Da “cor de pele” as cores de pele: a diversidade em foco nas escolas de educação infantil de Santa Maria-RS
View/ Open
Date
2023-10-16Primeiro membro da banca
Rocha, Aristeu Castilhos da
Segundo membro da banca
Pacheco, Cláudia Regina Costa
Terceiro membro da banca
Lima, Graziela Escandiel de
Quarto membro da banca
Dutra, Maria Rita Py
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente tese foi desenvolvida do curso de Doutorado do Programa de Pós
Graduação em educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de
pesquisa LP2 - “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas
interfaces”. O problema de pesquisa é: Em que medida a construção da identidade e
do reconhecimento e pertencimento racial perpassam as interações das crianças e
quais relações podem ser estabelecidas com as práticas pedagógicas de
professores(as) na Educação Infantil? Como objetivo geral foi elencado: identificar e
analisar aspectos relacionados à construção da identidade e do reconhecimento e
pertencimento étnico-racial que perpassam as interações das crianças buscando
estabelecer relações com as práticas pedagógicas de professores(as) na Educação
Infantil. O estudo se insere no âmbito pesquisa qualitativa, que busca entender
fenômenos em seu contexto natural sem manipulação de variáveis. Para isso, utiliza
a técnica da etnografia, originada na Antropologia, que se concentra na compreensão
dos significados atribuídos às ações e eventos por pessoas ou grupos estudados. A
pesquisa foi realizada com a participação de 18 crianças entre 4 e 5 anos de uma
instituição pública de Educação Infantil da cidade de Santa Maria/RS, no período de
agosto e setembro de 2023. Como instrumentos metodológicos foram utilizados:
observação, intervenção, registros escritos no diário de campo, assim como, registros
fotográficos. O referencial teórico baseou-se em três abordagens distintas que juntas
ajudam a compreender como a identificação étnico-racial, o significado das
experiências e o papel das crianças na sociedade estão interconectados e influenciam
o tema da presente pesquisa: Teorias sobre a identificação étnico-racial; abordagem
sócio-histórica da Psicologia, com foco nas categorias "sentido" e "significado" e a
concepção da Sociologia da Infância, que vê a criança como um ator social legítimo e
com direitos. Os resultados apresentam que as crianças não empregam as categorias
étnico-raciais, elas buscam identificar e nomear a cor de pele de outras crianças. Ficou
evidente que as escolhas de materiais didáticos, podem impactar a percepção de
identidade das crianças desde a infância. A literatura se apresenta como uma
ferramenta de promoção da identificação, representatividade, diversidade cultural,
combate a estereótipos, conscientização sobre a história, educação antirracista, empoderamento e empatia. A partir dos resultados da pesquisa defendo a tese de que
é de fundamental importância reconhecer o racismo como um problema existente na
sociedade e, consequentemente, nas escolas. Existe a necessidade de as escolas
adotarem uma abordagem antirracista, que promova a valorização da diversidade
étnico-racial e o respeito mútuo entre os alunos. Além disso, há a necessidade de
capacitar os professores para lidar com questões relacionadas ao racismo e à
discriminação. A implementação efetiva da Lei 10.639/03 vai além da inclusão de
conteúdo curricular; requer uma mudança profunda na mentalidade e atitude dos
educadores. Os professores devem estar comprometidos com a promoção da
igualdade racial e com a desconstrução de estereótipos e preconceitos.
Collections
The following license files are associated with this item: