A voz pedagógica de professoras formadoras em música na pedagogia: narrativas (auto)biográficas
View/ Open
Date
2023-07-06Primeiro membro da banca
Abreu, Delmary Vasconcelos de
Segundo membro da banca
Tomazetti, Elisete Medianeira
Terceiro membro da banca
Ostetto, Luciana Esmeralda
Quarto membro da banca
Souza, Zelmielen Adornes de
Metadata
Show full item recordAbstract
A pesquisa sobre a voz pedagógica de professoras formadoras em Música na
Pedagogia apresentou-se como um tema emergente para a compreensão da ação
docente e dos modos de ser e estar na docência no ensino superior. Vinculada ao
grupo FAPEM – formação, ação e pesquisa em educação musical –, ao Laboratório
de Educação Musical (LEM/CE) e ao Programa de Pós-graduação em Educação da
UFSM (PPGE/UFSM), a tese nasceu como uma vertente da pesquisa "Música –
Pedagogia – formação humana: encontros em modos de ser do professor no ensino
superior” (BELLOCHIO, 2018, 2022) e salientou a voz pedagógica como uma voz
corporificada, encarnada na docência universitária de professoras formadoras.
Buscou-se, com a tese, compreender como a voz pedagógica é/tem sido construída
por professoras formadoras em Música, em cursos de Pedagogia, a partir de sua ação
docente articulada à formação humana das estudantes e ao amor pedagógico à
Música. Especificamente, a pesquisa interessou-se em: a) entender como a Música é
apresentada e corporificada na docência; b) (re)conhecer, pelas narrativas
(auto)biográficas, a emergência do amor pedagógico na docência universitária; c)
identificar de que modo e/ou se as professoras formadoras operam com as quatro
formas pedagógicas – tornar estudante, suspensão, profanação e amor pedagógico –
na formação musical, pedagógico-musical e humana de futuras professorasreferência; d) entender os elementos-modos-gestos-expressividades na constituição
da voz pedagógica de professoras formadoras em Música na Pedagogia. A
fundamentação da tese foi construída a partir de autores-base, para pensar a voz
pedagógica de professoras formadoras (ZUMTHOR, 1993, 2018; KOHAN, 2015;
SIMONS, MASSCHELEIN, 2017; LARROSA, RECHIA, 2019; MASSCHELEIN, 2021),
articuladas às formas pedagógicas, aos elementos-modos-gestos-expressividades da
docência, aos autores que discutem sobre Música e Pedagogia no ensino superior
(APÊNDICE A) e à pesquisa (auto)biográfica (JOSSO, 2010; PASSEGGI, 2020, 2016;
PASSEGGI, SOUZA, 2017), enquanto referencial teórico e metodológico, que dialoga
com e se entrelaça à voz pedagógica. As entrevistas narrativas (auto)biográficas
foram a base da produção de dados da pesquisa, que teve como inspiração analítica
a teoria fundamentada (CHARMAZ, 2009; TAROZZI, 2011). Com o desenvolvimento
da tese foi possível compreender que a voz pedagógica construída na docência em
Música por professoras formadoras, é uma voz mutante com o tempo, com os
referenciais que a acompanham na trajetória docente. Para algumas das professoras
formadoras, essa voz também se constitui como um coro pedagógico, composto pelas
consonâncias, dissonâncias e notas pedais que envolvem as relações humanas em
docência. Também é uma voz que emana sentimentos, envolve processos e
corporifica a palavra. A consonância é feita de escolhas que são corporificadas na
construção das unidades de ensino de sua matéria e nas práticas musicais e
pedagógico-musicais, desenvolvidas na sala de aula. Por fim, a voz pedagógica de
professoras formadoras em Música em cursos de Pedagogia também é envolta dos
desafios que compõem a docência, mas é uma voz que reconhece a importância do trabalho desenvolvido por suas estudantes-professoras.em.formação, na educação
básica.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Construindo conhecimentos musicais e pedagógico-musicais em grupo: experiências formativas na educação especial
Corrêa, Juliane Riboli (2013-03-06)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa ... -
Escolarização da música: por uma potência musical ativa
Ferreira, Telma de Oliveira (2016-04-08)A pesquisa está vinculada à linha Educação e Artes do PPGE/UFSM e foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Objetiva compreender como a Música é escolarizada e ... -
Relações entre a professora de música e os alunos-presidiários: um estudo de caso etnográfico em Santa Maria-RS
Medeiros, Maria Augusta dos Santos (2009-08-19)Este trabalho refere-se ao processo pedagógico-musical como um fato social total nas aulas de música que se desenvolvem na Escola/Núcleo Julieta Ballestro localizada no Presídio Regional de Santa Maria RS/ Brasil. Tendo ...