O professor/gestor universitário de instituição pública federal: fazeres e saberes implicados nas arquitetônicas docentes
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Data
2023-12-18Primeiro coorientador
Henz, Celso Ilgo
Primeiro membro da banca
Isaia, Silvia Maria de Aguiar
Segundo membro da banca
Lauxen, Sirlei de Lourdes
Terceiro membro da banca
Sarturi, Rosane Carneiro
Quarto membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa narrativa sociocultural. A temática foco é a atividade docente, gestão universitária, arquitetônicas do professor/gestor em contextos emergentes na/da educação superior brasileira. O objetivo geral é compreender as implicações das atividades docentes na constituição das arquitetônicas do professor/gestor. O contexto da investigação é uma universidade pública do interior do Sul do Brasil e os sujeitos são professores/gestores desta universidade. O desenvolvimento da pesquisa foi organizado com duas imersões no campo investigado: da primeira resulta um estudo descritivo sobre a arquitetura institucional, por meio do qual apresentamos como a instituição pesquisada organiza e reconhece institucionalmente a atuação de professores em cargos de gestão/chefia, destacando- a ausência da carga horária na/da gestão no computo dos encargos docentes e os diferentes perfis de atuação dos professores nas dimensões ensino, pesquisa, extensão e gestão; a segunda imersão foi realizada por meio de entrevistas narrativas com professores/gestores. Por meio do processo interpretativo-explicativo consolidou-se como categoria arquitetônica do professor/gestor universitário, sendo constituída pelos elementos categorias trajetórias, dimensões da docência e produção dos fazeres e saberes da/na gestão e como elementos transversais tem-se contextos emergentes. Observa-se que a constituição das arquitetônicas docentes do professor/gestor universitário acontece no cotidiano da atuação como gestor. Por meio de uma experiência labiríntica o docente, ao assumir um cargo de gestão/chefia, diante de uma arquitetura institucional e de uma cultura universitária já constituídas e instituídas, passa a viver um tensionamento entre o bem-estar e o mal-estar docente diante de todas as implicações que essa atuação reverbera na organização e constituição da sua docência. Em uma conjuntura em que experiencia diferentes sentimentos docentes, como desamparo e solidão institucional, vulnerabilidade docente, angústia docente, frustração docente, o professor/gestor, para conseguir aprender os fazeres da gestão, apoia-se em ex-gestores e servidores administrativos, logo nas nuances emergentes de uma rede informal de conhecimento e de um conhecimento compartilhado sobre a gestão. Diante da ausência de um acompanhamento institucional da carreira docente evidenciamos que a atuação como gestor acontece impulsionada pela arquitetura institucional, pela dinâmica institucional e pela cultura universitária. Tais aspectos levam o docente a produzir fazeres na/da gestão e embora de maneira incipiente produz saberes; junto a isso evidencia-se nuances de resiliência docente e alternância pedagógica. Assim, na constituição das arquitetônicas docentes há a influência tanto da arquitetura institucional como do ser/estar/fazer, sem álibis, do professor diante das possibilidades de atividades que lhe chegam na universidade.
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