Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Martiéli de Souza
dc.date.accessioned2024-07-03T11:59:51Z
dc.date.available2024-07-03T11:59:51Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32130
dc.description.abstractThis thesis consists of a thought, research, and writing rehearsal conducted in the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria (PPGE/UFSM), in the Research Line Special Education, Inclusion and Difference. The problematization “how does large-scale assessment create and invent a school-making to be constantly disputed in a becoming-school?” enabled, from the research materiality, consisting of school and official documents, and the transcription of conversations with fellow teachers, to comprehend how it would be possible to find a space of becoming for the school between a large-scale assessment policy and the resistance in the school environment. The path of this comprehension involved analyzing how large-scale assessment processes, instruments of neoliberal matrix in education, produce managerial ways of organization and functioning of the school; identifying movements produced in the school for the maintenance and rupture of regulation and managerialism that, as a result, constitute along the large-scale assessment processes and understanding possible effects, movements and resistances towards regulation and performativity culture projected by large-scale assessments in order to conceive another-school making in the present. The first moment of the thesis focused in the discourse analysis of the educational policies, which, as regulatory frameworks along records from large-scale assessments, end up creating managerial devices that deal with a school-making in which large-scale assessment consists of a useful tool for the State and for the neoliberal matrix, starting to tame the school as an institution that operates in a performativity model. In the second moment of the thesis, a conversation was established with an action plan and teachers from a municipal school in the city of Santa Maria, aiming at finding another-school making, taking as inspiration the notion of becoming-resistance. Thus, it is argued in this thesis that there are ways of school-making, some resulting from managerialism and the regulation produced from from rates and indicators gestated by a large-scale assessment policy, and others emerging as becoming-resistance, i.e., ways of conceiving and making another school in the same school.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAvaliação em larga escalapor
dc.subjectMatriz neoliberalpor
dc.subjectDevir-resistênciapor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectLarge-scale assessmenteng
dc.subjectNeoliberal matrixeng
dc.subjectBecoming-resistancepor
dc.titleEscola outra sem outra escola: política de avaliação em larga escala e o fazer escola em devirresistênciapor
dc.title.alternativeSchool other without another school: large-scale assessment policy and the becoming-resistance school-makingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta tese se constitui num ensaio de pensamento, pesquisa e escrita que foi realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença. A problematização ‘como a avaliação em larga escala cria e inventa um fazer escola a ser constantemente disputado em um devir escola?’ possibilitou a partir da materialidade de pesquisa, constituída de documentos oficiais e escolares, e a transcrição de conversas com colegas professoras, compreender como seria possível encontrar um espaço de devir para a escola entre uma política de avaliação em larga escala e a resistência no espaço escolar. O caminho desta compreensão passou por analisar como os processos de avaliação em larga escala, instrumento da matriz neoliberal em educação, produzem formas gerenciais de organização e funcionamento da escola; identificar movimentos produzidos na escola de manutenção e ruptura com a regulação e gerencialismo que, por efeito, constituem-se com os processos de avaliação em larga escala e, entender possíveis efeitos, movimentos e resistências à regulação e cultura da performatividade projetadas pelas avaliações em larga escala para pensar um fazer escola-outra no presente. O primeiro momento da tese concentrou-se na análise do discurso das políticas educacionais, que como marcos regulatórios junto com relatórios das avaliações em larga escala, acabam por criar os dispositivos gerencialistas que tratam de um fazer escola em que a avaliação em larga escala se constitui em uma ferramenta útil para o Estado e para a matriz neoliberal, passando a domar a escola como instituição que, atua em um modelo de performatividade. No segundo momento da tese estabeleceu-se uma conversa com plano de ação e com professores de uma escola da Rede municipal da cidade de Santa Maria, com a intenção de encontrar um fazer escola-outra tomando como inspiração a noção de devir-resistência. Assim, defende-se nessa tese que existem modos de fazer escola, alguns decorrentes do gerencialismo e da regulação produzidos a partir dos índices e indicadores gestados por uma política de avaliação de larga escala, e outros que emergem como devir-resistência, ou seja, modos de pensar e fazer uma escola outra na escola mesma.por
dc.contributor.advisor1Possa, Leandra Bôer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050405469171971por
dc.contributor.referee1Casanova, Geo Saura
dc.contributor.referee2Turchiello, Priscila
dc.contributor.referee3Lazzarin, Marcia Lise Lunardi
dc.contributor.referee4Costa, Joacir Marques da
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1460690648891778por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International