Mostrar registro simples

dc.creatorPizzoni, Magnos Roberto
dc.date.accessioned2024-07-03T13:22:57Z
dc.date.available2024-07-03T13:22:57Z
dc.date.issued2024-01-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32132
dc.description.abstractThis Doctoral thesis in Education at the Federal University of Santa Maria, in Research Line 2, entitled Educational public policies, educational practices and their interfaces, has as Research Theme School Policies and Practices in Professional Education. In this context, this work proposes the elaboration of an educational road map of sharing to be used in Vocational Education schools and research and extension work. For the development of this work, a computer laboratory with Free Software is used as pedagogical resources, which will be available to students throughout the research period, seeking to enable the analysis to verify its effectiveness. In order to achieve the objective proposed in this project, a compilation of some published works was prepared that used Free Software resources in their research that converge with education and promoted actions and studies aimed at sharing knowledge, reinforcing teaching and learning activities. As a methodological resource, action research and systematic literature review were chosen to facilitate reading and understanding of the importance of knowledge sharing. In order to achieve the general objective, it is necessary to develop a pedagogical guide that allows its application in public schools of professional education to strengthen the practice of sharing knowledge and developing critical-reflective thinking. Therefore, it is necessary to carry out specific planned procedures that promote the proof of how the use of Free Software can be used in education, since this category of software is free and it is known to a large part of the academic community that public schools for decades has been suffering from a shortage of financial resources. In this way, this project seeks to reinforce the importance of using this category of software, exposing as an alternative the possibility of building methodological teaching solutions with low investment and that provide a noticeable impact on digital include learning performance.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSoftware livrepor
dc.subjectCompartilhamento do conhecimentopor
dc.subjectPensamento crítico reflexivopor
dc.subjectFree softwareeng
dc.subjectKnowledge sharingeng
dc.subjectCritical reflective thinkingeng
dc.titleAprendizagens colaborativas na educação profissional e tecnológica: contribuições de um Roteiro Educacional de Compartilhamento do Conhecimento (RECC)por
dc.title.alternativeCollaborative learning in professional and technological education: contributions from an Educational Knowledge Sharing Roadmap (RECC)eng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 2, intitulado de Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces, tem como temática de Pesquisa Políticas e Práticas Escolares na Educação Profissional. Neste contexto, este trabalho propõe a elaboração de um roteiro educacional de compartilhamento do conhecimento para ser usado em escolas de Educação Profissional e trabalhos de pesquisa e extensão. Para o desenvolvimento deste trabalho são utilizados como recursos pedagógicos um laboratório de informática com Software Livre que ficará a disposição dos alunos durante todo o período da pesquisa, buscando possibilitar a análise de sua eficácia quando em convergência com a educação. Com a finalidade de alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa foi elaborada uma compilação de trabalhos publicados que utilizaram os recursos de Software Livre nas suas pesquisas aplicados a recursos educacionais e promoveram ações e estudos direcionados ao compartilhamento do conhecimento reforçando as atividades de ensino e aprendizagem. Como recurso metodológico foi escolhida a pesquisa-ação e revisão sistemática de literatura por facilitar a leitura e entendimento sobre a importância do compartilhamento do conhecimento. Para alcançar o objetivo geral foi necessário desenvolver um roteiro pedagógico que possibilite sua implementação em projetos de pesquisa voltados a educação profissional para fortalecer a prática do compartilhamento do conhecimento e desenvolvimento do pensamento críticoreflexivo. Para tanto se fez necessário realização de procedimentos específicos que promovam a percepção de como a utilização de Softwares Livres podem ser empregado na educação, uma vez que essa categoria de software é gratuita e é de conhecimento de grande parte da comunidade acadêmica que as escolas públicas ao decorrer de décadas vem sofrendo com escassez de recursos financeiros. Desta forma, esta pesquisa procura reforçar a importância do uso desta categoria de softwares expondo como alternativa a uma possibilidade de construirmos soluções metodológicas de ensino com pouco investimento de recursos financeiros e que proporcionem impacto perceptível no processo de inclusão digital e ensino e aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Abegg, Ilse
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986por
dc.contributor.advisor-co1Dalcin, Eduardo
dc.contributor.referee1Cambraia, Adão Caron
dc.contributor.referee2Sanavria, Claudio Zarate
dc.contributor.referee3Cassal, Marcos Luis
dc.contributor.referee4Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8031436148717191por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International