Navegação Gestão Educacional por assunto "Educação especial"
Itens para a visualização no momento 1-7 of 7
-
O advento da escrita em alunos com autismo: um olhar sobre as práticas escolares
(2019-08-20)Essa pesquisa teve como objetivo principal identificar que práticas escolares são desenvolvidas pelos professores, visando o advento da escrita por alunos com autismo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, ... -
Interfaces da gestão escolar: o ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas
(2017-08-31)Ações colaborativas entre professores da Educação Especial e do ensino comum vem sendo discutidas como uma possibilidade potente aos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, a partir da organização das ... -
A gestão educacional em uma escola pública: analisando o atendimento aos alunos com altas habilidades/superdotação
(2007-11-30)Este estudo monográfico está vinculado ao Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa foi realizada em uma Escola da Rede Estadual de Santa Maria que possui alunos ... -
Possíveis implicações da produção diagnóstica nas práticas de educação especial
(2019-08-28)O presente estudo apresenta uma reflexão sobre a gestão das práticas de educação especial exercidas na escola regular, considerando o contexto da Educação Inclusiva e tem por objetivo analisar possíveis implicações ... -
A gestão da educação especial na escola do campo em uma perspectiva de inclusão escolar
(2016-08-16)O presente estudo tem como objetivo compreender como se dá a gestão das práticas de educação especial na escola do campo, visando a efetivação do processo de inclusão escolar. Na construção do percurso metodológico que deu ... -
Do macrossistema ao microssistema: uma investigação e problematização do processo de inclusão escolar no município de Santa Maria/RS
(2010-08-12)Considerando a relação do macrossitema ao microssitema, a presente pesquisa objetiva descrever como se dá relação do macrossistema ao microssistema no que tange o processo de inclusão educacional no Município de Santa ... -
Efeitos da atuação de acadêmicas de educação especial como monitoras no processo de inclusão escolar
(2022-03-14)O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atuação de acadêmicos(as) de Educação Especial na função de monitor em escolas comuns de Santa Maria/RS. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, os processos metodológicos ...