Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por orientadores "Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Por Todas as Telas: a novela brasileira do sofá da sala aos trending topics
(2023-12-15)“Por Todas as Telas” aborda a adaptação das telenovelas brasileiras diante das mudanças no cenário midiático contemporâneo. Inicialmente, destaca-se o contexto da crescente variedade de formatos de entretenimento disponíveis, ... -
"Não solto meu nordeste nem a pau": consumo midiático e identidade cultural entre os fãs de Juliette no Twitter
(2022)A partir da análise de tuítes dos fãs de Juliette publicados entre janeiro de 2021 e julho de 2022, período que abrange desde a participação da artista no reality show Big Brother Brasil 2021 (BBB 21), até os lançamentos ... -
“Elas também bebem”: o consumo de cerveja por mulheres de Santa Maria
(2017-12-11)Existe uma tendência que se fortaleceu nos últimos anos em relação ao consumo de cerveja pelo público feminino. As mulheres têm bebido cada vez mais cerveja conforme mostram diversas pesquisas – a plataforma de pesquisa ... -
Dos vestiários às ruas: uma análise sobre o posicionamento da linha Adidas Originals
(2018)A problemática que orienta esse trabalho inicia a partir da observação de um novo cenário no mercado da moda esportiva, no qual artigos esportivos passaram a ser objetos de desejo para compor estilos, usados não só para o ... -
"Redondo é sair do seu passado": leituras de gênero sobre a campanha publicitária Reposter da Skol
(2018-12-03)Com a interação dos meios de comunicação com a sociedade, a publicidade está presente na experiência cotidiana vinculada à cultura do consumo, modelada de acordo com fatores econômicos, sociais e culturais. A publicidade ... -
Out Comics: perfil no Instagram sobre representação LGBTQIA+ nas histórias em quadrinhos de super-heróis
(2021)Esse projeto visa explorar a intersecção entre a temática da representação LGBTQIA+ e as histórias em quadrinhos estadunidenses de super-heróis através de uma experimentação realizada na rede social Instagram. A difusão ... -
“As Telefonistas”: leituras sobre questões de gênero enfrentadas pelas mulheres desde o século XX
(2018-12-03)O presente trabalho tem como objetivo principal analisar como as questões de gênero retratadas na série As Telefonistas são interpretadas por suas espectadoras, tendo em vista o contexto em que estão inseridas e as ... -
Livros que livram: plano de comunicação para projeto de leitura em cárcere
(2019-12-05)Este projeto experimental traz uma discussão sobre o sistema carcerário brasileiro e projetos sociais realizados nesses espaços, trazendo também um recorte de gênero. Através do projeto “Livros que livram” que teve início ... -
“E as proteínas?”: a construção da identidade de sujeitos vegetarianos em Santa Maria – RS através das práticas de consumo
(2019-12-04)A cada ano cresce mais o número de vegetarianos no Brasil, porém, são poucos trabalhos que se propõe a estudar este grupo dentro do campo da comunicação e dos estudos de consumo. Em vista disto, temos poucas informações a ... -
Mulheres e o estilo fitness: os atravessamentos do consumo sob a luz teórica de Néstor García Canclini
(2023-12-11)Esta pesquisa parte do pressuposto de que a busca pela perfeição física estimulada pela mídia fitness pode ter um impacto significativo na relação das mulheres com seus próprios corpos e na prática de exercícios físicos. ... -
Mulheres e estilo de vida fitness: os atravessamentos do consumo sob a luz teórica de Nestor Garcia Canclini
(2023-12-11)Esta pesquisa parte do pressuposto de que a busca pela perfeição física estimulada pela mídia fitness pode ter um impacto significativo na relação das mulheres com seus próprios corpos e na prática de exercícios físicos. ... -
Maternidade em tempos de pandemia: report como instrumento de divulgação científica
(2021)A pandemia da COVID-19 escancarou os desafios enfrentados por mulheres que são mães e exercem o trabalho de cuidado, tanto no Brasil, quanto no mundo. O presente trabalho trata-se de um projeto experimental, desenvolvido ... -
“Fazendo gordice”: uma ressignificação sobre anúncios publicitários de moda plus size
(2018)Este trabalho apresenta um estudo sobre o corpo, o que ele representa na sociedade, como a questão de gênero afeta isto e qual o papel da mídia nesse assunto. Também traz o estudo sobre a gordofobia, com a intenção de ... -
Femvertising: o empoderamento da mulher na propaganda sob a ótica das receptoras
(2016-12-15)Femvertising é a união das palavras feminism e advertising, traduzidas para o português como feminismo e propaganda. Tendo em vista a carência investigativa de pesquisas acadêmicas sobre o tema, o presente estudo foi ... -
A fotografia como forma de reconhecimento do corpo e estímulo à autoestima feminina
(2022)O intuito deste trabalho é entender de que forma a fotografia pode ser usada como ferramenta de autoconhecimento e estímulo à autoestima feminina. Para isso, foi estudado como se constrói a relação das mulheres com a sua ... -
Conteúdo para sítio institucional: mulheres da CEU II
(2019-12-03)Este projeto experimental visa discutir temas como assistência estudantil para mulheres, a trajetória de luta das estudantes na conquista de direitos na Universidade Federal de Santa Maria e a escassez de informações ... -
Meu eu do sul: as minorias no Movimento Tradicionalista Gaúcho
(2021)Este trabalho versa sobre as minorias atuantes no Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG-RS). Especialmente, observa, analisa e problematiza a forma como estas minorias se mantém ativas no MTG, sendo ... -
“Mais feminista que eu?”: a construção de identidades feministas a partir do consumo cultural
(2019-12)A emergente disseminação de valores feministas na sociedade, nos últimos anos, alterou a relação dos indivíduos com o movimento. Com a finalidade de compreender a atual transformação do movimento feminista em um símbolo ...