Recursos educacionais abertos no processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem: o pensar crítico-reflexivo no exercício da gestão do cuidado
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Date
2024-03-07Primeiro coorientador
Costa, Valdecir Zavarese da
Primeiro membro da banca
Jacques, Juliana Sales
Segundo membro da banca
Schneider, Daniele da Rocha
Terceiro membro da banca
Paz, Adriana Aparecida
Quarto membro da banca
Renovato, Rogério Dias
Metadata
Show full item recordAbstract
A integração dos Recursos Educacionais Abertos (REA), no processo ensinoaprendizagem na graduação em enfermagem, se exprime como possibilidade de
auxiliar o contexto de formação, estimulando/fomentando o desenvolvimento do
pensamento crítico-reflexivo discente e qualificando o exercício da gestão do cuidado.
Assim, o problema de pesquisa em questão foi: Em que medida, integrar REA no
processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem potencializa o
pensamento crítico-reflexivo para o exercício da gestão do cuidado? Este trabalho
trata de uma pesquisa-ação, que teve como objetivo investigar a integração dos REA
no processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem como fomento para
o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e qualificação do o exercício da
gestão do cuidado. Participaram desta pesquisa docentes e discentes do oitavo
semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM), da disciplina de Gestão dos Serviços de Saúde. A delimitação,
organização e análise dos dados ocorreu por meio da orientação metodológica de três
matrizes cartográficas: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz TemáticoOrganizadora (MTO) e Matriz Temático-Analítica (MTA). Para a produção dos dados,
foram utilizadas a entrevista semiestruturada, observação participante e diário de
campo; por sua vez, para análise, considerou-se a Análise de Conteúdo proposta por
Bardin. Como resultados, emergiram três categorias, sendo elas: Contribuições da
integração dos REA no processo ensino-aprendizagem na graduação em
enfermagem; Desafios para a integração dos REA no processo ensino-aprendizagem
na graduação em enfermagem; e Potencialidade dos REA no processo ensinoaprendizagem na graduação em enfermagem. A partir da integração dos REA, foi
possível compreender os conceitos de REA e efetivar os 5R de abertura, o que
culminou na elaboração e disponibilização de REA por parte dos discentes. Em
relação aos desafios destacaram-se: o conhecimento de docentes e discentes sobre
os REA, as Licenças Creative Commons, e o conhecimento sobre as tecnologias
educacionais na graduação em enfermagem. Já as potencialidades versaram sobre
as percepções sobre os REA para a gestão do cuidado e promoção da educação em
saúde, a interação por meio da ludicidade e criatividade, a inter-relação dos saberes
no processo ensino-aprendizagem mediado pelos REA, a relação docente/discente e
o pensamento crítico-reflexivo. Com isso, é possível identificar, que a integração dos
REA ao processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem, contribui com
o contexto de formação, fomentando o desenvolvimento de um pensamento críticoreflexivo, ampliando a compreensão discente, para as habilidades e competências,
além da aptidão técnica, concernentes para o exercício da gestão do cuidado,
integralizando-o.
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