercício da profissão escolhida;
problematizou a evolução dos direitos sociais e educacionais das pessoas cegas e
interpretou a narrativa de vida, formação e atuação docente de Daverlan Dalla Lana
Machado, professor cego, da Rede Municipal de Santa Maria, RS. A partir da imersão
realizada para o alcance de cada um desses objetivos e com base na análise da
narrativa de vida de Daverlan Dalla Lana Machado, defende-se a tese de que a
evolução dos direitos sociais e educacionais das pessoas cegas, as políticas públicas
para a inclusão escolar, acadêmica e no mundo do trabalho, bem como a tecnologia
assistiva, não são os únicos fatores que permitem e impulsionam a carreira de um
professor cego. Existe outro, decisivo, que é a autoeficácia, principal mecanismo de
autorregulação da agência humana, pilar da Teoria Social Cognitiva (TSC) de Albert
Bandura. A pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa, teve como
procedimento a pesquisa narrativa. O embasamento teórico do estudo, está ancorado
em sessões que discutem acerca das Políticas Públicas para a Inclusão, conceitos e
contextualização histórica da deficiência visual - Cegueira e a Narrativa de Vida e sua
importância formadora. Para a produção dos dados, utilizou-se como instrumento a
entrevista narrativa, com Daverlan Dalla Lana Machado, professor cego, docente dos
anos iniciais do ensino fundamental, da Rede Municipal de Educação de Santa Maria
(RS). Esta, deu-se mediante todos os procedimentos éticos da pesquisa envolvendo
seres humanos, bem como consentimento do participante com a publicização de seu
nome. Os dados produzidos foram analisados mediante a análise categorial, proposta
por Bardin (2011). Os achados vieram ao encontro das hipóteses e objetivos do
estudo, que colocou em voga uma temática inovadora, uma vez que a atuação
profissional de pessoas cegas merece discussões e reflexões no campo das
pesquisas científicas, a fim de contribuir para que o direito ao trabalho de sua escolha,
aconteça em ambiente acessível e em igualdade de condições com todas as pessoas,
bem como apontar as potencialidades desses sujeitos e trazer uma nova reflexão a
partir da TSC, e seus conceitos de agência humana e autoeficácia. Esse viés do
estudo permite que outras pessoas cegas compreendam suas potencialidades e
principalmente, que são agentes no percurso de suas vidas. Além disso, para a
comunidade em geral, o estudo aponta a possibilidade de um novo olhar para as
pessoas com deficiência, que talvez ainda não tenha sido atingido em sua plenitude
pelas produções científicas da área. Acredita-se que essa pesquisa não esgota a
temática, mas suscita inquietações para futuros estudos, que deem voz e sirvam de
inspiração para a academia, pessoas com deficiência e comunidade em geral,
minimizando cada vez mais as barreiras ainda existentes para o exercício do direito
ao trabalho de acordo com a formação profissional.
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