dc.creator | Pizzoni, Magnos Roberto | |
dc.date.accessioned | 2024-07-03T13:22:57Z | |
dc.date.available | 2024-07-03T13:22:57Z | |
dc.date.issued | 2024-01-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32132 | |
dc.description.abstract | This Doctoral thesis in Education at the Federal University of Santa Maria, in Research Line 2,
entitled Educational public policies, educational practices and their interfaces, has as Research
Theme School Policies and Practices in Professional Education. In this context, this work
proposes the elaboration of an educational road map of sharing to be used in Vocational
Education schools and research and extension work. For the development of this work, a
computer laboratory with Free Software is used as pedagogical resources, which will be
available to students throughout the research period, seeking to enable the analysis to verify its
effectiveness. In order to achieve the objective proposed in this project, a compilation of some
published works was prepared that used Free Software resources in their research that converge
with education and promoted actions and studies aimed at sharing knowledge, reinforcing
teaching and learning activities. As a methodological resource, action research and systematic
literature review were chosen to facilitate reading and understanding of the importance of
knowledge sharing. In order to achieve the general objective, it is necessary to develop a
pedagogical guide that allows its application in public schools of professional education to
strengthen the practice of sharing knowledge and developing critical-reflective thinking.
Therefore, it is necessary to carry out specific planned procedures that promote the proof of
how the use of Free Software can be used in education, since this category of software is free
and it is known to a large part of the academic community that public schools for decades has
been suffering from a shortage of financial resources. In this way, this project seeks to reinforce
the importance of using this category of software, exposing as an alternative the possibility of
building methodological teaching solutions with low investment and that provide a noticeable
impact on digital include learning performance. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Software livre | por |
dc.subject | Compartilhamento do conhecimento | por |
dc.subject | Pensamento crítico reflexivo | por |
dc.subject | Free software | eng |
dc.subject | Knowledge sharing | eng |
dc.subject | Critical reflective thinking | eng |
dc.title | Aprendizagens colaborativas na educação profissional e tecnológica: contribuições de um Roteiro Educacional de Compartilhamento do Conhecimento (RECC) | por |
dc.title.alternative | Collaborative learning in professional and technological education: contributions from an Educational Knowledge Sharing Roadmap (RECC) | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Esta tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de
Pesquisa 2, intitulado de Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces,
tem como temática de Pesquisa Políticas e Práticas Escolares na Educação Profissional. Neste
contexto, este trabalho propõe a elaboração de um roteiro educacional de compartilhamento do
conhecimento para ser usado em escolas de Educação Profissional e trabalhos de pesquisa e
extensão. Para o desenvolvimento deste trabalho são utilizados como recursos pedagógicos um
laboratório de informática com Software Livre que ficará a disposição dos alunos durante todo
o período da pesquisa, buscando possibilitar a análise de sua eficácia quando em convergência
com a educação. Com a finalidade de alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa foi elaborada
uma compilação de trabalhos publicados que utilizaram os recursos de Software Livre nas suas
pesquisas aplicados a recursos educacionais e promoveram ações e estudos direcionados ao
compartilhamento do conhecimento reforçando as atividades de ensino e aprendizagem. Como
recurso metodológico foi escolhida a pesquisa-ação e revisão sistemática de literatura por
facilitar a leitura e entendimento sobre a importância do compartilhamento do conhecimento.
Para alcançar o objetivo geral foi necessário desenvolver um roteiro pedagógico que possibilite
sua implementação em projetos de pesquisa voltados a educação profissional para fortalecer a
prática do compartilhamento do conhecimento e desenvolvimento do pensamento críticoreflexivo.
Para tanto se fez necessário realização de procedimentos específicos que promovam
a percepção de como a utilização de Softwares Livres podem ser empregado na educação, uma
vez que essa categoria de software é gratuita e é de conhecimento de grande parte da
comunidade acadêmica que as escolas públicas ao decorrer de décadas vem sofrendo com
escassez de recursos financeiros. Desta forma, esta pesquisa procura reforçar a importância do
uso desta categoria de softwares expondo como alternativa a uma possibilidade de construirmos
soluções metodológicas de ensino com pouco investimento de recursos financeiros e que
proporcionem impacto perceptível no processo de inclusão digital e ensino e aprendizagem. | por |
dc.contributor.advisor1 | Abegg, Ilse | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5450252602273986 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Dalcin, Eduardo | |
dc.contributor.referee1 | Cambraia, Adão Caron | |
dc.contributor.referee2 | Sanavria, Claudio Zarate | |
dc.contributor.referee3 | Cassal, Marcos Luis | |
dc.contributor.referee4 | Oliveira, Maria Angélica Figueiredo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8031436148717191 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |