Campanhas eleitorais no rádio: estratégias argumentativas em entrevistas e debates da Rádio Gaúcha no pleito municipal de 2016 em Porto Alegre
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Data
2019-03-29Primeiro membro da banca
Lopez, Debora Cristina
Segundo membro da banca
Ferraretto, Luiz Artur
Terceiro membro da banca
Guazina, Liziane Soares
Quarto membro da banca
Schwaab, Reges Toni
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa objetiva estudar as estratégias argumentativas acionadas em entrevistas e debates eleitorais na Rádio Gaúcha, por candidatos e jornalistas no pleito municipal de 2016. O corpus de análise compreende 11 entrevistas feitas no programa Gaúcha Atualidade (9 do primeiro e 2 do segundo turno), 2 debates (1 em cada turno – com 8 e 2 candidatos, respectivamente). Para dar conta do objetivo principal, foram adotados os conceitos de campanha eleitoral (IASULAITIS, 2015; SALGADO, 2012; LAVAREDA; TELLES, 2016), rádio como ator político (BORRAT, 1989) e debates e entrevistas no rádio (FERRARETTO, 2001, 2014; MCLEISH, 2001; LUCHT, 2009). A perspectiva teórico-metodológica é construída a partir da Teoria da Argumentação (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005) e da argumentação na comunicação e no discurso (BRETON, 1999; AMOSSY, 2018; CHARAUDEAU, 2012, 2015). As principais estratégias argumentativas encontradas nas falas dos candidatos foram ethos prévio e discursivo, desordem social, argumentos de valores e pontos de vista, reenquadramento, solução salvadora, argumento de autoridade e origem do mal, enquanto os jornalistas valeram-se das estratégias argumentativas de ethos prévio, visada da informação e argumento de autoridade. Deste modo, os debates e as entrevistas eleitorais no rádio são produções que mostram como o veículo de comunicação é um ator político ativo numa campanha municipal. Os debates aproximam os políticos locais dos eleitores haja vista que, num contexto nacional, isso dificilmente será executado no rádio. As entrevistas, além do potencial de alternar candidatos e jornalistas na posição de orador principal, também são espaços para construções de imagens discursivas dos políticos.
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