dc.creator | Peixoto, Priscila dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T17:43:20Z | |
dc.date.available | 2024-07-17T17:43:20Z | |
dc.date.issued | 2023-12-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/32348 | |
dc.description.abstract | The present work is a qualitative research that sought to understand how the theme of
education for ethnic-racial relations (erer) was developed in municipal schools in Santa
Maria-RS, with its difficulties and subjectivities in teaching. Assuming that the training
and pedagogical work of teachers has a great Eurocentric influence, the question that
guides the work is to problematize why teachers have difficulty developing actions on
ethnic-racial relations in the classroom. Using authors from African philosophies as a
theoretical basis, this work discusses how the theme is tangent and often marginalized
in the pedagogical work of teachers due to a historical project of extermination of black
people, physical and symbolic, which manifests itself through racism and
inferiorization. on African and Afro-Brazilian ways of thinking, philosophizing and being,
having repercussions on teacher training. That said, the research is organized into
three methodological moments: 1) bibliographical survey on authors of African
philosophies; 2) With the support of the Subdivision of Ethnic-Racial and Indigenous
Affirmative Actions of CAEd-UFSM, promoter of conversation circles, in 2021-2022,
with black students, teachers and graduates of UFSM, the statements about
institutional and structural racism reported in the conversation circles they served as a
basis for understanding the effects of racism on the student lives of black subjects. 3)
With the support of the Municipal Department of Education of Santa Maria-SMED,
through the Municipal Council for the Promotion of Racial Equality, - COMPIR, which
carried out a survey on the actions carried out in schools during the year 2021
regarding the theme of education for ethnic-racial relations, the research interpreted
the initiatives promoted and recorded in a report requested by the Council, in municipal
schools to understand the difficulties faced by teachers. Finally, using elements of
African culture and worldview, this work argues that a decolonial approach of thought
is necessary in the pedagogical practice of teachers to effectively promote education
for ethnic-racial relations. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação para as relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Filosofia africana | por |
dc.subject | Fazer pedagógico | por |
dc.subject | Education for ethnic-racial relations | eng |
dc.subject | African philosophy | eng |
dc.subject | Pedagogical practice | eng |
dc.title | Encruzilhadas da educação antirracista: a produção de registros pedagógicos sobre as relações étnico-raciais no município de Santa Maria, RS | por |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou compreender
como a temática da educação para as relações étnico-raciais (erer) foi desenvolvida
nas escolas municipais de Santa Maria - RS, com suas dificuldades e subjetividades
do fazer pedagógico. Partindo do pressuposto de que a formação e o fazer pedagógico
dos docentes têm grande influência eurocêntrica, a questão que orienta o trabalho é
problematizar porque os professores têm dificuldade de desenvolver ações sobre as
relações étnico-raciais na sala de aula. Utilizando como base teórica autores das
filosofias africanas, este trabalho discorre sobre como o tema é tangenciado e muitas
vezes marginalizado no fazer pedagógico dos professores devido a um projeto
histórico de extermínio do povo negro, físico e simbólico, que se manifesta através do
racismo e da inferiorização sobre as formas de pensar, filosofar e ser do africano e do
afro-brasileiro, tendo reflexos na formação docente. Dito isso, a pesquisa está
organizada em três momentos metodológicos: 1) levantamento bibliográfico sobre
autores das filosofias africanas; 2) Com o apoio da Subdivisão de Ações de
Afirmativas Étnico-Raciais e Indígenas da CAEd-UFSM, promotora de rodas de
conversas, em 2021-2022, com estudantes, professores e egressos negros da UFSM,
os depoimentos sobre racismo institucional e estrutural relatados nas rodas de
conversa serviram como base de compreensão sobre os efeitos do racismo na vida
estudantil de sujeitos negros. 3) Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação
de Santa Maria-SMED, através do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade
Racial - COMPIR, o qual realizou um levantamento sobre as ações realizadas nas
escolas durante o ano de 2021 referentes à temática da educação para as relações
étnico-raciais, a pesquisa interpreta as iniciativas promocionais e registradas em
relatório solicitado pelo Conselho, nas escolas municipais para compreender as
dificuldades enfrentadas pelos docentes. Por fim, utilizando elementos da cultura e
cosmovisão africana, este trabalho defende que é preciso uma abordagem decolonial
de pensamento no fazer pedagógico de professores para a promoção efetiva de uma
educação para as relações étnico-raciais. | por |
dc.contributor.advisor1 | Trevisan, Amarildo Luiz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2534601801498544 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Júlio Ricardo Quevedo dos | |
dc.contributor.referee2 | Kehler, Gabriel dos Santos | |
dc.contributor.referee3 | Gamalho, Nola Patrícia | |
dc.contributor.referee4 | Dutra, Maria Rita Py | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1739889440506615 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |