Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por unidade "Centro de Educação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 315
-
O lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literatura
(2021-02-08)A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança reorganiza suas experiências, ... -
Os fatores envolvidos no fracasso escolar de alunos com deficiência intelectual
(2023)Essa pesquisa teve como objetivo geral investigar os fatores envolvidos no processo da produção do fracasso escolar de alunos com Deficiência Intelectual. O estudo foi dividido em três temáticas centrais: Fracasso escolar, ... -
A história de vida de J.: a aquisição da língua de sinais em período tardio
(2017-12-05)Este artigo de Conclusão de Curso apresenta a história de vida de J., um menino surdo que conheceu a Língua de Sinais somente aos oito anos, e que, até então, não possuía diagnóstico no que tange à surdez. Neste contexto, ... -
Ensaios (auto) biográficos: passos e traços do cenário de uma professora em formação
(2021-07-05)O presente Trabalho de Conclusão de Curso se caracteriza pela produção de uma narrativa autobiográfica pela qual me proponho a descrever elementos de minha história de vida. Dirigindo o foco sobre o meu próprio processo ... -
O papel do círculo familiar e os riscos da infantilização de filho com Síndrome de Down
(2023-01-30)O trato da família perante o filho com Síndrome de Down é fator decisivo para seu o desenvolvimento. Quando esse indivíduo é visto como alguém incapaz e não lhe é dada a oportunidade de desenvolver suas habilidades, se ... -
(Auto)Formação docente em tempos de pandemia: relato autobiográfico do estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental
(2021)Este trabalho de conclusão de curso aborda a temática dos estágios supervisionados nos cursos de formação docente. Especificamente, tem como objeto um estágio supervisionado realizado por meio remoto nos Anos Iniciais do ... -
A inclusão de alunos com autismo: um trabalho transdisciplinar na escola
(2017-01-12)Com a atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, as escolas vêm sendo desafiadas a se reorganizarem em favor do processo de escolarização de todos os alunos. Desta forma, para que ... -
Ensino religioso, protagonismo juvenil e novo ensino médio: diálogo e articulação
(2020-12-01)A presença do Ensino Religioso enquanto disciplina de oferta obrigatória nas escolas públicas do país sempre foi alvo de contenda, de debates acirrados e discussões em torno da importância, ou não, de se tratarem questões ... -
O processo de construção da aprendizagem de alunos com autismo incluídos nos anos iniciais do Ensino Fundamental
(2018-12-11)A escola inclusiva é aquela que abre espaço para as diferenças e pensa em todas as crianças, incluindo aqueles sujeitos que apresentam necessidades educacionais especiais. O processo de construção da aprendizagem de ... -
Trabalho e ensino colaborativo nas escolas brasileiras: um mapeamento por meio de uma revisão sistemática
(2022-08-19)A literatura especializada no assunto considera que o trabalho e ensino colaborativo poderão contribuir de formas diversas no processo de aprendizagem dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou necessidades ... -
Afetividade e relação professor-aluno na educação infantil
(2019-01-02)O presente trabalho faz uma reflexão sobre minhas experiências quanto a afetividade entre professor/aluno na educação infantil, que busca compreender o motivo pelo qual os alunos depositam tanto afeto para com o professor ... -
Análises sobre a aprendizagem do aluno com DI em processo de inclusão escolar
(2016-12-20)O presente trabalho objetiva discutir a aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual - DI em processo de inclusão escolar e teve sua origem nas experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado ... -
Autismo e Educação Infantil: algumas tessituras a partir de pareceres pedagógicos
(2018-12-11)Este trabalho de conclusão de curso busca pesquisar a grande importância para a educação, por tratar de questões que envolvem a inclusão das crianças com autismo no contexto escolar, evidenciando uma reflexão sobre as ... -
Progressão continuada e trabalho pedagógico: enfrentamentos e desafios na alfabetização inicial
(2018-12-21)Este estudo teve como objetivo compreender as implicações da progressão continuada na organização do trabalho pedagógico no ciclo de alfabetização. Para isso, elencamos como objetivos específicos: identificar os desafios ... -
Ciências da natureza em vivências de uma turma montessoriana de crianças bem pequenas.
(2022-08-15)Este trabalho busca relatar experiências vivenciadas em uma turma Montessoriana de crianças bem pequenas, visando mostrar como as Ciências da Natureza aparecem neste espaço educativo, considerando as metodologias de ensino ... -
O aluno adulto com altas habilidades/superdotação e suas reflexões acerca da construção da sua identidade
(2018-12-11)A presente pesquisa é resultante de um Trabalho de conclusão do curso de Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dentro das Altas Habilidades/Superdotação ... -
O ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental
(2020-12-15)O Ensino Religioso no Brasil passou por diversas fases. No passado, a Igreja Católica possui marcos muito fortes no processo educacional e as aulas de Religião voltavam-se quase que exclusivamente a ela. A partir da Lei ... -
Adultos com Altas Habilidades/Superdotação e Ensino Superior: Fatores que influenciam na escolha do curso de graduação
(2023-12-15)O presente Trabalho de Conclusão do Curso em Educação Especial Noturno buscou investigar quais os fatores que influenciaram na escolha do curso de graduação no ensino superior de alunos com Altas Habilidades/Superdotação ... -
A disciplina de ensino religioso como veículo atenuante da intolerância religiosa
(2020-12-15)Este artigo aborda a relevância da disciplina de Ensino Religioso na Educação Básica e sua contribuição para o desenvolvimento de uma cultura de paz na vida das crianças e jovens. Tem por objetivo geral, refletir sobre a ... -
Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva: narrativas de professoras
(2017-12-14)Esta pesquisa surge de inquietações acerca das políticas da educação especial que vem desafiando o contexto escolar. Em especial, na nossa investigação, tratamos sobre as concepções e práticas pedagógicas que estão sendo ...