Mostrar registro simples

dc.creatorPeixoto, Priscila dos Santos
dc.date.accessioned2024-07-17T17:43:20Z
dc.date.available2024-07-17T17:43:20Z
dc.date.issued2023-12-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/32348
dc.description.abstractThe present work is a qualitative research that sought to understand how the theme of education for ethnic-racial relations (erer) was developed in municipal schools in Santa Maria-RS, with its difficulties and subjectivities in teaching. Assuming that the training and pedagogical work of teachers has a great Eurocentric influence, the question that guides the work is to problematize why teachers have difficulty developing actions on ethnic-racial relations in the classroom. Using authors from African philosophies as a theoretical basis, this work discusses how the theme is tangent and often marginalized in the pedagogical work of teachers due to a historical project of extermination of black people, physical and symbolic, which manifests itself through racism and inferiorization. on African and Afro-Brazilian ways of thinking, philosophizing and being, having repercussions on teacher training. That said, the research is organized into three methodological moments: 1) bibliographical survey on authors of African philosophies; 2) With the support of the Subdivision of Ethnic-Racial and Indigenous Affirmative Actions of CAEd-UFSM, promoter of conversation circles, in 2021-2022, with black students, teachers and graduates of UFSM, the statements about institutional and structural racism reported in the conversation circles they served as a basis for understanding the effects of racism on the student lives of black subjects. 3) With the support of the Municipal Department of Education of Santa Maria-SMED, through the Municipal Council for the Promotion of Racial Equality, - COMPIR, which carried out a survey on the actions carried out in schools during the year 2021 regarding the theme of education for ethnic-racial relations, the research interpreted the initiatives promoted and recorded in a report requested by the Council, in municipal schools to understand the difficulties faced by teachers. Finally, using elements of African culture and worldview, this work argues that a decolonial approach of thought is necessary in the pedagogical practice of teachers to effectively promote education for ethnic-racial relations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispor
dc.subjectFilosofia africanapor
dc.subjectFazer pedagógicopor
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationseng
dc.subjectAfrican philosophyeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.titleEncruzilhadas da educação antirracista: a produção de registros pedagógicos sobre as relações étnico-raciais no município de Santa Maria, RSpor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que buscou compreender como a temática da educação para as relações étnico-raciais (erer) foi desenvolvida nas escolas municipais de Santa Maria - RS, com suas dificuldades e subjetividades do fazer pedagógico. Partindo do pressuposto de que a formação e o fazer pedagógico dos docentes têm grande influência eurocêntrica, a questão que orienta o trabalho é problematizar porque os professores têm dificuldade de desenvolver ações sobre as relações étnico-raciais na sala de aula. Utilizando como base teórica autores das filosofias africanas, este trabalho discorre sobre como o tema é tangenciado e muitas vezes marginalizado no fazer pedagógico dos professores devido a um projeto histórico de extermínio do povo negro, físico e simbólico, que se manifesta através do racismo e da inferiorização sobre as formas de pensar, filosofar e ser do africano e do afro-brasileiro, tendo reflexos na formação docente. Dito isso, a pesquisa está organizada em três momentos metodológicos: 1) levantamento bibliográfico sobre autores das filosofias africanas; 2) Com o apoio da Subdivisão de Ações de Afirmativas Étnico-Raciais e Indígenas da CAEd-UFSM, promotora de rodas de conversas, em 2021-2022, com estudantes, professores e egressos negros da UFSM, os depoimentos sobre racismo institucional e estrutural relatados nas rodas de conversa serviram como base de compreensão sobre os efeitos do racismo na vida estudantil de sujeitos negros. 3) Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria-SMED, através do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial - COMPIR, o qual realizou um levantamento sobre as ações realizadas nas escolas durante o ano de 2021 referentes à temática da educação para as relações étnico-raciais, a pesquisa interpreta as iniciativas promocionais e registradas em relatório solicitado pelo Conselho, nas escolas municipais para compreender as dificuldades enfrentadas pelos docentes. Por fim, utilizando elementos da cultura e cosmovisão africana, este trabalho defende que é preciso uma abordagem decolonial de pensamento no fazer pedagógico de professores para a promoção efetiva de uma educação para as relações étnico-raciais.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534601801498544por
dc.contributor.referee1Santos, Júlio Ricardo Quevedo dos
dc.contributor.referee2Kehler, Gabriel dos Santos
dc.contributor.referee3Gamalho, Nola Patrícia
dc.contributor.referee4Dutra, Maria Rita Py
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1739889440506615por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International