Mostrar registro simples

dc.creatorRutilli, Marizandra
dc.date.accessioned2024-09-17T14:17:23Z
dc.date.available2024-09-17T14:17:23Z
dc.date.issued2019-03-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/33036
dc.description.abstractThis research aims to study the argumentative strategies that were set in interviews and electoral debates at Rádio Gaúcha, by candidates and journalists in the 2016 municipal election. The analysis corpus comprises 11 interviews made in Gaúcha Atualidade program (9 of the first and 2 of the second round), 2 debates (1 in each round - with 8 and 2 candidates, respectively). In order to fulfill the main goal, were adopted the concepts of electoral campaign (IASULAITIS, 2015, SALVADO, 2012, LAVAREDA, TELLES, 2016), radio as a political actor (BORRAT, 1989) and debates and radio interviews (FERRARETTO, 2001, 2014; McLean, 2001; Lucht, 2009). The theoretical-methodological perspective is constructed from the Theory of Argumentation (PERELMAN, OLBRECHTS-TYTECA, 2005) and the argumentation in communication and discourse (BRETON, 1999; AMOSSY, 2018, CHARAUDEAU, 2012, 2015). The main argumentative strategies found in the candidates' speeches were previous and discursive ethos, social disorder, arguments of values and points of view, reframing, saving solution, authoritative argument and origin of evil, while journalists used prior ethos argumentative strategies, target information (CHARAUDEAU, 2012) and authority argument. Thus, electoral debates and interviews on the radio are productions that show how the media vehicle is an active political actor in a municipal campaign. The debates bring local politicians closer to voters, due the fact that in a national context this is hardly going to run on the radio "The interviews, apart from the potential to alternate candidates and journalists in the position of keynote speaker, are also spaces for constructing discursive images of politicians.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCampanhas eleitoraispor
dc.subjectRádiopor
dc.subjectEstratégias argumentativaspor
dc.subjectEntrevista e debate no rádiopor
dc.subjectElectoral campaignseng
dc.subjectArgumentative strategieseng
dc.subjectInterview and debate on the radioeng
dc.titleCampanhas eleitorais no rádio: estratégias argumentativas em entrevistas e debates da Rádio Gaúcha no pleito municipal de 2016 em Porto Alegrepor
dc.title.alternativeElectoral radio campaigns: argumentative strategies in interviews and debates at Rádio Gaúcha in the 2016 municipal elections in Porto Alegreeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva estudar as estratégias argumentativas acionadas em entrevistas e debates eleitorais na Rádio Gaúcha, por candidatos e jornalistas no pleito municipal de 2016. O corpus de análise compreende 11 entrevistas feitas no programa Gaúcha Atualidade (9 do primeiro e 2 do segundo turno), 2 debates (1 em cada turno – com 8 e 2 candidatos, respectivamente). Para dar conta do objetivo principal, foram adotados os conceitos de campanha eleitoral (IASULAITIS, 2015; SALGADO, 2012; LAVAREDA; TELLES, 2016), rádio como ator político (BORRAT, 1989) e debates e entrevistas no rádio (FERRARETTO, 2001, 2014; MCLEISH, 2001; LUCHT, 2009). A perspectiva teórico-metodológica é construída a partir da Teoria da Argumentação (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005) e da argumentação na comunicação e no discurso (BRETON, 1999; AMOSSY, 2018; CHARAUDEAU, 2012, 2015). As principais estratégias argumentativas encontradas nas falas dos candidatos foram ethos prévio e discursivo, desordem social, argumentos de valores e pontos de vista, reenquadramento, solução salvadora, argumento de autoridade e origem do mal, enquanto os jornalistas valeram-se das estratégias argumentativas de ethos prévio, visada da informação e argumento de autoridade. Deste modo, os debates e as entrevistas eleitorais no rádio são produções que mostram como o veículo de comunicação é um ator político ativo numa campanha municipal. Os debates aproximam os políticos locais dos eleitores haja vista que, num contexto nacional, isso dificilmente será executado no rádio. As entrevistas, além do potencial de alternar candidatos e jornalistas na posição de orador principal, também são espaços para construções de imagens discursivas dos políticos.por
dc.contributor.advisor1Pozobon, Rejane de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4513978248449141por
dc.contributor.referee1Lopez, Debora Cristina
dc.contributor.referee2Ferraretto, Luiz Artur
dc.contributor.referee3Guazina, Liziane Soares
dc.contributor.referee4Schwaab, Reges Toni
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6098464035297595por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International