Pensamento complexo como via de pensar o protagonismo docente em memoriais acadêmicos de professores formadores
View/ Open
Date
2023-07-20Primeiro membro da banca
Kistemacher, Dilmar
Segundo membro da banca
Arenhaldt, Rafael
Terceiro membro da banca
Cruz, Denise Santos da
Quarto membro da banca
Marquezan, Lorena Inês Peterini
Metadata
Show full item recordAbstract
Tese produzida no curso de Doutorado em Educação, Programa de Pós-Graduação
em Educação, linha de pesquisa 1 “Docência, saberes e desenvolvimento
profissional”, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul,
Brasil. Aborda o protagonismo docente nas trajetórias de formação e na docência
universitária, narradas nas escritas de si, nos memoriais de três professores
formadores titulares voluntários, os quais ascenderam a esta categoria entre 2017 e
2022. Esses professores contribuem na formação do pesquisador em educação e do
professor da Educação Básica. A tese articulou três olhares perscrutadores,
pensamento complexo, desenvolvimento profissional docente e saberes/fazeres da
complexidade, apreendendo das narrativas docentes as peculiaridades e
protagonismos nos modos de pensar, sentir e agir, em favor daquilo que destacaram
como ideias fundantes da sua professoralidade. O procedimento metodológico, por
meio da análise sistemática com apoio no Software IRaMuTeQ © - em conjunto com
o software de visualização, análise e manipulação de redes e grafos Gephi foi
considerado adequado. A qualidade e quantidade de recursos apresentadas, sendo
alternativas gratuitas, mostraram-se eficazes no processamento de cada memorial e
no cruzamento entre eles, colocando em destaque palavras cujo sentido são ideiaspotentes que representam o pensamento docente. A própria complexidade da
docência, inventada e reinventada como ensino, pesquisa, extensão e gestão, pode
ser compreendida a partir dos excertos narrativos e das nuvens de palavras. Ficou
visível o pensamento complexo como via de pensar os processos vivenciados por
esses professores na graduação e na pós-graduação, desenvolvendo à docência
complexa.
Collections
The following license files are associated with this item: