Trabalho pedagógico multifacetado e a educação infantil na pandemia: uma análise dos movimentos de sentidos
Visualizar/ Abrir
Data
2022-11-18Primeiro membro da banca
Cancian, Viviane Ache
Segundo membro da banca
Mello, Débora Teixeira de
Terceiro membro da banca
Machado, Célia Tanajura
Quarto membro da banca
Orzechowsk, Suzete Terezinha
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo integra-se ao Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho,
Educação e Políticas Públicas, vinculado à Linha de Pesquisa 2 – Políticas Públicas
Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O tema de
pesquisa refere-se aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas políticas
para a Educação Infantil, em especial, ao direito de brincar e ao trabalho pedagógico
das professoras na Rede Municipal de Santa Maria. A pesquisa teve como
problematização a seguinte questão: considerando o contexto de pandemia e os
direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos nas políticas para a
Educação Infantil, como professoras de crianças de pré-escola, das escolas da
Rede Municipal em Santa Maria, elaboram, descrevem e visualizam os sentidos no
seu trabalho pedagógico, em especial, quanto ao direito de brincar? A suposição
inicial da pesquisa foi que, para que se produza um trabalho pedagógico práxico,
transformador, que tenha sentido e significação para professoras e crianças, importa
que as professoras compreendam o seu trabalho e o brincar como um todo, em suas
teorias. Elaborou-se como objetivo geral: analisar os sentidos produzidos pelas
professoras da pré-escola sobre o trabalho pedagógico que desenvolveram no
contexto da pandemia, em especial sobre o brincar, dentre os direitos de
aprendizagem e desenvolvimento previstos nas políticas de Educação Infantil. A
pesquisa é de abordagem dialética, e teve como referência a metáfora da colcha de
retalhos, ressaltando que uma colcha pronta não esgota todas as possibilidades de
análise possíveis, afinal, assim como os retalhos, a pesquisa poderia ter sido
arranjada de outra forma. A produção de dados se deu a partir dos questionários,
das entrevistas, dos projetos políticos pedagógicos (PPPs), do estudo do
Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC), do Referencial Curricular
Gaúcho para Educação Infantil (RCGEI), das Diretrizes Curriculares Nacionais para
a Educação Infantil (DCNEI) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo
por fundamento teórico-metodológico, de perspectiva crítica, a Análise dos
Movimentos de Sentidos (AMS). Nas considerações finais, revisita-se o período de
adversidades e se enobrece as ações das professoras no enfrentamento das
adversidades da pandemia por Covid-19. A superação incomum para lidar com o
inusitado, o sentido de coletividade e as múltiplas formas de trabalho fizeram com
que as professoras desenvolvessem um trabalho pedagógico multifacetado. Ao final,
retoma-se a suposição inicial e elaboram-se possíveis respostas às questões
propostas para a pesquisa, apresentando duas considerações, uma a respeito do
trabalho que as professoras desenvolveram e a outra sobre o direito de brincar.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: