Navegação Educação Física Infantil e Anos Iniciais - EaD por unidade "Centro de Educação Física e Desportos"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 102
-
O brincar na educação infantil
(2015-02-21)A Educação de crianças pequenas tem sido vista com um olhar mais sensível e educação de qualidade. A visão da criança como sujeito ativo até a garantia do direito infantil de brincar e ser feliz em sua infância. Considerando ... -
O desenvolvimento do aluno na educação infantil na perspectiva da educação física
(2015-02-21)A atividade física é essencial na vida humana, pois desenvolve as habilidades naturais, básicas e especificas, além de propiciar a aquisição de conhecimentos. É benéfica também para o desenvolvimento da criança, pois, ... -
O papel do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental nas aulas de educação física
(2015-02-20)O brincar faz parte da vida das crianças e é um meio primordial de aprendizagens, pois possibilita um repertório de desenvolvimento em vários aspectos, além da aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, este estudo ... -
Resgate de brinquedos e brincadeiras antigas: um estudo com docentes dos anos iniciais de uma escola municipal de ensino fundamental de Passa Sete - RS
(2015-02-27)Considerando-se que as brincadeiras e brinquedos fazem parte do mundo da criança e que podem auxiliar no processo de aprendizagem, este estudo com docentes dos anos iniciais tem como objetivo analisar se há o resgate de ... -
A história da ginástica artística escolar no município de Sapiranga
(2015-02-21)No presente trabalho, realizou-se o resgate histórico da Ginástica Artística no município de Sapiranga/RS, entre 2004 e 2014, levando em consideração a trajetória da Ginástica Artística mundial até chegar ao estado do ... -
Dança: uma experiência de aprender com movimento no 5º ano dos anos iniciais
(2015-02-28)Este trabalho monográfico é um relato de experiência, embasado em um estudo de caso, que parte da observação da prática docente em uma escola pública com intenção de produzir reflexões à luz de teorias pedagógicas de alguns ... -
A rotina escolar na educação infantil e sua importância no desenvolvimento da criança
(2015-02-28)A Rotina é uma forma de organização que podemos perceber nas mais diversas formas de organização da sociedade, não sendo diferente no meio educacional. O significado de Rotina Escolar está ligado ao desenvolvimento de ... -
O problema da obesidade na infância e pré-adolescência no contexto escolar em uma escola estadual de Sapiranga - RS
(2015-02-20)A obesidade e o sobrepeso constituem um dos maiores problemas em Saúde Pública, tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Justificando-se a importância de abordar a obesidade e sobrepeso de crianças e ... -
Uma comparação do desenvolvimento motor entre crianças surdas e ouvintes da educação infantil de uma escola privada de Sapiranga
(2015-02-21)Na Educação Infantil, a Educação Física baseia – se em atividades de estimulação motora. O Desenvolvimento motor é o processo seqüencial e contínuo, relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica da ... -
A percepção da imagem corporal e o estado nutricional em crianças do ensino fundamental
(2015-02-21)Este trabalho configurou-se como um estudo de caso de caráter descritivo que teve como objetivos verificar o estado nutricional e a percepção da imagem corporal de 23 alunos de 7 á 9 anos de idade, de ambos os sexos ... -
O ritmo e sua importância na educação física infantil
(2015-02-21)O som e o movimento corporal acompanham o homem desde sua concepção. O sentido de ritmo é muito mais amplo do que apenas o sentido musical, inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente e da ... -
Efeitos do foco de atenção na aprendizagem em uma tarefa do futsal
(2015-02-27)A aprendizagem é um processo de mudanças no qual indivíduos evoluem de estágios rudimentares para estágios mais especializados, apresentando ao longo do tempo melhores condições de desempenhar habilidades motoras. A atenção ... -
Avaliações relacionadas ao desenvolvimento motor nas aulas de Educação Física nos anos iniciais
(2015-02-27)As experiências motoras devem estar presentes no dia-a-dia das crianças e são representadas por toda e qualquer atividade corporal realizada em casa, na escola e nas brincadeiras. Entretanto, grande parte das escolas ... -
O papel da educação física no desenvolvimento motor das crianças do ensino globalizado
(2015-02-27)Este trabalho desenvolve o tema do desenvolvimento motor, reconhecendo sua importância e relevância no processo de desenvolvimento das crianças. Tem como objetivo analisar e comparar o nível de desempenho motor de crianças ... -
O perfil motor de crianças de 8 á 10 anos de escolas do campo e da cidade de Caçapava do Sul
(2015-02-28)O presente estudo teve como objetivo verificar o perfil motor das crianças de 8 á 10 anos de escolas do campo e da cidade de Caçapava do Sul, bem como analisar se existe diferenças de desempenho entre das crianças rurais ... -
A unidocência na educação física nos anos iniciais
(2015-02-21)O presente trabalho abordou como tema a unidocencia na Educação Física nos Anos Iniciais, que teve como objetivo analisar a didática e os conteúdos utilizados pelas professoras regentes nas aulas de Educação Física nos ... -
Equilíbrio dinâmico: perspectiva e realidade em alunos de educação infantil
(2015-02-20)A infância é o período em que a criança desenvolve-se em todas as dimensões. E um fator primordial para este desenvolvimento é o equilíbrio dinâmico, através das informações processadas pelo Sistema Nervoso Central (SNC). ... -
A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental no município de São Borja - RS
(2015-02-21)Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em São Borja/RS envolvendo a educação física nos anos iniciais do ensino fundamental, e teve por objetivo analisar a realidade da disciplina de educação física nessa ... -
A importância da psicomotricidade para a aprendizagem da escrita
(2015-02-21)O presente estudo buscou evidenciar a relação entre a psicomotricidade e o desenvolvimento da escrita, através de uma pesquisa transversal exploratória e descritiva, realizada em uma escola de Educação Básica na cidade de ... -
O processo de socialização de crianças de 1º anos
(2015-02-20)O desenvolvimento humano é tema de diversas teorias e discutido por vários autores. Quando a criança chega à idade escolar, ela está sujeita a passar por diversas mudanças no âmbito social, antes suas relações que se ...