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dc.creatorFacco, Samara
dc.date.accessioned2024-07-04T14:54:07Z
dc.date.available2024-07-04T14:54:07Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32157
dc.description.abstractThis dissertation aimed to recognize to what extent the aesthetic repertoire of teachers is affected by being with children in the daily life of Early Childhood Education. It also aimed to perceive how it is possible to move teaching within the relationships between childhood and aesthetics. Therefore, through a research with (auto)biographical narratives pulsating within the daily life of a public Early Childhood Education school, it seeks to map the knowledge and challenges of teachers through Investigative-Formative Dialogical Circles, and from this, discover the place that aesthetics occupies in the experiences of teachers and how they can configure themselves as (auto)formative, affecting teaching with sensitive knowledge. In the survey carried out in the ERIC and SCIELO Databases, the inconsistency of aesthetics within the curricula guiding Early Childhood Education became evident, as well as in the experiences of teachers and children at this stage. In the mapped works, artistic practices focused on technical development were found, considering childhood as a stage that needs to be shaped to reach a pre-established creative place modeled by adults. There was an aesthetic gap in children's experiences, as well as existing gaps in the aesthetic experiences of teachers at this school stage and how this is directly linked to not being good facilitators of these experiences in their pedagogical practices. The teachers participating in this research evidenced what was shown by bibliographic research as they denounced their generalist and prescriptive formations, and in the statement of missing formations with material experiments that are part of their daily lives with children. Through the narratives brought by the teachers, it was possible to perceive that the excess demands from families and managers end up consuming quality time with children in an environment where organization and bureaucracy are more considered than the pedagogical proposals offered to them. Even in the face of numerous challenges encountered in the daily life of Early Childhood Education, teachers provide opportunities for learning spaces that suspend chronological demarcation with children, as they reflect on their practice and perceive themselves as authors in their daily lives, going beyond the pre-established routine and accepting the (auto)formative invitations that their own reality presents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPesquisa formaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEstética do cotidianopor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectResearch trainingeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectAesthetics of everyday lifeeng
dc.titleAs possíveis afetações na docência: encontros entre estética, infância e experimentações com as artespor
dc.title.alternativePossible affectations in teaching: encounters between aesthetics, childhood and experimentations with the artseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou reconhecer em que medida se afeta o repertório estético docente o estar com crianças no cotidiano da Educação Infantil. Também tencionou-se perceber como é possível movimentar a docência nas relações entre as infâncias e a estética. Busca-se então, por meio de uma pesquisa com narrativas (auto)biográficas pulsantes dentro do cotidiano de uma escola pública de Educação Infantil, mapear os saberes e desafios dos docentes através dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativo, e a partir disso, descobrir o lugar que a estética ocupa nas vivências das professoras e como podem configurar-se (auto)formativas, afetando a docência com saberes sensíveis. No levantamento realizado nas Bases de Dados ERIC e SCIELO, ficou evidente a inconsistência da estética dentro dos currículos que norteiam a Educação Infantil, assim como, nas vivências de professores/as e crianças nesta etapa. Nos trabalhos mapeados, encontrou-se práticas artísticas focadas no desenvolvimento técnico, considerando a etapa infantil como aquela que precisa ser moldada para que chegue a um lugar de criação pré-estabelecido como modelo pelo adulto. Observou-se uma lacuna estética nas vivências das crianças, além de brechas existentes nas experiências estéticas das(os) professores/as desta etapa escolar e como isso está diretamente ligado com o fato de não serem bons oportunizadores dessas experiências em suas práticas pedagógicas. As professoras participantes desta pesquisa evidenciaram o que mostraram as pesquisas bibliográficas na medida em que denunciam suas formações generalistas e prescritivas, e na declaração de sentirem falta de formações com experimentações de materiais que fazem parte do seu cotidiano com as crianças. Pelas narrativas trazidas pelas professoras foi possível perceber que o excesso de cobranças das famílias e gestores, acaba consumindo o tempo de qualidade com as crianças em um ambiente onde a organização e as burocracias são mais consideradas do que as propostas pedagógicas oferecidas a elas. Mesmo diante de inúmeros desafios encontrados no cotidiano da Educação Infantil, as professoras são oportunizadoras de espaços de aprendizagens que suspendem a demarcação cronológica com as crianças, na medida em que refletem sobre sua prática e percebem-se como autoras em seu cotidiano, indo além da rotina pré-estabelecida e aceitando os convites (auto)formativos que sua própria realidade apresenta.por
dc.contributor.advisor1Astudillo, Mario Reinaldo Vásquez
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3781990356713732por
dc.contributor.referee1Dalla Valle, Lutiere
dc.contributor.referee2Luna, Silvia López de Maturana
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2650329942728357por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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