dc.creator | Sául, Tamine Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T15:42:39Z | |
dc.date.available | 2023-08-25T15:42:39Z | |
dc.date.issued | 2023-06-28 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30084 | |
dc.description.abstract | The present research has the general objective of understanding how the teachers of
the Final Years, at Escola Marista Santa Marta, constitute and self(trans)form
themselves as social educators, based on their immersion/emersion in the / with the
reality experienced. Thus, the research problem emerges: how does the teacher at
Escola Marista Santa Marta constitute themselves and become a self-(trans)forming
Social Educator? The permanent self(trans)formation with the social educator(s)
teachers occurred through the political-epistemological proposal of the Investigativeself(trans)formative Dialogical Circles and, the understanding and interpretation of the
constructs occurred through Discursive Textual Analysis combined with philosophical
hermeneutics. Ten Investigative-self(trans)formative Dialogical Circles were held, in
which their movements made it possible to perceive some common aspects based on
the life experiences and training of these subjects. As a construct of this research, two
major themes emerged: School Social Education and Self(trans)training, allowing to
trace some paths of understanding for school social education. The proposition of this
thesis for Escola Marista Santa Marta is the continuity of Dialogic Investigativeself(trans)training Circles, as moments of permanent self(trans)formation of its teams,
as well as the construction of a PPP for and with the school and community, based on
the Freirean Thematic Approach. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação social escolar | por |
dc.subject | Educadora e educador social | por |
dc.subject | Auto(trans)formação permanente com docentes | por |
dc.subject | Círculos dialógicos investigativosauto(trans)formativos | por |
dc.subject | School social education | eng |
dc.subject | Educator and social educator | por |
dc.subject | Self- (trans)permanent training with teachers | eng |
dc.subject | Investigative-self(trans)formative dialogic circles | eng |
dc.title | Educação social na escola Marista Santa Marta: papel e constituição da(o) docente | por |
dc.title.alternative | Social education at Marist school Santa Marta: teacher's role and constitution | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como as(os) docentes dos
Anos Finais, da Escola Marista Santa Marta, constituem-se e se auto(trans)formam
educadoras(es) sociais, a partir da imersão/emersão delas e deles na/com a realidade
vivenciada. Assim, emerge o problema de pesquisa: como a(o) docente da Escola
Marista Santa Marta vai se constituindo e se auto(trans)formando Educadora(or)
Social? A auto(trans)formação permanente com as e os docentes educadoras(es)
sociais ocorreu por meio da proposta político-epistemológica dos Círculos Dialógicos
Investigativos-auto(trans)formativos e, a compreensão/interpretação dos constructos
ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva aliada à hermenêutica filosófica.
Foram realizados 10 Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos, nos
quais os seus movimentos possibilitaram perceber alguns aspectos comuns com base
nas experiências de vida e formação desses sujeitos. Como constructo desta
pesquisa, emergiram duas grandes temáticas: a Educação Social Escolar e a
Auto(trans)formação e suas sub temáticas emergentes, permitindo traçar alguns
caminhos de compreensão para a educação social escolar. Emergiram também dois
novos movimentos: a Problematização/dinamização/sensibilização e, a Práxis
curricular via Círculos Dialógicos Investigativos-auto(trans)formativos; uma nova
dimensão: a emancipação e prática da liberdade e, ainda, as Manifestações dos
obstáculos gnosiológicos, de onde surgiu como proposição dessa tese para a Escola
Marista Santa Marta a continuidade dos Círculos Dialógicos Investigativosauto(trans)formativos, como momentos de auto(trans)formação permanente de suas
equipes, bem como a construção de um PPP para e com a escola e comunidade, a
partir da Abordagem Temática Freireana, da Práxis curricular via Círculos Dialógicos
Investigativos-auto(trans)formativos e sua relação com Gohn a partir da Elaboração
do Diagnóstico do problema, Elaboração preliminar da proposta de trabalho e do
Desenvolvimento e complementação do processo de participação. Ainda, ressalta-se
a importância da Análise Textual Discursiva aliada a hermenêutica para a identificação
das temáticas geradoras e, por fim, defende-se alguns aspectos teórico-práticos para
ser/tornar-se uma(um) educadora(or) social a partir de processos
auto(trans)formativos: Inacabamento (Inconformismo/Insatisfação); Olhar, ouvir e
cuidar; Afeto e diálogo; Realidade, reflexão, criticidade e posicionamento;
Humanização e, Transformação social. | por |
dc.contributor.advisor1 | Henz, Celso Ilgo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8841113239645760 | por |
dc.contributor.referee1 | Gehlen, Simoni Tormohlen | |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Thiago Ingrassia | |
dc.contributor.referee3 | Muenchen, Cristiane | |
dc.contributor.referee4 | Kronbauer, Luiz Gilberto | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0472734520402886 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |