Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por área do CNPQ "700800700501"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 107
-
O lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literatura
(2021-02-08)A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança reorganiza suas experiências, ... -
Os fatores envolvidos no fracasso escolar de alunos com deficiência intelectual
(2023)Essa pesquisa teve como objetivo geral investigar os fatores envolvidos no processo da produção do fracasso escolar de alunos com Deficiência Intelectual. O estudo foi dividido em três temáticas centrais: Fracasso escolar, ... -
O papel do círculo familiar e os riscos da infantilização de filho com Síndrome de Down
(2023-01-30)O trato da família perante o filho com Síndrome de Down é fator decisivo para seu o desenvolvimento. Quando esse indivíduo é visto como alguém incapaz e não lhe é dada a oportunidade de desenvolver suas habilidades, se ... -
Trabalho e ensino colaborativo nas escolas brasileiras: um mapeamento por meio de uma revisão sistemática
(2022-08-19)A literatura especializada no assunto considera que o trabalho e ensino colaborativo poderão contribuir de formas diversas no processo de aprendizagem dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou necessidades ... -
O aluno adulto com altas habilidades/superdotação e suas reflexões acerca da construção da sua identidade
(2018-12-11)A presente pesquisa é resultante de um Trabalho de conclusão do curso de Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dentro das Altas Habilidades/Superdotação ... -
Adultos com Altas Habilidades/Superdotação e Ensino Superior: Fatores que influenciam na escolha do curso de graduação
(2023-12-15)O presente Trabalho de Conclusão do Curso em Educação Especial Noturno buscou investigar quais os fatores que influenciaram na escolha do curso de graduação no ensino superior de alunos com Altas Habilidades/Superdotação ... -
A acessibilidade como recurso de inclusão para surdos no cinema brasileiro
(2018)Este trabalho se constituiu a partir de uma análise sobre a acessibilidade nos cinemas brasileiros para os sujeitos surdos, e será desenvolvida através de uma fundamentação teórica e entrevista com a militante do Movimento ... -
Narrativas autobiográficas: experiências & [res] significações se ser mãe especial
(2017-12-04)Na busca de reencontrar e [res] significar novos caminhos, pretende-se entrar nesta escrita para narrar uma história. No entanto, a problemática para narrar essa história utiliza-se como problema de pesquisa, ... -
Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2019)Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo ... -
Experiência comunicativa e interativa de moradores surdos/deficientes auditivos da CEU II da Universidade Federal de Santa Maria-RS
(2019)Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC, faz parte do programa de disciplinas obrigatórias do Curso de Educação Especial diurno da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM, RS. A elaboração de uma pesquisa envolvendo uma ... -
TEACCH na escola comum: possibilidades e desafios
(2022-02-14)Este ensaio via analisar o conceito de TEACCH, trazendo indicadores do seu funcionamento e após, sugestões de aplicação. A relação de TEACCH e escola regular será abordada pois, até então a prática de aplicação do TEACCH ... -
Reflexões sobre a presença de profissionais de apoio/monitores em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria - RS
(2018)O presente estudo tem como objetivo geral conhecer e analisar a atuação de profissionais de apoio/monitores no contexto de uma escola da Rede Municipal de Ensino (RME) de Santa Maria- RS. Como objetivos específicos, ... -
Processos de aprendizagem de alunos com altas habilidades/superdotação durante o período de distanciamento social
(2021-09-10)O presente projeto de pesquisa justifica-se devido à repentina mudança no contexto escolar de 2020, em decorrência da pandemia, e teve como objetivo analisar a percepção de alunos com altas habilidades/superdotação sobre ... -
A organização escolar diante da inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso
(2017-12-18)A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral ... -
Quero meu lugar: a inclusão de aluno na turma de anos iniciais no contexto escolar
(2023-12-12)Por meio deste trabalho, vinculado ao curso de Pedagogia - Noturno, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), busquei fazer uma reflexão acerca das relações de uma determinada turma de Anos Iniciais da rede pública ... -
Mapeamento de artigos publicados na revista Educação Especial: em foco a identificação das altas habilidades/superdotação na Educação Infantil
(2022-12-14)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido durante o Curso de Educação Especial - Noturno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Para o desenvolvimento desse TCC foi ... -
A educação musical na Educação Especial: contribuições ao sujeito com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
(2023-02-06)No campo da educação especial, novas abordagens pedagógicas são cada vez mais estudadas e aplicadas a fim de ampliar o aprendizado e o bem-estar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste contexto, uma das ... -
O uso do computador como ferramenta de ensino para alunos(as) com deficiência Intelectual não alfabetizados
(2023-12-15)O presente trabalho tem como objetivo investigar o uso do computador como ferramenta de ensino para alunos com deficiência intelectual não alfabetizados. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica utilizando referências teóricas ... -
Análise da produção científica da revista Educação Especial da UFSM acerca da temática altas habilidades/superdotação
(2018-12-10)Para uma educação voltada para os alunos com altas habilidades/ superdotação (AH/SD), é necessário que os profissionais desta área dêem suporte ao aluno no atendimento especializado e trabalhe tanto os ... -
Acessibilidade arquitetônica no campus sede da UFSM: um estudo bibliográfico
(2023-01-23)O presente estudo possui como temática central a acessibilidade arquitetônica no Campus Sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como objetivo geral visou conhecer o que revelam os trabalhos acadêmicos realizados ...