Trajetórias musicais de jovens no ensino médio: narrativas em círculos restaurativos
Fecha
2023-09-15Primeiro membro da banca
Almeida, Jéssica de
Segundo membro da banca
Torres, Maria Cecília de Araújo
Terceiro membro da banca
Bellochio, Cláudia Ribeiro
Quarto membro da banca
Souza, Jusamara Vieira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente tese é um estudo baseado em narrativas (auto)biográficas em educação, trabalho
investigativo vinculado ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas Musicais
que pertence à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo geral é
compreender os significados das narrativas de vida e formação de estudantes de Música do Ensino
Médio a partir dos Círculos Restaurativos. A produção de dados foi realizada por meio dos
Círculos Restaurativo/Musicais, ferramenta usada normalmente pela Justiça Restaurativa para a
resolução de conflitos e que serve a este estudo como instrumento metodológico. O Círculo
conferiu à pesquisa a produção de um espaço seguro para que os estudantes dialogassem sobre si
mesmos com os outros, cultivando o respeito e a liberdade. Foram realizados círculos com 20
estudantes de Música de 03 escolas da rede pública e privada de Santana do Livramento – RS. Os
dados geraram análises importantes sobre como os adolescentes enxergam as suas trajetórias
musicais enquanto delineiam seus projetos de vida. Entre os temas emergentes estão a
parentalidade musical, a música à serviço da espiritualidade dos jovens, a cultura nostágica nos
repertórios dos adolescentes, os atravessamentos do cotidiano cultural e os efeitos das mudanças
curriculares do Novo Ensino Médio implantado nas escolas brasileiras em 2022. O campo teórico
tem por base a obra de Josso (2004; 2010) que atenta para a consistência da pesquisa a partir da
narração das histórias de vida centradas na formação de si em meio às transformações sociais e
culturais. Neste trabalho, recorre-se à concepção da existência “singular-plural”, pela qual Josso
alude ao ser-sujeito uma tensão permanente junto às formas de identificação com o outro
(conformização) e o convite à diferenciação (singularização). No campo teórico, o estudo trata de
analisar as narrativas no âmbito sociocultural produzidas no ambiente cotidiano da
contemporaneidade. O cotidiano musical dos jovens é compreendido em sua multiplicidade
cultural que significa identificar o si a partir das ações e situações do contexto, ou seja, levandose em conta um conjunto de traços que o individualizam, quer seja por meio de caraterísticas
biopsicológicas e/ou contexto histórico-cultural. As trajetórias musicais dos jovens no Ensino
Médio são entendidas aqui como produtos das mesclas culturais da contemporaneidade e meios
pelos quais os estudantes buscam sentido em todos os seus itinerários de vida. A principal mescla
é com a cultura regional, marcador identitário que caracteriza sentidos de vida e formação musical.
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